Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 21 de maio de 2013

Folha de Estrela - Coluna do Luca


Luiz Carlos Freitag

MAGRA-INVENTIVA, hoje, só uma PÉROLA:
ERNANE (PMDB): “A rua tinha uma entrada que saía na BR”. 

FRASE: “O pior cego é aquele que não quer ver, não quer comer, não quer trabalhar, enfim, aquele que não quer fazer coisa nenhuma” (Filósofo, no Salão do Hermes e Leonardo).

Rumores políticos que devem ser confirmados até amanhã: O ex-Vereador Joel Mallmann, que era do PSB mas saiu do partido assim que acabou seu mandato, no final do ano passado, deve assinar ficha no PR. E isso pode ocorrer ainda no dia de hoje, vamos ver.

A AMBI - Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias vai escolher a sua nova diretoria. A eleição acontece dia 25, das 8h até as 17h. Durante este período os associados podem chegar para votar na sede, onde estará a urna. Uma chapa foi registrada até agora, onde a atual presidente Dolores Wink concorre à reeleição, junto com os demais membros de sua diretoria. Caso houver interesse, mais chapas podem ser registradas até 24h antes da eleição. Mas o mais provável é que concorra mesmo chapa única.

O Presidente do PPS, Nardir Rosemundo Steffens - Gardel - disse que no máximo até o dia 10 de junho, o PPS junto com o PMN serão oficialmente o MD, novo Partido. “Já está na Justiça, falta só oficializar o registro”. Daí, os políticos tem 30 dias para entrar ou sair do novo partido. Ele disse que Lauri Link, suplente de vereador do PPS saiu e entrou no PTB, mas não quis adiantar nomes que poderão migrar para a nova sigla.

Falando nisso: O Vereador Felipe Schossler (MD) mostrou-se muito irritado na Tribuna. “Colocaram um comentário no Facebook sobre minha pessoa. Quem colocou, não se identifica. Esta pessoa, se for homem se identifique. Ou mulher”. Ele disse que se algum dia tomar alguma decisão política, a primeira pessoa que tomará conhecimento é o presidente do seu partido.

Ernane de Castro (PMDB) falou na Tribuna de um assunto que eu já havia publicado aqui na Coluna, no final do ano passado. E o Prefeito Rafael Mallmann disse, na época, que estará lutando para conseguir isso, ainda este ano. Trata-se do acesso da Rua João Lino Braun, no Bairro Boa União, direto com a BR 386. Ernane afirmou que está fazendo um abaixo assinado para agilizar isso. Concordo com o Vereador. Quem está na Boa União e quer ir a Lajeado, precisa ir até o Trevo. Com este acesso, facilita tudo. Lajeado tem isso sem problemas.

Amanhã, as 14h e 30min Cristiano Nogueira, Secretário Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela, receberá a visita do Secretário de Estado da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira. “Ele virá conhecer a estrutura da nossa nova Secretaria. E também será recebido pelo Prefeito Rafael Mallmann”, disse Cristiano. Que anunciou ainda para o dia 12 de julho, a visita do Secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luiz Augusto Lara, que participará da reunião-almoço da CACIS.

Falando em Prefeito Rafael Mallmann: Ele abriu o jogo sobre o nome que irá apoiar na eleição do próximo ano, para Deputado Estadual. Para Deputado Federal ele já tinha informado, apoiará Alceu Moreira. E para a Assembléia Legislativa, irá apoiar o Prefeito de Colinas, Gilberto Keller. “Se ele for candidato, estarei ao seu lado”, afirmou. Em Estrela, não é só Rafael que vai apoiá-lo.

Ainda Rafael Mallmann: recebi dele a informação de quais as ruas de Estrela que entrarão no PAC 2 para a pavimentação. Vou inciar divulgando tres ruas do Bairro Pinheiros: Oscar Leopoldo Kasper, Julio Carlos Lohmann e a já informada rua João Fell, que vai ligar a Rota do Sol à BR 386. Dia 31 de maio acontece a entrega dos Projetos Executivos do PAC, que serão analisados até dia 19 de julho pela Caixa Econômica Federal. Depois de aprovados, vai tudo para a Secretaria do Tesouro Nacional. Depois de receber aprovação, vai tudo para o Ministério das Cidades e dia 21 de outubro serão assinados os contratos. O Prefeito Rafael Mallmann disse que logo depois disso, as obras deverão iniciar.

Presidente da Câmara, José Alves (PTB) destacou o Programa Social da Brigada Mirim, que vem sendo desenvolvido pela Brigada Militar de Estrela. “É um trabalho com crianças, que vão receber informações, vão aprender e entender muita coisa, principalmente o problema sério das drogas”. Disse que a Brigada Militar faz um trabalho excelente com as crianças, pois a droga só mata e destrói.

Segunda-feira, 20 de Maio, é aniversário de Estrela. Vai circular uma Edição Especial da Folha de Estrela, para comemorar a data. E quero parabenizar aqui, a Câmara de Vereadores, que vai aproveitar o dia para realizar uma Sessão Especial, tendo por local o Centro Comunitário Cristo Rei. Vai ser as 18h e 30min e todos estão convidados. 

Falando em aniversário de Estrela: José Alves (PTB), disse uma frase que reflete o pensamento de muita gente, inclusive o meu. “Não sou estrelense nato, mas sou de coração”. E na Tribuna, nossa cidade recebeu também a homenagem de Paulão Scheeren (MD), Ernane de Castro (PMDB), Gérson da Silva (PT) e Felipe Schossler (MD). Fora da Tribuna, Andreas Hamester (PP) comentou os preparativos do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, que estão esperando ansiosamente para se apresentarem durante os festejos. Ah, e restam poucos ingressos para os bailes dos dias 18 e 25, quem ainda quiser ir, devem se apressar em ir até a secretaria da Comunidade Evangélica.

Renata Becker, presidente do PMDB de Estrela também tem o segundo cargo mais importante no PMDB Mulher do Rio Grande do /Sul, é a Secretária Geral. Agora, foi indicada para compor também o Diretório Nacional do PMDB Mulher Ela vai representar o Estado - e Estrela também, é claro. Ela já assinou os documentos e vai assumir o cargo no próximo dia 21, terça-feira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário