Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 4 de maio de 2013

Coluna Pílulas em Preto e Branco Folha de Estrela


Luiz Carlos Freitag

Coluna do Luca - 3 de maio de 2013

MAGRA-INVENTIVA, as "colaborações" dos Senhores Vereadores, eis as PÉROLAS:

ADRIANO (PSB):

"Não adianta ir chutando o balde, tem que ter solução".

ADRIANO (PSB):

"O Paulão pediu pedido de vistas".

ÉLIO (PTB):

"Tres retrinha e outras máquina tavam na oficina".

ELIO (PTB):

"Todos tem direito de ganhar o seu ganha pão". 

FRASE: "O inter não está conseguindo nenhum Time Europeu para inaugurar os remendos do seu estádio, mas parece que conseguiram o Mazembe" (Hermes Lisot, no Salão do Hermes e Leonardo.

Esta, aposto que pouca gente sabe. Mas o ex-presidente do PSDB, que há poucos dias entregou o cargo, Henrique Lagemann, parece que está saindo do partido. E ele não tem nenhum outro convite de algum partido e nem deverá perder seu cargo de Secretário da Administração. Motivo? Ainda não se sabe, mas parece que ele se cansou. A fonte que me informou disse que "realmente, uma andorinha sózinha não faz verão..."

Cristiano Nogueira, Secretário do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação a Tribuna Livre, falando de sua pasta, criada há tres meses. Falou dos nove programas em andamento, do Cadastro Único e foi muito elogiado. Mas o que deixou todos satisfeitos mesmo, foi sua afirmação categórica - disse duas vezes - que sua meta para este ano, são 200 casas para familias carentes. "O levantamento será feito em breve, não existe lista alguma ainda", afirmou.

Semana passada, estiveram no Bairro Pinheiros, duas garotas fazendo uma pesquisa. Respondi a várias perguntas sobre a Corsan - se eu estava satisfeito, se o atendimento era bom, se faltava água, se a qualidade da água era boa, etc. Mas o que me deixou intrigado foi o assunto final da pesquisa: Várias perguntas políticas. Deram cinco nomes para eu escolher em quem eu votaria para Governador e como o nome que escolhi não deve ter sido o esperado, deram dois nomes para eu escolher um - claro, sem a minha primeira escolha. E também deram cinco nomes para eu escolher em quem votaria para Presidente da República. Ah, e também houveram perguntas sobre eu estar satisfeito ou não com o atual Governador e a atual Presidente da República. Achei estranha a mistura dos dois temas.

E então, pessoal, todos prontos para festejar o aniversário de Estrela? Estamos no mes de maio, o mais festivo de nossa cidade. Teremos a Maifest a partir do dia 17 e o 48º Festival do Chucrute, que novamente terá dois bailes fantásticos, dias 18 e dia 22, no Cristo Rei. Se você ainda não reservou ingresso, entra em contato com a Comunidade Evangélica. Andreas Hamester me disse que os mais de 450 integrantes dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs estão prontinhos para fazer novamente o espetáculo.

Adriano Scheeren (PSB) comentou as condições do asfalto entre a Santa Rita e a Delfina, dizendo que alguns pontos estão com problemas, que poderão ficar piores com a chegada do inverno. Mas afirmou ter feito protocolo na Prefeitura e entrado em contato com a empresa que fez a obra, a Compasul, que prometeu refazer os pontos, pois o asfalto ainda estaria na garantia.

José Alves (PTB) falou dos problemas com o trânsito, principalmente no pórtico de entrada de Estrela, na rótula em frente a Rodoviária, e no trevinho da Boa União. Disse que muitos acidentes ocorrem nos locais. Parabenizou-se com Rafael Mallmann, que informou estar fazendo uma licitação para contratar engenheiros do setor para um estudo qualificado da viabilidade do trânsito de Estrela, "não só nestes locais, mas na cidade inteira".

Felipe Schossler (MD) mostrou-se decepcionado com a situação atual no Brasil: "Deveríamos ter Leis mais severas para crimes como a dentista paulista que foi queimada viva ou o caso da garota de Taquari - assuntos que foram destaque na mídia nacional". Segundo ele, caso os culpados sejam presos, em pouco tempo estarão em liberdade. "O Congresso Nacional deveria fazer leis mais duras", afirmou.

Paulão Scheeren (MD) lembrou que 83 agricultores se inscreveram para terem seus açudes limpos, mas infelizmente a Poclain que veio, só conseguiu realizar o serviço em quatro. José Alves (PTB) explicou que a máquina deverá voltar em breve e ficar mais 45 dias aqui e Élio Kunzler (PTB) disse que realmente a Poclain foi levada a Bom Retiro do Sul, mas logo ela vai retornar e caso não concluir o trabalho nos 83 açudes, a Prefeitura irá contratar outra máquina e em breve o município deverá receber uma permanente, via Presidente Dilma Roussef, que está destinando estas Poclains para municípios com menos de 50 mil habitantes.

Dia 20 de maio é Feriado Municipal. Além dos festejos, teremos a reunião da AMVAT - Associação dos Municipios do Vale do Taquari. E as 9h do dia 20, também reunião da Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, juntamente com a Associação dos Secretários da Agricultura da Região. O objetivo é fazer todos os trabalhos nos municipios do Vale, unidos, como já foi. Na reunião será mostrado um pouco do histórico do que já foi conquistado pelos ex-secretários.

Hontem, as 19h, com a presença do Prefeito Rafael Mallmann e vice Valmor Griebeler, 20 alunos da Escola Municipal Arroio do Ouro receberamm netbooks, contemplados por um programa federal. Quem conseguiu isso, ano passado, foi Marco Wermann que anunciou o assunto na Tribuna. Foi graças a um contato dele e do Valmor com o Deputado Federal Paulo Pimenta. Para a alegria dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário