Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 28 de maio de 2013

Lajeado-RS - Foi lançada a Semana de Prevenção ao Câncer Bucal


Prefeito e Schwingel abriram semana e focaram na prevenção
Graziela Muniz

Foi lançada na noite de ontem (27) no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado, a Semana de Prevenção ao Câncer Bucal. Na oportunidade, o prefeito Luís Fernando Schmidt, e o secretário da Saúde, Glademir Schwingel, reforçaram a importância da prevenção.
A semana já é comemorada há 12 anos, alusiva ao Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal, que será comemorado na sexta-feira (31). Esta foi a primeira vez que o evento de lançamento foi realizado em uma cidade do interior gaúcho, em especial, por iniciativa do prefeito, cirurgião-dentista por formação e defensor da causa. A programação, organizada pelo Conselho Regional de Odontologia, atraiu diversos profissionais e homenageou os serviços de Salete Maria Preto.
Um dos objetivos da promoção é abrir o debate para a importância da prevenção e orientar para cuidados básicos que podem evitar a doença.
Participaram ainda o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado, Flávio Borella, o coordenador de Saúde Bucal, Ramissés Araújo, presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado, Andrew Lemos Pacheco e coordenador do Comitê das Entidades de Classe da Odontologia, Bernardo Godolphim. Para encerrar o evento, a cirurgiã-dentista Juliana Romanini apresentou a campanha Maio Vermelho, nome dado às atividades alusivas ao dia 31.

Ações:
Dia 28/05
Durante o dia atendimento das consultas marcadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como resultado da mobilização feita nos meses de abril e maio, inclusive com realização de biópsias.

Dia 29/05 
Capacitação dos dentistas que atuam na 16° Coordenadoria Regional de Saúde e reuniões.

Dia 31/05
Das 10h às 14h haverá exames de detecção precoce do câncer bucal na esquina da rua Júlio de Castilhos com Alberto Torres.
Presença da unidade móvel da Uniodonto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário