Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 21 de março de 2013

Vale do Taquari Notícias - 21 de março de 2013



Notícias Vale do Taquari - 21 de março de 2013

Hoje, às 18 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Teutônia.  
        
Tem sequência nesta quinta-feira, a partir das 9 horas, a Expoagro/Afubra, na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo.         
        
O Conselho Encantadense de Clubes de Mães, Escritório da  Emater e STR com apoio da Prefeitura de Encantado, estão realizando hoje na comunidade de São Roque, um evento especial com participação de todos os clubes de mães e comunidades rurais. O encontro comemora o Dia Internacional da Mulher e o aniversário do STR. Na parte da manhã aconteceu palestra com Leonildo Mariani, ex-prefeito de Estrela e atual diretor da área da saúde da Famurs e presidente do Conselho Estadual do Idoso. Após o almoço ocorre a homenagem ao STR que dia 25 completa mais um ano de atividades, e, às  13h30min acontece a escolha da Mãe do Ano.
       
Na manhã de hoje uma equipe da Escola Legislativo, da Assembleia Legislativa do RS, esteve na Escola de Ensino Fundamental Olavo Bilac, de Doutor Ricardo. Na oportunidade foram repassadas orientações para professores e alunos sobre o projeto Deputado Por Um Dia, realizado neste semestre em sua 41ª edição. 
        
Hoje, às 19h30min, acontece na Câmara de Vereadores de Estrela, a assembleia geral da Associação dos Taxistas Estrelenses, entidade que conta com 26 associados. Na pauta, a eleição da nova diretoria, sendo que apenas uma chapa está inscrita para o processo eleitoral, tendo como candidato a presidente José Carlos Fagundes, atual tesoureiro da entidade.
       
A Prefeitura de Encantado encerra amanhã o período de inscrições para o processo seletivo simplificado, para os cargos de farmacêutico, auxiliar de consultório dentário e recreacionista. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas das 8h às 11h30min, no Departamento Pessoal da prefeitura.

Nesta sexta-feira, dia 22, a partir das 11h45min, no Estrela Palace Hotel, em Estrela, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis) promove a primeira reunião-almoço do ano com a presença do prefeito Carlos Rafael Mallmann. Ele fará uma retrospectiva dos primeiros 80 dias frente ao governo municipal e apresentará os projetos e programas que pretende implementar.
        
Dentro das festividades de aniversário do município de Travesseiro, acontece domingo, dia 24, o tradicional encontro dos ex-moradores. A programação ocorre no Ginásio do Clube Esportivo, iniciando às 09 horas, com missa. Haverá confraternização durante todo dia.
         
A Câmara de Vereadores de Capitão aprovou projeto de lei do executivo, reajustando em 7% a remuneração de todos os servidores públicos municipais.  
       
A programação alusiva ao Dia Mundial da Água que seria realizada esta semana, foi transferida para próxima semana, em função do mau tempo.
      
Termina no dia 28 de março o prazo para renegociação das dívidas do programa de crédito fundiário. A Secretaria Estadual da Agricultura alerta os agricultores familiares que estão inadimplentes com o Banco da Terra e com o Crédito Fundiário que renegociem os débitos.
       
No dia 27 de março acontece em Progresso, um curso ministrado por instrutor do SENAR, com o tema: "Turismo Rural". O curso será aberto para todos os interessados.
       
O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, entra em férias nesta sexta-feira, dia 22, ficando afastado do cargo por um período de dez dias. No período, o vice-prefeito Giovane Wickert responde pelo poder executivo.
        
Em Mato Leitão, a jovem Cândida Ertel, foi escolhida rainha da Festa do Colono Imigrante. O evento, que está na sua 19ª edição, acontece no mês de julho.
        
Duas empresas da região obtiveram liberação de recursos através do Fundopem para os projetos de expansão. A Docile de Lajeado vai receber R$ 15,9 milhões e a Quinta do Vale de Doutor Ricardo, recebe R$1,4 milhões para aplicar na Indústria Ervateira, viabilizando o projeto de exportação.
          
Amanhã, às 08 horas, acontece em Estrela, no Instituto Estadual Estrela da Manhã, um curso de formação para merendeiras e professores, das escolas estaduais. O tema será "Plantas Medicinais", tendo como palestrantes e oficineiras a Madre Lúcia Herta Rockenbach e Sílvia Czermainski. A iniciativa é da 3ª Coordenadoria Regional de Educação.  
       
A direção da Regional do Sindicato dos Trabalhadores Rurais negociou um acordo com dirigentes da Laticínios PAVLAT, de Paverama. A empresa  visando o acerto de contas com um grupo de produtores da região aceitou negociar a dívida. Ficou definido que um grupo de fornecedores com créditos atrasados receberão de forma parcelada os valores, mas um grupo mais vulnerável vai receber a parcela em cota única até o dia 24 de abril.
           
No dia 02 de abril, às 14 horas, acontece no Prédio 11 da Univates, em Lajeado, a assembleia do Codevat. Na pauta: a reativação e consolidação das Comissões Setoriais, do Conselho de Representantes e Conselhos Municipais de Desenvolvimento; o Processo de Participação Popular e Cidadã 2013; discussão sobre as Consultas Populares, com os passivos dos anos anteriores; o modelo dos pedágios; duplicação da BR-386; e Ferrovia Ferrosul.
       
Os 1,1 mil alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Bandeirante, em Guaporé, estão sem aulas desde a manhã de ontem, quando o prédio foi interditado pela Coordenadoria Regional de Obras do Estado, depois que alunos, professores e funcionários receberam descargas elétricas em diferentes pontos do prédio que abriga o ensino médio, o mais velho da escola.  A direção da Bandeirante contabilizou pelo menos 10 reclamações de alunos e professores, que ao ligar a luz de salas de aula, ou os aparelhos eletrodomésticos na cozinha, receberam descargas elétricas. Ninguém se feriu, mas o alerta foi levado à CRO, que por prevenção , preferiu interditar o educandário.
        
 Na próxima terça-feira, dia 26, será realizada a aula inaugural do semestre do curso de Educação Física – Bacharelado – da Univates. O tema abordado será “Mídia e Esporte”, em palestra ministrada pelo chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Sul e coordenador de Comunicação do Comitê Gestor da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 no estado, Fábio Ramos Berti.A atividade ocorre, a partir das 19h15min, no auditório do Prédio 16.

A administração municipal de Roca Sales, através da coordenação de eventos, realiza no sábado, dia 23, a tradicional Páscoa na Praça. O evento inicia às 15h, na Praça Júlio Lengler. Durante o dia haverá brinquedos infláveis, monitoras fazendo pinturas no rosto das crianças, músicas, desenhos para colorir e a presença de coelhinho com distribuição de balas e pirulitos.

Oito garotas concorrem nesta sexta-feira, dia 22, ao título de soberana de Colinas. A corte será composta pela rainha, princesas e miss simpatia. A escolha inicia com o coquetel, que será servido às 19h, na Casa Paroquial. Após, às 20h, acontece o desfile, no Centro Comunitário. Para encerrar, haverá apresentação da Orquestra Continental. As eleitas participarão de todos os compromissos requisitados pela prefeitura, divulgando e promovendo o município durante a gestão 2013-2015. As candidatas são: Lisiane Lutz, Letícia Haas, Débora dos Santos, Beatriz Petry, Jaine Rohde Von Mühlen, Danieli Schulte, Susane Schmidt e Vivian Krieger.

A Secretaria de Obras de Travesseiro antecipou este mês o recolhimento do lixo sucata no interior do município. O trabalho que sempre é realizado na última sexta-feira do mês foi antecipado para esta sexta-feira, dia 22, em função do feriadão de Páscoa na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário