Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 26 de março de 2013

Atividades do Centro de Educação Ambiental são abertas em Lajeado



Schmidt pediu que servidores evitem usar copos plásticos
Rafael Scheeren Grün

Alusivo à Semana do Município, nesta sexta-feira (22), no Jardim Botânico, ocorreu a abertura das atividades do Centro de Educação Ambiental (CEA). Em seu pronunciamento, o prefeito Luís Fernando Schmidt afirmou que campanhas educativas com foco na questão ambiental serão realizadas pelo CEA ao longo de todo ano para as crianças. Ele aproveitou a oportunidade para fazer um pedido especial aos servidores de toda prefeitura, no sentido de evitar ao máximo o consumo de copos plásticos. “Porque usar comos plásticos se temos a opção de usar copos de vidro, contrubuindo assim para gerarmos menos resíduos”, questionou o prefeito, afirmando que o poder público deve dar o exemplo à comunidade. Já o titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), José Francisco Antunes, destacou o espaço diferenciado que o Jardim Botânico de Lajeado proporciona aos seus visitantes, em especial aos alunos que ali participarão de atividades com foco na educação ambiental. Por fim, a professora Cátia Gonçalves palestrou sobre Consumo Consciente aos presentes.

Título de Cidadão Lajeadense

Integrando a programação da Semana do Município, nesta sexta-feira, Roque Danilo Bersch foi agraciado com o título de Cidadão Lajeadense. Em seu pronunciamento, na Câmara de Vereadores, Bersch comparou sua alegria a de alguém que ganha na mega sena. Ele também lembrou do esforço coletivo em prol da criação da Univates, destacando que as décadas de 70 e 80 foram as mais difíceis, porém, frisou que a confiança mútua e o ideal foram mais fortes que as dificuldades. O prefeito Schmidt afirmou que o título concedido a Bersch foi o mínimo que o Poder Público poderia ter feito para homenagear a história de vida deste exemplar cidadão e professor.

Roque Danilo Bersch

Filho de José Bersch e Helma Brod Bersch, Roque Danilo Bersch nasceu no dia 13 de março de 1941, no município de Arroio do Meio, RS, sendo casado com a Sra. Maria Dolores Bersch, com quem teve 7 filhos. Iniciou a Graduação no curso de Letras em 1969, junto a Faculdade de Educação e Letras do Vale do Taquari (FELAT), concluindo-a em 1972.

De 1975 a 1979 concluiu Pós-Graduação em nível de Mestrado na Pontifícia Universidade Católica do RS, com a defesa da TESE intitulada, “Aspectos da clareza na sintaxe frasal”. Professor do Ensino Fundamental, Séries Iniciais, de 1961 a 1970, na Sociedade Escolar Dona Rita (Arroio do Meio). Atuou também como professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Latina no Seminário Sagrado Coração de Jesus (Arroio do Meio), nas Escolas São Miguel (Arroio do Meio) e Érico Veríssimo (Encantado), no período de 1961 e 1983.

Sua atuação de maior destaque tem sido na UNIVATES, no curso de Letras, como professor de Línguas: Latina, Portuguesa e Inglesa. Foi Presidente da Fundação Alto Taquari de Ensino Superior – FATES por 8 anos; Presidente do Conselho Superior Acadêmico e Administrativo da Univates por 3 anos; Chefe do Departamento de Letras; Coordenador do III, IV e V Seminário sobre a Escola e o Texto; Coordenador de três (03) Encontros Regionais de Professores de Português; Membro da Equipe Editorial da Revista SIGNOS. Durante a sua trajetória, teve participação em vários Seminários, e uma vasta lista de trabalhos Acadêmicos e Científicos publicados.

Nos últimos 16 anos foi o grande referencial e timoneiro da Fuvates, onde ocupou o cargo de Presidente da entidade mantenedora da Univates. Atualmente é membro eleito do Conselho de Administração da FUVATES.

Fotos de Rafael Scheeren Grün
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário