Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 12 de março de 2013

Notícias Vale do Taquari - 12 de março de 2013


Notícias Vale do Taquari - 12 de março de 2013

No dia 27 de abril será realizado o concurso Miss Estrela 2013, para escolha das soberanas do município. O evento ocorre na Sociedade Ginástica Estrela, com início às 21 horas. As interessadas em participar podem realizar as inscrições até sexta-feira, dia 15 de março, na Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela.

A CDL de Lajeado entregou cerca de 300 quilos de alimentos à Liga Feminina de Combate de Câncer da cidade. As doações foram feitas pelas participantes da palestra realizada na semana passada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Nesta quarta-feira, dia 13, a equipe do ESF (Estratégia e Saúde da Família), estará no salão de São Miguel, em Travesseiro, a partir das 08h30min para a reunião de renovação de receitas médicas.

Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado.

A Câmara de Vereadores de Encantado realiza sessão ordinária hoje, a partir das 18 horas.

Nos municípios de Muçum, Bom Retiro do Sul e Imigrante, os legislativos realizam sessões às 19 horas desta terça-feira.

Karin Lose, assessora do deputado estadual Edgar Pretto (PT), será a palestrante na programação do “VII MultiMulher" que Estrela realiza hoje, a partir das 19 horas e 30 minutos, na Câmara de Vereadores. O tema da palestra será a campanha do “Laço Branco”, que busca engajar o público masculino na luta pela não violência contra a mulher. 

O prefeito de Travesseiro, Ricardo Rockembach, atenderá no gabinete sempre as terças-feiras o dia inteiro e as quintas-feiras à tarde, mas com horário agendado.

Nos dias 20, 21 e 22 de setembro acontece a segunda edição da Santa Flor, em Santa Clara do Sul. A expectativa da comissão organizadora da feira é contar com pelo menos 130 expositores. 

O prefeito de Nova Bréscia, Gilnei Agostini, precisa encaminhar para Câmara de Vereadores, cópias de todas as nomeações de cargos em comissão feitas no decorrer dos dois primeiros meses de 2013. O pedido é do vereador Matheus Vendramin (PSDB).

Marcado para sexta-feira, dia 15, às 08 horas e 30 minutos, o Café com o Sicredi, no auditório do 2º piso do Sicredi Região dos Vales, na cidade de Encantado. Na oportunidade serão apresentados os dados do desempenho dos 20 núcleos do Sicredi em 18 cidades da região.

A partir de uma disputa judiciária entre a prefeitura e a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade de Lajeado, o serviço pode ser paralisado nesta semana. Diariamente são re estão sendo recolhidos cerca de 50 toneladas de lixo por dia, empregando mais de 60 pessoas.

Pela primeira vez a Prefeitura de Lajeado aderiu ao programa "Minha Casa, Minha Vida". A adesão foi pela faixa 1 do programa direcionado a pessoas com renda mensal de até três salários mínimos, para construção de unidades habitacionais, contemplando numa primeira etapa, os moradores dos sete bairros com alto déficit residencial.

A Academia Literária do Vale do Taquari, inicia o roteiro de reuniões de 2013, no dia 27 de março, no Auditório Brasil do Centro Administrativo de Encantado. O encontro faz parte da programação alusiva ao 98º aniversário de criação do município. Para facilitar a presença dos autores que residem em Lajeado e cidades próximas, haverá ônibus saindo às 18 horas e 30 minutos da Casa de Cultura de Lajeado.

A Secretaria de Obras de Travesseiro desloca o maquinário para a abertura de nova rede de abastecimento de água em Linha São Miguel, divisa com Nova Bréscia. O novo poço artesiano tem uma vazão de oito mil litros por hora, atendendo a demanda comunitária.

Depois de dois meses de governo o prefeito de Marques de Souza, Ricardo Kich, revelou que o Parque de Máquinas da prefeitura está em situação delicada. Dos 13 veículos da Secretaria de Obras, seis continuam parados e não tem previsão de recuperação por falta de dinheiro.

No dia 18 de março, às 09 horas, ocorre o Pregão Presencial na Prefeitura de Colinas para compra de uma retroescavadeira nova, através de recursos do Ministério de Agricultura.

No dia 22 de março, a partir das 11h45min, no Estrela Palace Hotel, em Estrela, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis) promove a primeira reunião-almoço do ano com a presença do prefeito Carlos Rafael Mallmann. Ele fará uma retrospectiva dos primeiros 80 dias frente ao governo municipal e apresentará os projetos e programas que pretende implementar.

A AMVARP passou a ser presidida por uma mulher. Rosane Petry, prefeita em segundo mandato no município de Vera Cruz, foi aclamada presidente da associação dos 15 municípios do Vale do Rio pardo. Ela é a terceira mulher que comanda a entidade.

O Contrato da Prefeitura de Estrela com a Corsan está vencido desde 2010, situação que deve ser resolvida no decorrer deste ano. Uma das exigências da administração municipal é o investimento de pelo menos R$ 40 milhões pela companhia para tratamento de esgotos e expansão da rede de distribuição de água.

A Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social – FUVATES, realiza assembleia dia 11 de abril, às 18 horas, no prédio 11 da Univates em Lajeado. Na oportunidade será apreciado o balanço das atividades de 2012 e serão definidos os investimentos para este ano.

A Secretaria de Saúde de Lajeado projeta para o mês de julho ativação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Osequipamentos estão sendo licitados para a compra, mas o secretário Glademir Schwingel ainda não sabe se vai conseguir envolver mais município na manutenção e administração da unidade.

Julgado como improcedente pelo Juiz Eleitoral de Arvorezinha, a ação movida pela coligação PMDB/PTB de Ilópolis contra o prefeito eleito Olmir Rossi, seu vice Fábio Zerbielli e a vereadora Silvia Perin, acusados de captação ilícita de votos.

O vereador eleito de Doutor Ricardo, Neri Bertotti da coligação PDT-PP, teve cassado o diploma pela juíza Juliane Pereira Lopes da 67ª Zona Eleitoral. Além da perda do mandato, Bertotti ainda deve pagar uma multa. Como a decisão é de primeira instância, ele tem direito ao recurso.

A AMVAT realiza assembleia geral nesta quarta-feira, dia 13, sob a presidência do prefeito de Progresso, Edegar Cerbaro. O encontro será em Colinas, na Casa de Eventos Moretto, com início às 14 horas. Estará presente, para palestrar aos prefeitos, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Marcos Carlos Regelin, que apresentará programas do governo federal. Outro assunto da pauta é a Ferrovia Norte-Sul. Na ocasião, também a Amturvales fará a entrega do calendário de eventos da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário