Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 16 de março de 2012

Badesul visita obras do Pmat do Governo de Lajeado



Equipe do Badesul reuniu dados para liberação da segunda parcela de recursos
Carlos Eduardo Schneider

Recentemente, a secretária de Adminstração (Sead), Eliana Heberle, recebeu as representantes do Badesul, Maria de Fátima Garcia, Márcia Helena Santana e Jeanette Halmenschlager Lontra. As três superintendentes vieram realizar visita de acompanhamento, do que está sendo implementado por meio do Programa de Modernização da Gestão (Pmat), a fim de reunir subsídios para que a segunda parcela dos recursos seja liberada. Conforme a secretária Eliana, com os R$ 589,3 mil iniciais foi possível colocar em prática os 10 módulos do Sistema Integrado de Gestão Municipal (SIGM). “Houve investimentos na tributação, contabilidade, compras e licitações, administração de recursos humanos, protocolo e controle de processos, recursos patrimoniais e materiais, legislação, atendimento ao munícipe, informações gerenciais, além do portal municipal”, citou. A segunda parcela corresponde a R$ 614,6 mil e será aplicada na implantação do geoprocessamento e Aquisição de equipamentos servidores e de storage (equipamentos capazes de armazenar grande volume de dados) e na implantação da sala de equipamentos servidores (data center).

O que melhorou?
Entre as melhorias, alguns processo internos foram citados pelos representantes dos setores. O coordenador do setor de Contabilidade da prefeitura Municipal de Lajeado, Juliano Leindecker, citou a integração do sistema como uma melhoria significativa. “O sistema, que antes era disperso, agora integrado dá mais agilidade e confiabilidade no fluxo das informações. O sistema permite também a descentralização do controle e acompanhamento da execução orçamentária. “As próprias secretarias podem fazer este acompanhamento”, concluiu Leindecker.
Na Equipe de Pessoal, a coordenadora Judite Zanella Giacomolli cita a rapidez com que é calculada a folha de pagamento. “Antes o processo demorava cerca de cinco horas e hoje são apenas 10 minutos para termos a folha em mãos”, explicou judite, citando ainda que, no portal municipal os colaboradores podem obter com facilidade o contracheque e a declaração de rendimentos.
Juliano André Heisler, da Equipe de Compras, elogia o sistema, por ter trazido mais segurança às práticas de gestão. “Todo o processo de licitação, desde o pedido de compras, com as devidas reservas das dotações orçamentárias, bem como a transparência do processo de licitação, com publicação, via internet, dos editais, fases ganhadores e empenhos, não só facilita, como deixa clara a lisura dos procedimentos”, declarou Heisler.
O Programa de Modernização da Gestão
O Programa de Modernização da Gestão está viabilizando muitas melhorias, tanto ao público externo quanto interno. “O Programa de Modernização da Gestão proporciona melhor prestação de serviços ao cidadão, transparência administrativa e democratização do acesso à informação”, declarou Eliana. Entre as ações já implementadas, estão a implantação do ISSQN eletrônico, em funcionamento desde agosto de 2011. O ISSQN faz parte do Sistema Integrado de Gestão Municipal (SIGM), com módulos nas áreas de contabilidade, compras e licitações, administração de recursos humanos, protocolo e controle de processos, recursos patrimoniais e materiais, legislação e atendimento ao cidadão lajeadense. Além disso, já está em operação, desde maio do ano passado, a rede wireless (sem fio), interligando, com 47 pontos, todos os setores, internos e externos da prefeitura.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário