Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 4 de fevereiro


Notícias Vale do Taquari

A Secretaria da Agricultura de Encantado, juntamente com Emater, Amturvales, STR e Senar promovem o curso de “Turismo Rural – Módulo 02 – Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócio”. O curso, que será ministrado por Claudiana Y Castro, ocorre de 06 a 08 de fevereiro, no Auditório Imigrante, do Centro Administrativo.

Na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, foi rejeitado o projeto que autorizava uma operação financeira de mais de 1 milhão de reais, da Prefeitura com a Caixa RS, para otimizar o Parque Municipal de eventos, incluído a construção de um ginásio poliesportivo, além de toda estrutura externa.

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, apresentou ontem seu pedido de demissão e se tornou o sétimo a deixar o ministério de Dilma Rousseff devido a denúncias de irregularidades e corrupção. Seu sucessor será o líder do PP na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PB). A posse do novo ministro deve ocorrer na próxima segunda-feira. 

O presidente da 5ª ExpoRoca e 8ª Fecarpa, Kurt Koste e o prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, lideraram uma comitiva que visitou a Secretaria Estadual de Turismo, para divulgar o maior evento de Roca Sales e entregar os convites oficiais.

Segundo dados levantados pela Emater Regional, a falta de chuva já provocou a perda de mais de R$ 100 milhões, ao setor primário.

Na lista de socorro prioritário contra a seca, divulgada pela Defesa Civil do Estado, figuram 7 municípios da região. O repasse imediato será de R$ 80 mil, do governo estadual para obras contra a estiagem em: Boqueirão do Leão, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Canudos do Vale, Travesseiro, Itapuca e São José do Herval.

A Câmara de Vereadores de Colinas aprovou dois projetos encaminhados pelo poder executivo. Uma das matérias autoriza o termo aditivo ao convênio celebrado pelo município com a Emater e o outro viabiliza convênio com a Amturvales.

A Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Arroio do Meio antecipa a festa de carnaval. Será neste domingo, dia 05, a partir das 19 horas na Rua de Eventos, junto à Praça Flores da Cunha. Haverá trio elétrico, DJ’s e a participação de diversos blocos da região.

O governador Tarso Genro se encontra hoje com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, no Rio de Janeiro, para discutir novas ações da estatal no Estado nas áreas de petróleo e gás. Desde o início do governo, Tarso e Gabrielli estudam formas de fortalecer a produção estadual do setor, que atualmente é uma das menores do país.

Definido nesta semana que o Parque Municipal de Eventos de Mato Leitão será implantado em uma área, no bairro Santo Antônio.O Coral Municipal de Encantado retomará suas atividades em março. As pessoas interessadas em participar do coral, podem realizar testes no dia 14 de fevereiro a partir das 20 horas, na Casa de Cultura. Sob a regência do maestro Leo Fuhr, o Coral Municipal de Encantado vem renovando seu repertório, com diversos gêneros e estilos musicais. O grupo tem se apresentado em diversos eventos locais, estaduais e inclusive fora do país.

A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado realizam domingo, dia 05, na Praça da Bandeira, o concurso Garota Verão 2012, a partir das 17h30min. Nove garotas sobem na passarela para disputar o título e representar o município na etapa regional, que ocorre dia 25 de fevereiro, no Parque dos Dick, em Lajeado. Haverá premiação para a melhor torcida. Também participa do evento o município de Vespasiano Corrêa, com suas candidatas.

Em Capitão, a equipe técnica do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social estará reunida na próxima segunda-feira, dia 06, para planejar as atividades que serão realizadas em 2012.

A Secretaria da Saúde de Capitão realiza terça-feira, dia 07, mais um encontro de gestantes, coordenado pela psicóloga Mariana Mazzarino. Os encontros acontecem sempre na primeira terça-feira do mês, às 15 horas e abordam diversos assuntos relacionados ao período gestacional e também ao nascimento do bebê. O encontro ocorre na sala de reuniões do Centro de Saúde.

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebe inscrições até terça-feira, dia 07, para o processo seletivo Conquistar 2012. Inscrições podem ser feitas na própria universidade, nas suas extensões ou no site www.unisc.br.

Em Coronel Pilar os agricultores interessados na aquisição de sementes de batatinha, podem realizar as encomendas na Prefeitura. 

O município de Roca Sales receberá, entre os dias 05 e 08 de março, o Programa Sesi Cozinha Brasil. As aulas serão realizadas em três turnos. . O curso, gratuito, ocorrerá na Rua Coberta, em frente à Feira do Produtor. Os interessados poderão se inscrever no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

Em Doutor Ricardo, a escolha da Garota Verão também será realizada no domingo, dia 05, às 17 horas, durante a tradicional Festa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário