Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Carnaval em Estrela-RS - Rei Momo - Década de 1970

Rei Momo - Lauro, Adauto e Hélio (Prefeito)
Estrela-RS - Foto do Memorial da Aepan-ONG
Carnaval em Estrela-RS 

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado a liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval. 

A história do carnaval em Estrela apresenta figuras notáveis como o Rei Lauro – Rei Momo do município. A marchinha “Tributo a um Rei” foi feita em sua homenagem por Carvalho e Fritsch, consta no LP (Disco de vinil) Isto é Estrela da Banda Municipal de 1982. Na letra o refrão que emociona “Rei Lauro hoje samba no carnaval lá do céu”. 

Outra figura de notável talento é Sérgio Werle, artista plástico que criou figurinos lindíssimos para escolas de samba de Estrela. Também o casal Cabeção e Neca que estiveram à frente de escolas premiadas em carnavais regionais. Outros carnavalescos de destaque: Staneslau Hart, Luciana Pereira (destaque da Mensageiros da Alegria), Carlos Alberto Diel, casal Salabico e Noemia (mestre sala e porta bandeira) entre outros. 

Mas o carnaval de Estrela apresenta ainda os blocos como o Fu - manchú dos anos 50 ou Marujos da Folia da década de 90. Quando da apresentação nos salões, a orquestra parava para gloriosa entrada dos blocos que faziam o maior sucesso junto aos foliões. 

As escolas de samba Mensageiros da Alegria (Sociedade Rio Branco), Falácios em Brasa (Soges), Estrela Independente, XV de Novembro, e mais recentemente Explode Coração fizeram grandes apresentações nas passarelas do samba no Vale do Taquari. 

Após 22 anos de existência, a Escola Mensageiros da Alegria com 250 componentes, venceu o Carnaval Regional em 1987, sagrando-se Campeã no município de Taquari, com enredo “A Pequena Notável”. Na oportunidade a escola tinha como presidente Carlos Alberto Diel (Carlinhos) e da sociedade Aury Medeiros da Silva. 

Em 1988 a Escola de samba Mensageiros da Alegria conquistou o Bi Campeonato em Arroio do Meio. A escola contava então com 450 integrantes tendo como tema “Arco Íris, o Mundo Maravilhoso de Cores”. O presidente da escola era o Senhor Orlando e presidente da Sociedade Rio Branco Carlos Heberle. 

A Escola de samba Explode Coração surgiu no carnaval de 2000. Promoveu junto com a Prefeitura Municipal em 2002, o Desfile Regional em Estrela quando conquistou o vice-campeonato. A Escola de Samba Explode Coração desfilou ainda nos municípios de Encantado, Taquari e Bom Retiro do Sul onde recebeu o troféu de destaque pelo conjunto do desfile. 

A história de grandes festas carnavalescas tem prosseguimento em Estrela. A Sociedade Rio Branco promove todos anos as já consagradas noites de carnaval e Baile de Carnaval Infantil com concurso de fantasias. 

Pesquisa: Airton Engster dos Santos 
Fonte de dados e imagens: 
Memorial da Aepan-ONG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário