Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Cerca de 5 mil alunos retornam às aulas na Rede Municipal de Ensino de Lajeado



Alunos da Emef Nova Viena foram recepcionados com teatro na volta às aulas
Rafael S. Grün

As férias acabaram. Porém, a diversão que marca o período de descanso entre um ano letivo e outro, não. Foi com teatro e música que boa parte dos cinco mil alunos do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas municipais, foram recebidos ao retornarem às aulas nesta quarta-feira (22). Com cerca de 500 alunos, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nova Viena, do Bairro Olarias, recepcionou os alunos no auditório, apresentando-lhes a música Do Lado de Cá, composta pelo grupo de reggae Chimarruts. Entre uma estrofe e outra, dizia a canção: Do lado de cá, tem música amigos e alguém para amar; do lado de cá, a vida é agora vê se não demora pra recomeçar. Além disso, os alunos puderam conferir a atuação dos colegas que, durante as férias, se dedicaram a ensaiar duas peças teatrais. A primeira delas foi uma adaptação da famosa história dos Três Porquinhos. A segunda tratou de contar a história de Cinderela. Após as encenações, uma coordenadora pedagógica trabalhava ensinamentos com os alunos, como por exemplo, o desleixo dos porquinhos que não se esmeraram para construírem suas casas.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação (SED), Vanessa Delving Ely, nas primeiras semanas de aula os alunos serão recepcionados de forma especial, com programações diferenciadas visando a adaptação deles a este novo ano letivo. Este período inicial também é reservado para a sondagem dos interesses dos alunos, suas dificuldades e potencialidades. “Os dados coletados na sondagem serão fonte de organização do planejamento do trabalho a ser desenvolvido durante o ano”. Já com os professores, o foco de trabalho neste primeiro semestre será a conclusão da escrita do “Jeito de fazer” de cada escola, trabalho este que resultará na publicação do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Ensino Fundamental. Fazem parte das escolhas das escolas princípios de seleção e articulação de conteúdos fundamentados em Temas Geradores, Projetos de Trabalho, Complexos Temáticos e Áreas de Conhecimento.

Contudo, será no dia 07 de março que ocorrerá a abertura oficial do ano letivo na rede municipal de ensino. Destinada aos professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Projetos Vida, o Centro Comunitário do Colégio Evangélico Alberto Torres sediará, a partir das 19h30min, a palestra com o renomado educador e psicólogo francês naturalizado brasileiro, Yves de La Taille. Especializado em desenvolvimento moral e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Taille abordará na palestra a temática do Riso, Humor, Ética e Educação. O encontro também está vinculado ao Programa Regras Por quê Não?


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário