Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Selo Ex Libris e Exposição Dr. Lauro Reinaldo Müller


nossadica
Dr. Lauro Reinaldo Müller

Numa justa homenagem à figura do saudoso Dr. Lauro Reinaldo Müller, a AEPAN-Ong, em conjunto com a administração municipal, organizou um exposição de objetos, documentos e outros pertences deste personagem que fez de Estrela a sua terra natal. 

O evento serviu para comemorar a passagem dos cem anos de seu nascimento. 

Nesta mostra tivemos a oportunidade de conhecer parte da sua vida, seus envolvimentos comunitários, suas pesquisas como historiador, sua paixão pela filatelia; enfim, fatos importantes que engrandecem a sua personalidade e nossa terra. 

Junto aos documentos expostos, chamou a atenção um pequeno selo nas cores laranja, preto e branco, com algumas imagens e os dizeres “Ex Libris” e Lauro Reinaldo Müller. 

Esta estampa, criada e idealizada com exclusividade pelo Dr. Lauro, serviu e ainda serve para identificar e personalizar itens do seu acervo particular. 

“Ex Libris” é uma expressão latina que, numa tradução livre, define-se por “do livro” e é uma convenção mundial aceita, uma vez fixada, para determinar a propriedade e a posse de algum livro ou documento. 

Os bibliógrafos, os historiadores e os autores de algum documento, do mundo todo, criam os seus “Ex Libris” para personalizar as suas criações ou suas aquisições. 

O Dr. Lauro, ao criar o seu “Ex Libris”, seguiu com muito critério todos os passos, universalmente aceitos, que regem sua feitura.
A formatação de um "Ex Libris” é de livre escolha do seu autor e poderá constar figurativamente algo como a sua filosofia de vida, sua ocupação, seu local de atividades ou expressar suas idéias. 

Numa análise rápida e sem muita profundidade sobre o assunto, concluímos que o “Ex Libris” do nosso homenageado é exclusivo e não existe outro igual no mundo. 
Devemos entender que este documento tem um valor histórico importante no contexto e na vida do homenageado de nosso município. 

Texto: Roque Schwertner 

Agradecimento

O Memorial da Aepan-ONG agradece ao Sr. Roque Schwertner pelas palavras elogiosas a respeito da Exposição "100 Anos do Nascimento do Dr. Lauro Reinaldo Müller" e também dos relevantes esclarecimentos a respeito do Selo "Ex Libris" do renomado médico, autor do Brasão e Bandeira do Município de Estrela-RS.

Aos interessados em conhecer a Exposição que mostra a trajetória do nosso homenageado, e também detalhes do Selo Ex Libris, peça constante da mostra, que a mesma segue por diversas instituições de Estrela-RS.

Exposição Dr. Lauro Reinaldo Müller

A Exposição Dr. Lauro Reinaldo Müller - 100 Anos, promovida pelo Memorial da Aepan-ONG, com apoio da Prefeitura de Estrela, que iniciou seu itinerário no dia 2, passando pelo Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gaussmann e pela Prefeitura, está a partir da quarta-feira, dia 22, na Biblioteca Pública Municipal, onde permanecerá até o dia 7 de março. 

A exposição continua até o dia 4 de maio e passa ainda pelos seguintes locais: 


Faculdade La Salle Estrela (7 março até 21 março), Câmara dos Vereadores (21 de março até 16 de abril) e Secultur (16 de abril até 4 de maio).

Lauro Reinaldo Müller

Médico-cirurgião e clínico geral em Estrela nascido em 2 fevereiro de 1912, em Porto Alegre, e falecido em maio de 1977, em Salvador na Bahia, sepultado em Estrela, no cemitério evangélico.

Foi casado com Edithe Helka Müller. Concluiu o curso secundário, em 1930. Em 1934, matriculou-se na Faculdade de Medicina na Ufrgs, diplomando-se em 1939, como cirurgião, ginecologista e obstetra. Fixou residência em Estrela no ano de 1941, no Hospital Estrela.

Como filatelista, na Exposição de 1944, obteve sua primeira Medalha de Ouro, obtendo vários prêmios, de caráter nacional e internacional.

Em 1949, fundou a Sociedade Filatélica do Alto Taquari, entidade cultural em Estrela, com o objetivo de colecionar e estudar selos de correio. Mantinha coleções especializadas sobre Músicas, Centenário do Selo Postal e Vias de Transporte.

Em 1949, foi sócio fundador do Rotary Internacional de Estrela e seu presidente por muitos anos. Como historiador, foi admitido como membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

Em 1951 foi presidente da Comissão Central dos Festejos dos 75° aniversário de Estrela-RS, ocasião em que foi homenageado com um conjunto de moedas alusivas ao Jubileu de Diamantes do município.

Em 1953 idealiza o Brasão de Estrela-RS e em 1968 a Bandeira do município.

É homenageado em Estrela-RS com o nome de uma rua no bairro Boa União, da antiga Casa de Cultura do município e do Memorial da Aepan-ONG - Dr. Lauro Reinaldo Muller.

Airton Engster dos Santos
Diretor Memorial da Aepan-ONG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário