Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 5 de julho de 2011

Vale do Taquari - 05 de julho de 2011

Visite o Vale do Taquari - Anta Gorda-RS


A Secretaria da Agricultura de Estrela realiza nesta quarta-feira, dia 06, na localidade de São João, mais uma reunião descentralizada. No encontro que inicia às 15 horas, serão apresentados os programas desenvolvidos pela secretaria e os produtores podem apresentar as suas reivindicações.

Na última sexta-feira, 01 de julho, a diretoria da Associação comercial e Industrial de Estrela (Acie), esteve reunida para apresentar o andamento de algumas atividades que estão em fase de desenvolvimento.
Eventos como Multifeira e Comunidade em Ação, já contam com a participação e orientação de diretores específicos de cada pasta, que junto com diferentes setores do município, encabeçam as ações. 

O Judiciário e o Ministério Público destinaram recentemente R$ 2,5 mil para aquisição de dois pneus novos e a recapagem de mais quatro pneus para o caminhão do Corpo de Bombeiros de Encantado.       

A Prefeitura de Lajeado estará com inscrições abertas a partir da próxima quarta-feira, dia 06, para o Processo Seletivo de contratação emergencial, para os cargos de Professor de Língua Portuguesa, Monitor de Creche, Recreacionista e Secretário de Escola. Interessados podem se inscrever até o dia 08, na Prefeitura (Rua Júlio May, 242), na Equipe de Pessoal, de segunda à quinta-feira, das 8h30min às 11h e das 14h às 16h, e na sexta-feira, das 8h às 12h. Mais informações 3982-1017.

Depois de 38 dias fechada, reabriu ontem a Central de Recuperação de Dependentes Químicos. A instituição diminuiu o quadro funcional, contando agora com 20 profissionais, mas, aposta na qualificação dos mesmos.  O preço para 35 dias de tratamento é de 3 mil reais.

A Secretaria da Educação de Teutônia está trabalhando para melhorar a qualidade da merenda escolar. As merendeiras estão realizando um treinamento, com profissionais da Emater, onde recebem todas as orientações necessárias para o armazenamento e preparo dos alimentos.  

A Prefeitura de Estrela recuperou recentemente 5.713,00 m2 de pavimentação de paralelepípedo de basalto em seis vias públicas, com o investimento de 78 mil reais.
As ruas que receberam melhorias foram: Centenário, Henrique Uebel, Oscar Leopoldo Kasper, Padre José Junges e João Pedro Mallmann.

LAJEADO - A Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) realizou nesta quinta-feira, dia 30, e sexta-feira, dia (1º), o evento "Um dia com o Cadastur". Promovido pela Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul (Setur), através da Diretoria de Relações com o Mercado e Parcerias, o evento reuniu empresas e profissionais do ramo turístico. "Nossa iniciativa serviu para esclarecer aos empresários sobre as funções de cadastramento, classificação, controle e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos", informou a turismóloga da Secultur, Renata Wais. Ela explica que esta é uma das ações que estão sendo desenvolvidas pela secretaria, a fim de garantir a qualidade dos serviços oferecidos ao turista no município.

Domingo, dia 10 de julho, será realizada em Fazenda Vilanova, a festa do padroeiro São Cristóvão. A programação inicia às 10 horas com procissão motorizada. Ao meio-dia acontece almoço comunitário na sede do CTG Pousada dos Tropeiros. 

O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, Francisco Moesch, será o palestrante da Reunião-Almoço da Associação Comercial e Industrial de Estrela, na próxima sexta-feira, dia 08 de julho. O evento acontece no Estrela Palace Hotel.   

Em Muçum, o poder legislativo está em recesso. As sessões ordinárias voltam a ser realizadas no mês de agosto.        

O prefeito de Teutônia, Renato Altmann, visitou o prefeito de Westfália, Sérgio Marasca. Altmann cumprimentou Westfália pelo primeiro lugar, em nível nacional, no índice de distribuição de renda apresentado pela Fundação Getúlio Vargas. Os prefeitos trocaram informações sobre assuntos da administração pública e traçaram projetos conjuntos para o futuro.         

O Departamento do Meio Ambiente de Roca Sales, em parceria com a Secretaria de Obras, está plantando 500 mudas de árvores nativas nas vias públicas da cidade. O plantio está sendo coordenado pelo biólogo Cristian Prade, que selecionou as espécies arbóreas, para garantir que possuam desenvolvimento satisfatório e que não causem danos as calçadas e fiação elétrica.       

Ainda não ocorreu acerto entre as direções do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Lajeado da empresa Vonpar de Arroio do Meio, em relação ao dissídio coletivo. Adão Gosmann, presidente do Sindicato, lamenta que uma única empresa da região se tornou intransigente em sua proposta original, enquanto todas as demais negociaram e fecharam acordos. A empresa oferece 6,30% de reajuste e os trabalhadores pedem 8%.
        
Integrantes da diretoria da AMVAT estiveram reunidos ontem com representantes da AES Sul. No encontro realizado na sede da Associação, em Estrela, os prefeitos reclamaram das constantes quedas de energia, da falta de manutenção das redes, dificuldades de comunicação com a empresa e a morosidade para aprovação dos projetos encaminhados pelos municípios. A AES Sul esteve representada pelo gerente regional, Luis Alberto Krummenauer e pelo coordenador operacional de Lajeado, Gilberto Schedler.

O Ministério dos Transportes informou os nomes dos servidores que vão ocupar os cargos daqueles que foram afastados na pasta. Membros do alto escalão foram alvos de denúncias em reportagem da Revista Veja, por um suposto esquema semelhante ao "mensalão" para o PR. Para o lugar do diretor-presidente da empresa pública de ferrovias Valec, José Francisco das Neves, vai assumir o atual diretor executivo, Filipe Sanches. O diretor-geral do DNIT, Luís Antônio Pagot, será substituído pelo diretor executivo, José Enrique Sadok de Sá. Para a chefia de gabinete do ministério, foi nomeado Wilson Wolter Filho, que entra no lugar de Mauro Barbosa da Silva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário