Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 3 de julho de 2011

Temperaturas de 0ºC em todo o RS


O Rio Grande do Sul terá nesta segunda-feira dia 04 de julho de 2011, o terceiro dia seguido com mínimas abaixo de 0ºC, depois dos registros de -0,5ºC sábado e -4,1º C no domingo. As marcas ao amanhecer vão ficar perto de 0ºC ou negativas em todo o território, com geada ampla, até mesmo na Capital e região Metropolitana. O sol aparece com nuvens em grande parte do Estado, com períodos de maior nebulosidade do Centro para o Norte e no Leste. 

A tarde volta a ser fria e a temperatura despenca ao entardecer, o que antecipará madrugada ainda mais gelada na terça.O fim de semana já foi de congelar. 

Na Argentina, o Aeroporto de Ezeiza chegou a registrar -5,3ºC, com neve em Mar Del Plata e outras cidades da província de Buenos Aires. No sábado, Porto Alegre teve chuva com apenas 5ºC, condição rara na cidade. O sol reapareceu neste domingo, mas o frio aumentou com a entrada do núcleo mais intenso do ar polar. 

A fronteira amanheceu com -4ºC, e Canela teve máxima à tarde de apenas 5,3ºC, mesmo com sol. Não nevou no Rio Grande do Sul, mas flocos caíram em Painel, município entre Lages e São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense. No sábado, houve relatos de chuva congelada no Sul gaúcho. 

Marcas históricas são esperadas ao longo da semana A MetSul alerta que a semana inteira deve ser marcada pelo frio intenso e tende a ser uma das mais frias da história recente do Rio Grande do Sul, com marcas poucas vezes vistas durante os últimos 20 anos em diversas localidades. O Estado deve ter mínimas negativas por até oito dias seguidos. 

Este episódio de frio é comparável em intensidade às históricas ondas polares de julho de 2000, julho de 2007 e julho de 2009. Estão previstas mínimas ao redor de 0ºC ou negativas em quase todos municípios gaúchos no decorrer da semana, inclusive em Porto Alegre, onde raramente são registradas temperaturas abaixo de 0ºC. 

Entre esta segunda e sexta-feira, a Capital deve ter mínimas entre 0ºC e 2ºC todos os dias, com valores negativos em alguns pontos da cidade. Neste século, somente em três oportunidades a temperatura chegou à casa de 0ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, no Jardim Botânico, na Capital: 0,0ºC (14/7/2000), 0,4ºC (12/7/2007) e 0,0ºC (25/7/2009). 


Os termômetros podem indicar -5ºC a -7ºC em algumas das estações meteorológicas do Estado, sem descartar a possibilidade de -7ºC ou -8ºC em baixadas dos Aparados em que não há monitoramento meteorológico. Na Campanha, uma das áreas que deve mais sofrer com o frio, os termômetros vão indicar entre -3ºC a -5ºC negativos. 

Também no Noroeste, as mínimas podem chegar a -5ºC, mas com valores de até -7ºC em baixadas. Na Grande Porto Alegre e no Centro do Estado (Santa Maria e Santa Cruz do Sul), os registros podem se situar entre -1ºC e -3ºC. 

Espera-se geada generalizada no Rio Grande do Sul ao longo da semana com possibilidade até nas praias do Litoral Norte e alguns bairros centrais de Porto Alegre, onde muito raramente há a formação do fenômeno. A geada deve ser forte a severa em vários municípios, o que pode ter um enorme impacto na produção de hortaliças e outras culturas expostas ao frio.

Fonte Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário