Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Roca Sales Arborização

Roca Sales Arborização

O Departamento do Meio Ambiente de Roca Sales, em parceria com a Secretaria de Obras, iniciou, no mês de junho, o plantio de 500 mudas de árvores nativas nas vias públicas do município.
Espécies de plantas que estão sendo cultivadas
O trabalho está sob a Coordenação do Biólogo, Dr. Cristian André Prade, que fez a seleção das espécies arbóreas, a fim de garantir que todas possuam desenvolvimento satisfatório e que não causem danos as calçadas e fiação elétrica.
As espécies que estão sendo plantadas nas vias públicas, como nas calçadas, praças, parques e jardins são: Cerejeira, Jacarandá, Falsa Murta, Tipuana, Quaresmeira anã, Palmeiras, Cerejeira japonesa, Pitanga, Uvaia e Flamboyant.
Conforme Prade, essas espécies foram escolhidas através de sugestões da população.
O Secretário de Obras, Osmar Kapller, está delimitando os pontos de plantio. Os exemplares de Jacarandás serão plantados no trevo de acesso a Roca Sales, nas proximidades da ponte do Rio Taquari. Já as Tipuanas serão cultivadas na estrada geral da Linha 21 de Abril, assim como na estrada geral que liga a Linha Sete de Setembro a Colinas.
As espécies florestais como as Cerejeiras, Pitangas, Falsa murta e Quaresmeira anã, serão plantadas nas calçadas, enquanto que as Palmeiras e Flamboyant, nos parques e praças.
O planejamento, no que se refere ao plantio e tutoramento, está seguindo criteriosamente os preceitos técnicos, assim como atende a legislação municipal vigente, mais especificamente ao Código Municipal de Meio Ambiente e a Lei de Diretrizes Urbanas (LDU), pois o Departamento não quer plantar as espécies em locais inadequados.
 “Para quando a espécie esteja num porte satisfatório, a mesma seja suprimida por causar algum impacto, temos que planejar corretamente e fazer o trabalho bem feito, e acima de tudo, tirar as lições da própria natureza, escolhendo as espécies mais aptas para cada ambiente”, completa Prade.
Texto: Departamento do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário