Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Divulgado o cronograma da 6ª Feira do Livro de Lajeado

Lajeado-RS

6ª Feira do Livro de Lajeado
 - Encontros com escritores, apresentações, workshops, espetáculos teatrais, além da exposição e comercialização de livros são algumas das atividades constantes no cronograma divulgado à imprensa, na manhã desta terça-feira (05). A feira, que acontecerá de 09 a 14 de agosto no Parque do Imigrante. Promovida pelo Governo de Lajeado e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), a feira trabalhará sob o tema "Ler está na moda".
De acordo com a integrante da comissão da Feira do Livro e coordenadora do projeto Lajeado Leitor, Maristela Juchum, o evento é uma das ações desse projeto. "Vamos aproveitar o mesmo espaço para agregar diferentes atividades, todas promovendo a leitura e a valorização dos livros", afirmou. A secretária de Educação (SED) de Lajeado, Rejane Ewald, enfatizou a importância da leitura na formação de cidadãos. "A leitura e as leituras que fazemos do mundo forma cidadãos mais críticos. Ler livros, imagens e fatos nos ensina a ler o mundo", refletiu Rejane.

Dentre as atrações destacam-se os encontros com o músico, escritor e patrono da feira, Duca Leindecker, e com o escritor Fabrício Carpinejar. Animações culturais como a apresentação musical "Criando Sons", de Erechim, e o espetáculo teatral "Muito fricote prá pouco dote", interpretado pelo Grupo Teatral da Univates, também estão agendadas para descontrair os espectadores. Já no espaço CineSesc, os visitantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre cinema, num bate-papo com o dramaturgo Rodrigo Monteiro. Professores e acadêmicos de licenciatura também poderão se engajar na programação, através da palestra com Magali Lippert. Os escritores Mário Pirata, Marcelo Carneiro da Cunha, Daniel Galera, Tânia Martinelli e Paula Mastroberti, também passarão pela feira, oportunizando encontros com leitores.

O horário de funcionamento da feira será das 19h às 21h na terça-feira, das 8h30min às 21h de quarta a sexta-feira, das 8h30min às 20h no sábado e das 13h às 20h no domingo. Agendamentos para visitas devem ser feitos no Sesc ou pelo telefone 3714-2266. Mais informações pelos telefones 3982-1056 e 3982-1057 ou pelo blogwww.lajeadoleitor.blogspot.com.


Atividades Paralelas
Além da exposição e comercialização de livros, a feira proporcionará uma série de atividades paralelas, desde os encontros com escritores, até o Café na Feira, localizado junto ao salão dos livreiros, sendo o lugar ideal para se apreciar um café acompanhado da leitura. Através da unidade móvel, o Centro Cultural Sesi vai disponibilizar acervo de livros, periódicos e recursos tecnológicos, como computadores, equipamentos de multimídia e oficina de demonstração musical.

Os visitantes também terão acesso a exposições de artes plásticas de artistas locais e oficinas em diferentes técnicas. Já os contadores de histórias ficarão responsáveis pela dramatização de contos e fábulas, a fim de encantar crianças e adultos, no espaço Hora do Conto. Espaço recreativo da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan), Museu Regional do Livro e o Projeto Troca-Troca da Biblioteca Univates são outras opções para os visitantes.

Lajeado Leitor na feira
As ações do Lajeado Leitor estarão presentes em toda feira e uma delas será a Mostra Pedagógica das escolas de Lajeado, onde os educandários vão apresentar tudo o que é praticado em sala de aula referente à leitura. A novidade deste ano é a ampliação da mostra, com a participação das escolas estaduais, particulares e de educação infantil particulares.

Também com o objetivo de incentivar o prazer de ler e escrever, a Poesia para Todos dará a oportunidade aos alunos de mostrarem seus trabalhos. "Depois da exposição os poemas selecionados serão disponibilizados em restaurantes e outros locais públicos", afirmou Maristela. Alunos interessados devem encaminhar suas poesias à direção de sua escola até o dia 08 de julho. Ainda dentre as atividades do Lajeado Leitor, o Autor Presente trará momentos únicos e de aproximação com autores de alguns livros que estão sendo adquiridos pela Secretaria de Educação (SED) neste ano.


Programação:


Dia 10/08 - quarta-feira - 8h30min às 21h
Exposição e Comercialização de livros
Atividades Paralelas
8h30min- Encontro com a escritora Tânia Alexandre Martinelli (Público Alvo: infanto-juvenil)
9h30min - Animação Cultural
10h - Encontro com a escritora Paula Mastroberti (Público Alvo: infanto-juvenil)
14h - Encontro com a escritora Tânia Alexandre Martinelli (Público Alvo: infanto-juvenil)
15h - Apresentação musical "Criando Sons" (Erechim)
15h30min - Encontro com a escritora Paula Mastroberti (Público Alvo: infanto-juvenil)
20h - Espetáculo teatral "Muito Fricote prá pouco dote" (Grupo Teatral da Univates)

Dia 11/08 - quinta-feira -8h30min às 21h
Exposição e Comercialização de livros
Atividades Paralelas
8h30min - Encontro com o escritor Fabrício Carpinejar (Público Alvo: juvenil)
9h30min - Animação cultural
10h - Encontro com o escritor Fabrício Carpinejar (Público Alvo: juvenil)
14h - Encontro com o escritor Daniel Galera (Público Alvo: juvenil)
15h30min - CineSesc e bate-papo sobre cinema com o dramaturgo Rodrigo Monteiro
19h30min - Palestra com Magali Lippert (público alvo: professores e acadêmicos de licenciatura)

Dia 12/08 - sexta-feira - 8h30min às 21h
Exposição e Comercialização de livros
Atividades Paralelas
8h30min - Encontro com o escritor Mário Pirata (Público Alvo: infantil)
10h - Encontro com o escritor Marcelo Carneiro da Cunha (Público Alvo: infanto-juvenil)
14h - Encontro com o escritor Marcelo Carneiro da Cunha (Público Alvo: infanto-juvenil)
15h30min- Encontro com o escritor Mário Pirata (Público Alvo: infantil)
19h - Lançamento de livros de escritores regionais
- Sarau de Poesia (Univates)
20h - Encontro com o músico, escritor e patrono da Feira, Duca Leindecker

Dia 13/08 - sábado - 08h30min às 20h
Exposição e Comercialização de livros
Atividades Paralelas
15h às 18h - Oficina Cultural de Demonstração de Instrumentos Musicais (Centro Cultural SESI)
15h - Espetáculo teatral "Os Saltimbancos" (Grupo teatro Unimed)
17h - Sarau Elétrico
19h - Coral Vocalize (UNIVATES)

Dia 14/08 - domingo - 13h às 20h Exposição e comercialização de livros Atividades paralelas Encerramento da Feira 15h às 18h - Oficina Cultural de Demonstração de Instrumentos Musicais (Centro Cultural SESI) 17h30min - Espetáculo "Circo Eletrônico" - Circo Girassol 20h - Encerramento da 6ª FEIRA DE LIVROS DE LAJEADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário