Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Coluna do Luca - dia 07 de julho

Luiz Carlos Freitag

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela 07.07.11

MAGRI-INVENTIVA:
Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as
PÉROLAS:

CRISTIANO (PMDB):
"Daqui a alguns dias vamos estar exportando este menino para outros estados".

JOEL (PSB):
"O início das obras iniciou fora dos padrões".

FRASE: "
Se os bastidores da política já estão movimentados assim, imagina como vai ficar a coisa daqui a um ano(Pensador político no Salão do Hermes e Leonardo).

Gilberto Fensterseifer (PP) disse que Ademar Dadall (PPS) daria um bom vice-prefeito. Durante a semana, ouvi de vários políticos, que José Alves (PTB) é um bom nome para ser candidato a vice. E na Tribuna, Joel Mallmann (PSB) anuncia que Renato Horn, o Bonitinho (PPS) também daria um bom vice. Alguém do meu lado comentou: "Isso que o Joel está tentando ser o candidato a vice do Rafael Mallmann (PSDB/PMDB)"

Falando em candidaturas: Está saindo de tudo, nos comentários sobre possiveis nomes para concorrer a prefeito no próximo ano. Mas a maior curiosidade é sobre Rafael Mallmann: Ele fica no PSDB? Vai para o PMDB? Elmar Schneider vai mesmo sair do PMDB ou volta a assumir a presidência do partido? (Ele não se desfiliou ainda). O Schneidinha vai assinar com o PTB dia 14, ou só em setembro? O Hélio Musskopf vai sair mesmo do PMDB, como anunciou numa reunião do partido?

Enquanto isso, o PPS, sem alarde, realiza reunião do partido todas as quartas-feiras. E vai definindo sua lista de candidatos a vereador. Quanto ao candidato a prefeito, o Nardir Rosemundo Steffens (Gardel), titular da SMEL, me informou: O empresário Gilmar Neiske se colocou a disposição e é pré-candidato do PPS.

Jaci Hauschild (PP) disse que fez uma pesquisa no interior do municipio, no que diz respeito ao atendimento dos Postos de Saúde. Ele disse que foi uma unanimidade: Só ouviu elogios para o trabalho da Secretaria da Saúde do município. Ele destacou também o excelente atendimento da Unidade Móvel da Saúde.

Gilberto Fensterseifer (PP) falou do Pronto Socorro. De Lajeado. Disse que lá, o Hospital Bruno Born tem Pronto Atendimento separado, para os pacientes do SUS e para os que tem Planos de Saúde. "Isso tem que acontecer em Estrela, pois quem vai ao Pronto Socorro de Lajeado, é atendido de imediato, não precisa esperar, como acontece aqui". Afirmou que este é um dos assuntos a ser debatido na reunião com o Hospital e Secretaria da Saúde do Municipio. José Alves (PTB) disse que esta reunião já foi agendada, acontece na Câmara dos Vereadores, dia 14, as 14h.

Frederico Diego Diehl, engenheiro de produção do Senar, usou a Tribuna Livre a convite de Cristiano Nogueira (PMDB). Falou do treinamento rural atingindo vários setores, como operação e mautenção de tratores e de moto-serras. "São cursos de qualificação de mão de obra", explicou. Informações e solicitação de cursos podem ser feitas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A manifestação do engenheiro foi prestigiada pelo prefeito de Colinas Gilberto Keller, pelo Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e muitos outros interessados.

Marco Wermann (PT) lembrou a todos, que amanhã, a partir das 9h, acontece na Câmara de Vereadores a Audiência Pública da Comissão de Segurança e Serviços Públicos proposta pelo deputado Luiz Fernando Schmidt (PT). Sem dúvida vai ser feita forte cobrança sobre os problemas da RS 129 entre o Bairro Boa União e Colinas e do Parque Princesa do Vale até Bom Retiro do Sul. Além, é claro, dos problemas da Rota do Sol. Estou cético quanto a resultados positivos, pois não existe projeto para a solução de nenhum destes problemas.Tomara que eu esteja enganado.

O frio dos últimos dias, realmente está de "renguear cusco", no linguajar gaudério. Fazia tempo que o Rio Grande do Sul não enfrentava um rigor tão grande, no inverno. Isso que ele recém começou. Se continuar assim, acho que está na hora de pensar em antecipar as férias de inverno, a garotada não merece passar por tanto frio, nestas manhãs geladas.

Deputado Estadual Alexandre Postal (PMDB) fez visitas semana passada a Estrela. Parece que esteve aqui na quinta-feira, almoçando com pe-eme-debistas do município, no Restaurante Laguinho. à tarde, visitou Rafael Mallmann, junto com Cristiano Nogueira. Na sexta-feira, parece que almoçou com alguém do PMDB de Estrela no Restaurante Boi e Brasa, de Lajeado. Como ele fez votos na Região, deve estar aumentando o número de visitas, não acham? Na segunda-feira à tarde, o ex-prefeito de Teutônia, Ricardo Brönstrup (PSDB) andou aqui conversando com Rafael Mallmann.

Juarez Fülber (PPS) entrou com pedido para que o prefeito Celso Brönstrup doe para a Associação dos Moradores do Bairro Auxiliadora, a área de terra onde está localizada a fonte de água chamada de "Fonte Boa". Pedido neste sentido, havia sido feito pelo presidente da entidade, Renê Horn, na Sessão Descentralizada, semana passada. Os moradores pretendem realizar melhorias no local para transformá-lo em atração turística. Também pediu a doação de uma área para a construção da sede própria da Associação. Quem sabe não seja possivel reunir o útil ao agradável e doar uma área junto a fonte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário