Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Flávio Jaeger comemora 94 anos de vida


Flávio Jaeger comemora 94 anos de vida neste dia 30 de novembro de 2020.

Flavio Jaeger - Empresário industrial nasceu em 30-11-1926. Casado com Ilse Irma Soltmann (falecida), tendo os filhos Alberto (falecido), Fernando, Ivone e Liane. 

Com 18 anos de idade, concluiu o curso de piloto civil no Aero Clube Santa Cruz do Sul.
Em 1947, graduou-se como 3º sargento do Exército. 

Em Estrela, onde atuou, primeiramente na Manufatora de Couros Estrelense Ltda., até 1951. Em 1961 entrou na Polar S. A., convidado por Arnaldo José Diel. Foi procurador da empresa, até 1975. 

Sua última área de atuação, antes de se aposentar, foi estabelecer a empresa Jaeger Corretora de Seguros Ltda.

Foi responsável pela vinda da Caixa Econômica Federal para Estrela. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari - IHGVT.

sábado, 28 de novembro de 2020

As luzes de Natal 2020 brilham em Estrela-RS

























As luzes de Natal 2020 brilham em Estrela. O município, que nos últimos anos se tornou referência regional e estadual com sua decoração e programação de final de ano, começou a receber os enfeites que dão um colorido especial aos principais pontos da cidade. Fotos do Parque Princesa do Vale... Fotos: Airton Engster dos Santos...
 

Coluna do Airton Engster dos Santos - Uma tecelã em Estrela - Jornal Nova Geração



 

A tecelã Aline Vieira Córneo Viñas em Estrela

Hospital Estrela conquista certificado de Acreditação




A direção do Hospital Estrela falou sobre o assunto: Gerente da Rede de Saúde Divina Providência, -Johnnie Carlos Locatelli; Diretor Técnico - Dr. Fernando da Silveira Junior; Gerente Assistencial - Graciela Scherer.

Apesar da dificuldade enfrentada pela pandemia do coronavírus, o Hospital Estrela vive um momento de comemoração. Direção, colaboradores, corpo clínico, terceirizados e médicos celebram a conquista do certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 2.

O primeiro certificado foi recebido em 2018, quando o HE foi pioneiro nos vales do Taquari e Rio Pardo em receber o reconhecimento. Agora, mesmo em um dos anos mais críticos para a saúde, a instituição aposta no comprometimento coletivo para superar as dificuldades e conquista o Nível 2.

“Todo hospital que recebe este certificado garante aos pacientes e colaboradores um ambiente e atendimento de qualidade e segurança, sendo seguidos protocolos de atendimento, fluxos, com integração de processos, sempre com o intuito de oferecer qualidade e segurança desde a entrada até a saída”, explica a gerente assistencial do HE, Graciela Scherer.

O que é?

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

Como funciona o processo

Gerente da Rede de Saúde Divina Providência, Johnnie Carlos Locatelli, explica que o certificado nível 1 tinha validade de dois anos, sendo que, a cada oito meses, são realizadas visitas de manutenção. “Os avaliadores verificam se o hospital está mantendo as políticas e práticas da visita inicial.” Em 2020, o certificado venceu e a instituição solicitou a certificação novamente, para o nível 2. “Após dois dias de visitas presenciais, os cinco avaliadores identificaram que o hospital possui critérios de qualidade e segurança nos processos assistenciais”, destaca. “O trabalho iniciou ainda em 2014 com a contratação de uma assessoria especializada, estruturado em 2017 com a implantação de um escritório interno da qualidade e consolidado nos dois últimos com o reconhecimento da Acreditação Nível 1 em 2018. Atualmente, apenas 24 hospitais do RS possuem acreditação hospitalar pela ONA”, explica.

O gerente salienta que, para o HE, a certificação é uma realização de extrema importância. “É a comprovação que todo esforço implicado na melhoria das estruturas físicas e nos processos assistenciais foram eficazes na qualificação do atendimento à população, garantindo segurança e qualidade. Os pacientes são os principais beneficiados com a acreditação, pois o atendimento prestado se torna mais seguro, como, por exemplo, a identificação correta do paciente, definição de tempos máximos para administração de medicamentos, gerenciamentos de protocolos assistenciais, avaliação de fornecedores, entre outros. Também, através da identificação de riscos e oportunidades, torna-se possível corrigir os erros antes que eles aconteçam”, complementa.

Texto: Jornal Nova Geração
Fotos: Airton Engster dos Santos