Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Fotos: Memorial de Estrela em destaque na Feira Estrelas do Conhecimento 2023





























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Fotos: Memorial de Estrela em destaque na Feira Estrelas do Conhecimento 2023
Fotos: Airton Engster dos Santos e Everton Gregory.
Paricipação:
Memorial de Estrela - Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer - SETCEL.
Promoção: 
Secretaria Municipal da Educação - SMED

Evento que após quatro dias de intensa programação no Porto de Estrela teve seus últimos capítulos na noite desta quinta-feira (31.08.2023), inclusive com a premiação da Etapa Regional da Mostra de Trabalho, contabiliza mais quase 18 mil acessos

Promovida pelo Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com organização da Lume Eventos e com patrocínio master do Sicredi, Banrisul e BRDE e apoio de diversas frentes, entre eles do Governo do Estado, a Estrelas do Conhecimento proporcionou uma série de atividades científicas, culturais e também de lazer. Em um aprimoramento da receita de sucesso de 2022, quando já levou 12 mil pessoas ao Porto, foram três as bases da atual edição. 

A principal, a mostra de trabalhos, com mais de cem projetos no total, divididos em duas etapas: a Municipal (realizada dias 28 e 29) – em sua segunda edição – e a estreia da Regional (dias 30 e 31), dedicada aos projetos de pesquisa de toda a região. Também o espaço "Estrelinhas do Conhecimento", voltado à Educação Infantil; e o "Palco Cultural", com uma vasta e diversificada programação de palestras, apresentações e interações.

Espaços e atividades de sucesso em 2022, como o Planetário da Univates, Memorial de Estrela e o Museu da PUC, estiveram mais uma vez presentes, reforçados ainda por atrações proporcionadas pelo Sesi, Senai, Sebrae Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSUL), com experiências interativas de robóticas, 3D, eletricidade entre outras dezenas atividades científicas e tecnológicas. Porém um dos grandes destaques foram as exposições do Memorial de Estrela: Escadaria do Rio Taquari, Fatos e Fotos e História das Escolas Municipais.

Surpresas

Eram passadas das 17h quando os alunos participantes da Mostra de Trabalhos Regional, que transcorreu ao longo dos dois últimos dias dos quatro da feira, iniciaram o desmonte dos estandes onde os 60 projetos foram apresentados, e visitantes ainda realizavam o cadastro na portaria da feira para conhecer o local e suas atrações.

No Palco Cultural, a Orquestra do Colégio Martin Luther realizou apresentação, e pouco depois foi dado início ao ato de Assinatura do Protocolo de Intenções do Programa “Educar para Inovar” da Secretaria de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia. Além do prefeito de Estrela Elmar Schneider e do vice João Carlos Schäfer, participaram e assinaram o documento os prefeitos de Doutor Ricardo, Cruzeiro do Sul, Fazenda Vilanova, Sério, Travesseiro, Nova Bréscia, Santa Clara do Sul, Progresso, Marques de Souza, além do vice-prefeito de Tabaí.

O prefeito de Estrela, diante de plateia com diversas gerações de idade, destacou a mobilização que ocorre em torno da educação. “Devemos comemorar esta mobilização em torno da educação. Seja em Estrela, onde este evento aqui é um exemplo da importância que damos a ela, seja em nossos municípios vizinhos, como os aqui presentes para este novo marco. Não pode ser diferente. É a educação a base, a receita para um futuro melhor, não importa a cultura, não importa onde”, frisou Schneider.

Premiação

Como último ato da feira, foi realizada a premiação da Etapa Regional da Mostra de Trabalhos, que reuniu os melhores estrelenses da Etapa Municipal, ocorrida nos dias 28 e 29, e os trabalhos dos municípios visitantes. A escolha se deu através de júri independente, formado por profissionais de diversos setores, em especial da educação, que considerou critérios como a criatividade, a originalidade e o impacto social de cada proposta. Em algumas categorias, como no caso da 5, houve empate entre os trabalhos, e apenas a teórica posição final em razão da premiação foi definida por sorteio através de pequenas crianças presentes ao evento. Também foram condecoradas as escolas participantes do espaço “Estrelinhas do Conhecimento”, outra novidade da atual edição e que foi voltado para a Educação Infantil.

Avaliação

Para a secretária de Educação de Arvorezinha, Sandra Zat Grando, que esteve presente com o Coral da cidade formado por alunos da rede municipal, o evento superou todas as perspectivas. “Viemos pela primeira vez e estamos muito felizes em termos participado. Estou surpresa e emocionada com este cenário. 

Quando somos pequenos queremos logo crescer e não percebemos que a melhor fase da vida passa, e quando grandes queremos voltar. E a Feira é a valorização desta fase bonita da vida, dando o valor fundamental a parte deste processo que transforma as pessoas, que é a educação”, resumiu. Para a titular da Smed, Elisângela Mendes, o evento atingiu mais uma vez seus objetivos. “Ainda faremos avaliações, ouviremos mais detalhadamente participantes em todas as escalas, mas pelo retorno que já obtivemos podemos considerar sim a feira um sucesso”, diz. “Claro, sabemos que há o que melhorar, como já fizemos em relação à feira de 2022; que é preciso também, como o próprio nome da feira diz, sempre inovar, e é o que faremos desde já pensando na terceira edição, quem sabe ainda maior regionalmente falando.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário