Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Enchente do Rio Taquari em Maio de 2024 - Crônica do Airton 4 - A devastação causada pela enchente!

 




































Crônica do Airton 4 - A devastação causada pela enchente!

No dia 2 de maio de 2024, Estrela enfrentou uma tragédia sem precedentes com a inundação do Rio Taquari, marcando a história da cidade com sua maior enchente já registrada. O desastre não poupou prédios públicos essenciais, deixando uma trilha de destruição em sua passagem.

Desde o Ministério Público à Brigada Militar, da Delegacia de Polícia ao Fórum, da Câmara de Vereadores à Cacis, e até a Feira do Produtor Rural, todos foram atingidos pela fúria das águas. A comunidade assistiu impotente enquanto estabelecimentos industriais e comerciais viam seus esforços e investimentos serem arrastados pelas correntezas, resultando em perdas incalculáveis.

Os espaços naturais, orgulhos da cidade, sucumbiram ao poder avassalador das enchentes. O Parque Princesa do Vale, o Parque da Lagoa, as praças Henrique Roolart e Luiz Müssnich, a escadaria do Rio Taquari e até a Praça Martin Luther, com seus monumentos que contam a história local, foram todos brutalmente afetados, testemunhando a força indomável da natureza.

Um dos golpes mais dolorosos foi a devastação da Biblioteca Municipal Assis Sampaio, um local de conhecimento e cultura para a comunidade, que agora jaz em ruínas. Enquanto isso, residências foram engolidas pelas águas revoltas, levando consigo estruturas, histórias, memórias e pertences preciosos.

Diante dessa calamidade, a cidade se vê diante de um desafio monumental de reconstrução, não apenas física, mas também emocional. Será necessário o esforço conjunto de autoridades, organizações, voluntários e cada cidadão para erguer Estrela das águas turbulentas e restaurar sua beleza e vitalidade. Que a solidariedade e a resiliência prevaleçam neste momento de dor e renascimento. 

Airton Engster dos Santos - Historiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário