Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Airton Engster dos Santos - 15 Anos de Dedicação ao Serviço Público em Estrela

15 Anos de Dedicação ao Serviço Público em Estrela

Quando adentrei as portas da Prefeitura de Estrela, naquele 29 de setembro de 2009, eu sabia que estava começando uma nova jornada, mas não tinha ideia do quão profundo esse caminho seria. Lembro-me bem do dia em que recebi minha portaria das mãos do saudoso ex-prefeito Celso Brönstrup. Ele me olhou nos olhos e disse: "Você está entrando no serviço público pela porta da frente." Naquele momento, eu sabia que aquelas palavras tinham peso, mas, com o tempo, percebi que seu significado transcendia o simples ato de começar. Era sobre responsabilidade, ética, respeito e compromisso com o bem-estar de uma comunidade inteira.

Comecei como vigia, uma função que me ensinou a valorizar a segurança e o cuidado com o patrimônio público. Aos poucos, fui assumindo novas responsabilidades, tornando-me chefe da segurança patrimonial. Cada desafio trazia novas lições, e eu sabia que estava construindo algo maior do que apenas uma carreira — estava me tornando parte da vida de Estrela.

Nos últimos quatro anos, a responsabilidade de coordenar o Memorial de Estrela me foi confiada pelo prefeito Elmar Schneider, e ali encontrei uma nova missão. Tive a honra de disponibilizar 30 anos de acervo histórico que, por tanto tempo, guardei como um tesouro pessoal. Ver a comunidade interagir com esses registros, entender suas raízes, suas histórias, me trouxe um orgulho imenso. Não era apenas um trabalho, era uma forma de devolver à cidade um pouco de tudo o que ela me ofereceu. Ali, cada foto, cada documento, cada objeto conta um pedaço de quem somos, de onde viemos. E eu, com toda minha dedicação, tento garantir que essa memória nunca se perca.

Além disso, tenho contribuído na Comissão de Prevenção de Acidentes da Prefeitura por seis anos, onde a missão é simples, mas essencial: cuidar das pessoas que fazem o serviço público acontecer. Cada servidor que volta para casa em segurança é uma pequena vitória que celebra o valor da vida e do cuidado com o outro.

Quinze anos passaram rápido, mas não sem deixar suas marcas. Olho para trás e vejo um caminho repleto de aprendizado, de desafios superados, de amizades construídas. Colegas, supervisores, secretários, prefeitos — todos, de alguma forma, contribuíram para me tornar quem sou hoje. O serviço público não é uma estrada fácil, mas é uma das mais gratificantes. Porque não há maior satisfação do que saber que, com ética e moral, cumpri minha parte.

Aquela frase do ex-prefeito Brönstrup nunca saiu da minha mente, e hoje ela reverbera em minha alma com todo seu significado. "Entrar pela porta da frente" significa honrar a confiança que me foi depositada, servir com honestidade e fazer parte da construção de uma Estrela melhor. Sou eternamente grato a todos que fizeram parte dessa jornada, e continuo aqui, de coração aberto, pronto para seguir adiante, porque sei que ainda há muito por fazer.

E, enquanto houver trabalho a ser feito, estarei presente, servindo, protegendo, lembrando, sempre com a certeza de que o verdadeiro valor de ser servidor público está em cada gesto de cuidado com a nossa comunidade estrelense.

Airton Engster dos Santos -  Servidor Público de Estrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário