Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Estrela realizou reunião



Segurança Pública: GGI-M promove primeira reunião

Departamento que tem como objetivo promover a aproximação e integração de alas vinculadas à segurança pública realizou primeira reunião da atual gestão. Prever problemas e antecipar soluções estão entre os objetivos

O novo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Estrela realizou, nesta quarta-feira (27), a primeira reunião coletiva e aberta a todas as alas envolvidas com a segurança pública municipal e outros meios. O setor vinculado ao Gabinete do Prefeito tem entre suas principais atribuições fomentar a integração e a interlocução entre os órgãos locais vinculados à segurança pública para a atuação coletiva em situações exigidas, bem como a integração com GGI-Ms de cidades limítrofes para ações também conjuntas quando necessárias.

O encontro, realizado na sede da Prefeitura, foi presidido pelo secretário municipal de Administração e Segurança Pública de Estrela, comandante César Augusto Pereira da Silva, ex-presidente do GGI Estadual (GGI-E). O evento contou ainda com a participação de representantes de entidades vinculadas à segurança pública, entre elas Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Departamento de Trânsito, e líderes comunitários. O secretário municipal de segurança pública de Lajeado, Paulo Locatelli, foi um dos representantes de cidades vizinhas presentes à reunião.

De acordo com o coordenador do gabinete de Segurança Pública, Marcelo de Abreu Fernandes, que também é o atual secretário-executivo do GGI-M de Estrela, o mesmo busca uma sintonia e união entre as partes e alas envolvidas com a segurança pública municipal e regional para uma atuação mais conjunta e harmoniosa, tanto preventivamente ou quando reativamente. “Buscamos uma maior sintonia para eventos de vulto diversos no município, tais como ações e operações de segurança pública e situações diversas, como inundações e desastres climáticos, acidentes e sinistros de grandes proporções”, diz. “Bem como a integração com representantes da comunidade, dos três poderes, de instituições diversas e com os integrantes de GGI-Ms de cidades limítrofes para ações conjuntas quando necessárias”, explica.

Conforme o titular da pasta, comandante César, o que se pretende é basicamente antever soluções para problemas que possam vir a ocorrer, e quando não dar um retorno mais rápido, direto e efetivo para as situações ocorridas. “De uma maneira geral busca-se discutir, tratar, regimentar e regulamentar ações básicas necessárias a serem tomadas quando preciso, seja em casos diretamente envolvidos com a segurança, ou mesmo questões ambientais e sociais, como por exemplo em uma série de assaltos, um sequestro de banco ou mesmo acidentes climáticos”, exemplifica ele. “Foi assim, nestas reuniões do GGI-Estadual, que obtivemos muitos avanços para alguns problemas que eram antigos; outros que vieram a ocorrer de forma inédita, e mesmo para outros que nem impactaram a sociedade pois nos antevemos a eles”, detalha. “Isso porque reunimos, de forma prévia, quem precisa estar presente à tomada das decisões e nas ações, e essas são mais unânimes e efetivas pois ocorrem mediante uma pauta e uma ideia básica dos melhores caminhos a serem tomados.” A princípio as reuniões serão mensais, e pertinentemente quando no surgimento de temas extras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário