Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Estrela-RS - Mais de 360 metros cúbicos de entulho e lixo verde recolhidos




Mais de 360 metros cúbicos de entulho e lixo verde recolhidos

Números se referem às três ações do Mutirão da Limpeza contra a Dengue, realizadas pelo Governo de Estrela. Última edição ocorreu nos Bairros Auxiliadora e Alto da Bronze

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana de Estrela fechou, nesta terça-feira (12), o balanço das três primeiras ações do Mutirão de Limpeza contra a Dengue. A força-tarefa do Governo de Estrela que por três finais de semana seguidos realizou a limpeza de terrenos baldios, ruas e o recolhimento de entulhos, móveis velhos e outros itens diversos que possam facilitar a proliferação de focos das larvas do mosquito Aedes aegypti, somou ao todo mais de 350 metros cúbicos (m³). A ação deve seguir por bairros e localidades ainda não atendidas após o período de feriados deste mês.


A operação, conduzida pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e que conta com a colaboração de outros departamentos, entre eles o do Trânsito de Estrela, já passou por cinco bairros: das Indústrias, Moinhos e Marmitt, além de Auxiliadora e Alto da Bronze, estes dois no último final de semana. Na ocasião, os mais de profissionais envolvidos, com auxílio do maquinário, recolheram mais de 60 metros cúbicos (m³) de lixo e entulhos; 15m³ de galhos triturados e lixo verde; como ainda mais de 10 m³ de outros volumosos como pneus, móveis velhos, colchões, eletrodomésticos sucateados e itens diversos.

As três operações já recolheram aproximadamente mais de 180 m³ de entulhos, 65 m³ de trituração e outros 120 m³ de móveis, pneus, eletrodomésticos e outros. Ao todo, as três operações somam mais de R$ 365 m³ de materiais recolhidos. Para o titular da pasta da Infraestrutura Urbana, Osmar Müller, são números significativos. “Talvez seja difícil mensurar precisamente o que retiramos das nossas ruas, mas o valor que isso pode trazer para a saúde da população, como objetivo maior da ação, além da colaboração paralela de limpeza de muitas áreas, temos a certeza de que já obtivemos grande resultado prático. Mas de uma forma geral os números também impressionam”, diz. “Como nossa proposta era dar agilidade às ações, pois estas exigiam urgência, não dos detemos em ficar contabilizando de maneira específica a quantidade, por exemplo, de pneus, que são sempre um problema à parte pois é um tipo de material que costuma acumular água e é um potencial local de surgimento das larvas do mosquito. Mas foram muitos recolhidos, assim como colchões velhos, móveis e eletrodomésticos sucateados que agora terão sua correta destinação. Sem contarmos a limpeza que realizamos em terrenos baldios, calçadas, e consequentemente de lixo acumulado, que também foram intensos”, explica.

A ideia do Governo é seguir com o mutirão de forma itinerante e torná-lo mais frequente, mas haverá uma folga no calendário. “Foram três finais de semana com ações seguidas, sendo que no Bairro das Indústrias a realizamos por três dias. Agora, não somente por se tratar de um final de semana atípico, mas também para dar um descanso às equipes envolvidas, pois são serviços que exigem muito fisicamente, daremos uma folga no calendário. Em seguida retomaremos os trabalhos por outros bairros e localidades”, comenta. Mais informações pelo telefone 3981-1077.

Nenhum comentário:

Postar um comentário