Em tempo de coronavírus, produzindo alimentos... Nesta segunda-feira (23.03.2020) o produtor Carlos André Müller procedeu a colheita de soja em sua lavoura localizada na Linha Santo Antônio, na divisa de Colinas com Estrela, no Vale do Taquari.
O presidente do STR de Estrela Rogério Heemann acompanhou as atividades e falou sobre as perdas na produtividade que chegam a 50%, em algumas lavouras, devido à estiagem que se verifica no Rio Grande do Sul...
A situação pode piorar ainda mais caso não chova nos próximos dias. Outras plantações como a do milho "safrinha" poderá ter perdas significativas. Logo após a colheita principal, o plantio de milho safrinha se torna uma boa oportunidade para o produtor rural. Mas seu cultivo envolve riscos devido às condições climáticas, que não são as mais favoráveis, disse Heemann.
O produtor Carlos André Müller, sócio de três cooperativas, trabalha com colheitadeiras desde 1976. Seu filho Felipe que operava o equipamento durante nossa reportagem acompanha Müller desde a infância. A família possui três caminhões que fazem o trasporte da soja colhida para algumas empresas e cooperativas da região.
Müller adquiriu a colheitadeira recentemente e depende de boa safra para pagar o financiamento. "Neste ano não pago o investimento, mas no ano que vem me recupero. É sempre assim entre anos de boa safra aparece algum ruim. Tenho experiência, há 44 anos. O negócio é continuar trabalhando sem desespero", afirmou.
Disse que os prejuízos para agricultura podem aumentar. Por exemplo, o milho safrinha recém plantado precisa de chuva urgentemente pois já sofre as consequências da estiagem que assola todo Rio Grande do Sul, desde dezembro.
O produtor alerta para o aumento do preço da carne nos próximos meses devido as dificuldades para alimento da pecuária em em geral (aves, suínos e bovinos).
Texto e fotos: Airton Engster dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário