CIC Vale do Taquari cria Comitê de Entidades pela retomada gradual do crescimento econômico
A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari reuniu empresários de diferentes setores como das cooperativas Languiru e Dalia e representantes de classe da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde para buscar alternativas para minimizar a crise econômica causada pela pandemia do Covid-19 (Coronavírus).
O grupo é favorável as medidas emergências para conter os casos da doença, mas defende também a manutenção de serviços básicos, setores estratégicos estão começando a sentir o reflexo das restrições impostas pelos governos federal, estadual e municipal.
Sugestão de medidas:
- A logística é fundamental em todos os elos das cadeiras produtivas, essenciais ao bom funcionamento dos serviços e abastecimento da sociedade
- Liberação gradativa e consciente do comércio nos próximos dias, com menor fluxo de pessoas dentro das lojas e seguindo as medidas indicadas pelo ministério da Saúde
- Disponibilização de testes para detectar o Covid-19
- Estender a jornada de abate de animais em 1 ou 2 horas/por turno. Essa flexibilização depende de um acordo por parte dos sindicatos, MAPA e Ministério do Trabalho. O quadro de pessoas está reduzido, por causa da liberação de empregados no grupo de risco e grávidas.
A estiagem foi outro ponto abordado no encontro virtual que ocorreu na noite desta quarta-feira (25). Além da perda de grãos existe a falta de água, em muitos municípios da região os produtores não conseguem mais alojar frangos e suínos.
Sugestões apontadas:
- Linhas de crédito para os municípios afetados pela seca
- Política de estoque regulador de milho para indústrias e produtores
Nenhum comentário:
Postar um comentário