Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Informativo de Estrela-RS - 24 de abril de 2015


Os XVII Jogos Intercomunitários de Estrela, promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), prosseguem neste fim de semana. Sábado, 25, ocorre a primeira rodada do futsal feminino e infantil em Linha Geraldo Alta, a partir das 14h.

O futsal feminino tem sete equipes, em duas chaves. Na Chave A estão São Jacó, Glória, Linha Geraldo Alta e Arroio do Ouro. Na Chave B, as equipes de São Luiz, São José e Linha Lenz. Já no futsal infantil são três times: Arroio do Ouro, Linha Lenz e São Jacó.

Já o futebol de campo terá a segunda rodada no domingo, 26, com jogos em duas localidades. Na Lenz se enfrentam, às 13h30min, São Luiz X Delfina, e às 15h30min, Novo Paraíso X Lenz, ambos pela Chave A. Em São Luiz (São Jacó) jogam Arroio do Ouro X Costão, às 13h30min, e São Jacó X Geraldo Alta, às 15h30min, partidas válidas pela chave B. 

Ainda no sábado, 25, ocorre a segunda rodada da bocha. Em Porongos se enfrentam as localidades de Porongos e Geraldo Baixa e em Delfina jogam as equipes das localidades de Delfina e Glória. As disputas começam às 14h. 

Os Jogos Intercomunitários se estenderão por quatro meses e reúnem cerca de mil atletas. Além do futsal – masculino, feminino e infantil - e futebol de campo, são disputadas mais as modalidades de canastra, bocha e vôlei misto. O evento é um dos maiores eventos da região, pois mobiliza 13 comunidades do interior do município. 

Em Estrela, 304 famílias inscritas aguardam aprovação da Caixa para o Minha Casa, Minha Vida
Para o projeto habitacional Nova Morada I e II, Estrela precisa ter 325 famílias entre as que serão selecionadas e os cadastros reservas. Todas serão avaliados pela Caixa

Desde que abriram as inscrições em 9 de abril, Estrela cadastrou 304 famílias até dia 22 (quarta-feira), para o projeto habitacional Nova Morada I e II, incluindo o cadastro reserva exigido pela Caixa. As inscrições que terminam nesta sexta-feira (24) podem se estender dependendo da procura nestes dois últimos dias. “Nós precisamos ter 325 pessoas inscritas: 30% para cadastro reserva”, explica o coordenador da Habitação, Luciano Freitas. 

Os 304 inscritos já estão com seus nomes divulgados no site da Prefeitura de Estrela e a documentação foi enviada para a Caixa Econômica Federal para a conferência. Não significa que já foram contemplados com a casa, mas que seus papeis estão em análise. “A Caixa confere qualquer débito com bancos federais depois nos retorna dizendo quem está apto ou não a participar do programa.”

Parte das pessoas esbarra na falta da documentação completa. Por isso Freitas alerta que é importante que as pessoas que vão fazer a ficha precisam levar todos os papeis pedidos e os comprovantes de residência que certificam que eles moram pelo menos cinco anos no município. 

Segue roteiro dos encontros do Gracie desta semana:
-sexta-feira, dia 24 de abril, reunião do grupo do centro, no salão da comunidade católica do centro.
obs. -Todos encontros iniciam às 14 horas.
-mais informações pelo telefone 3981-1105.

Notícias da Câmara Municipal de Vereadores de Estrela-RS:

Vereador Felipe Schossler pediu providências:
Para que a Secretaria Municipal do Planejamento, setor de trânsito, providencie a repintura da pista (indicativo de PARE) na rotatória de acesso a BR 386 localizada na Rua Walter Pedro Caye.
Para que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, setor de iluminação, providencie a troca de lâmpada nos seguintes postes: 
- Rua Geraldo Pereira, em frente a residência nº 1.664, no bairro Auxiliadora;
- Rua Antônio Xavier Diehl, em frente a residência nº 325, no bairro Auxiliadora.

O Vereador Paulo Roberto Birck, no uso de suas atribuições e nos termos do Regimento Interno, vem requerer seja submetido à deliberação dos demais vereadores o envio de correspondência ao Ministério do Meio Ambiente, para que interceda junto a Presidência da República, no sentido de que seja prorrogado por um ano o prazo para inscrição das propriedades rurais, especialmente pequenas propriedades, no Cadastro Ambiental Rural – CAR, previsto no art. 6º § 2º do Decreto nº 7.830/2012, tendo em vista que muitos dados para esta inscrição ainda não estão disponíveis ou se encontram de forma confusa, sendo que a inscrição no CAR, neste momento, causa a insegurança jurídica aos agricultores, com prejuízos imprevisíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário