Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

XIII Workshop em Alimentos

O XIII Workshop em Alimentos, que integra a programação Expovale 2012, é organizado pelo Grupo Técnico em Alimentos da Univates.

Começou hoje (13.11) e termina amanhã (14.11) o XIII Workshop em Alimentos, que integra a programação da XVIII Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari (Expovale 2012). A atividade ocorre manhã e tarde no auditório do prédio 3 da Univates. A organização é do Grupo Técnico em Alimentos da Univates, do Pólo de Modernização Tecnológica do Vale do Taquari e da Propex, com o apoio da comissão organizadora da Expovale.

Na abertura do evento presidente da multifeira, José Zagonel, enalteceu a importância deste tipo de evento para profissionais das indústrias de alimentos. Ele enfatizou que o Vale do Taquari já comporta, além do evento técnico, uma feira focada no setor alimentício. “A região possui uma grande força na produção de alimentos e uma feira daria este impulso para o segmento, que tem na Univates um centro disseminador de conhecimento capaz de dar toda sustentação necessária”, afirmou Zagonel.


José Zagonel disse que o Vale do Taquari tem capacidade para sediar uma feira focada no setor alimentício - Crédito: Deolí Gräff

O diretor do Centro de Tecnologia de Alimentos da Univates, Mouriac Diemer, disse que a universidade tem boa parte do seu planejamento de ação focado na área de alimentos. Citou a estrutura de pesquisa e serviços na área de alimentos, o mestrado em biotecnologia, o curso de graduação em engenharia de alimentos e confirmou para o ano que vem a construção do prédio do Polo Tecnológico (Tecnovates). “Nosso propósito de ser o elo de ligação com o setor produtivo e multiplicar o conhecimento”, afirmou Diemer. 

Hoje foram realizadas as palestras “Plantas aromáticas e funcionais para fins alimentícios”, ministrada pela representante da Duas Rodas Industrial, Karina Luize da Silva Messias; “Perspectivas em termos de alimentação mais saudável”, ministrada pelo representante da Dupont/Nutrition & Health, Ary Bucione; “Regulatórios: fator de sucesso para o Negócio”, também proferida por Bucione. A última palestra de ontem foi ministrada pela representante da Sweet Mix, Vanessa Alves, que desvendou os “Mitos e verdades sobre o uso de adoçantes não calóricos”.

Para hoje constam as seguintes palestras: o representante da Mane do Brasil, Sebastien Hervoeut, palestrará sobre “Últimas inovações em aromas”; “Nutracêuticos”, será o tema da representante da Kemin South America, Alan Navarro; “Como descobrir o desejo do consumidor de alimentos”, será o assunto da representante da Takasago, Liliane Guimarães. A “Destinação de resíduos gerados na indústria de alimentos”, vai ser o assunto dos representantes da Proamb, Eclair Rossatto e Taisa Trevisan; “Microbiologia e contaminação de alimentos”, será ministrada pelas representantes do Unianálises, Tainá Drebes e Mônica Maciel.

Palestras são direcionadas para os profissionais das indústrias de alimentos - Crédito: Deolí Gräff

Conforme a coordenadora do Grupo Técnico em Alimentos, a farmacêutica/bioquímica Tânia Gräff, os avanços tecnológicos nas indústrias de alimentos permitem o desenvolvimento de produtos com alto grau de sofisticação dos consumidores. “As empresas investem em pesquisa e desenvolvimento de produtos, sendo a saúde fator determinante na escolha de alimentos”, observou Tânia, salientando que as pessoas valorizam produtos diet ou light, funcionais e nutracêuticos, por serem alimentos relacionados à saúde. “Qualidade não é mais considerado diferencial. É obrigação das organizações disponibilizar produtos que, além do maior valor agregado, não coloquem em risco a saúde dos consumidores”, declarou Tânia.

A Expovale se estende até o dia 18 de novembro de 2012. É uma promoção da Acil e da prefeitura de Lajeado. Tem patrocínio da Vonpar e Unimed VTRP, e conta com o apoio do Banrisul, Randon, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Corsan e Distribuidora de Produtos de Petróleo Charrua. Mais informações podem ser obtidas no site www.expovale.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário