Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Biblioteca Pública Municipal de Lajeado expõe fotos de 1939


Fotos mostram a visita do interventor federal do Rio Grande do Sul ao município
Carolina Chaves da Silva

O Arquivo Histórico e a Biblioteca Pública Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), realizam nos meses de novembro e dezembro a exposição fotográfica "Lajeado, 1939 – Visita oficial do Interventor Federal do Rio Grande do Sul, Coronel Osvaldo Cordeiro de Farias.” As 16 fotos expostas visam resgatar a memória lajeadense, além de oportunizar momentos de recordação aos que desde já viviam no município. A mostra pode ser conferida de segunda a quinta feira, das 8h ás 17h30 e nas sextas-feiras das 8h ás 17h, já aos sábados o expediente vai das 8h30 ás 11h30.

Um pouco de Cordeiro de Farias
Osvaldo Cordeiro de Farias nasceu em Jaguarão, município ao sul do Estado gaúcho, em 16 de agosto de 1901 e faleceu em 17 de fevereiro de 1981. Filho do militar, Joaquim Barbosa Cordeiro de Farias, cresceu na cidade do Rio de Janeiro, onde seguiu os passos do pai.

Cordeiro de Farias foi interventor federal do Rio Grande do Sul, de 1938 até 1943, período em que tornou-se general-de-brigada. Além desses, assumiu vários cargos públicos e políticos. Por duas vezes foi cogitado como candidato a presidente da República. Durante toda a sua vida participou de atos revolucionários, como a criação da Coluna Prestes, a deposição do presidente Washington e o afastamento de Getúlio Vargas.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário