Airton Engster dos Santos

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Lilian Fleck Lengler viajou aos quatro continentes da terra (América, Europa, Asia e África) como representante da América Latina na Federação Luterana Mundial



Lilian Fleck Lengler 

Lilian Fleck Lengler viajou aos quatro continentes da terra (América, Europa, Asia e África) como representante da América Latina na Federação Luterana Mundial.

Nascida em Marata, veio para Estrela ainda criança de colo. Inicialmente a família foi residir no distrito de Costão e após se mudou para o Centro da cidade. 

Filha de Armindo Fleck e Jurema Fleck. Casada em 1960 com Günther Gilberto Lengler (falecido), mãe de Cristina e Anelise.

Em 1954 aconteceu a formatura de Lilian no Ginásio Martin Luther e em 1957 se formou como técnica em contabilidade no antigo Ginásio Cristo Rei.

Desde a juventude participava ativamente das programações da Comunidade Evangélica de Estrela, e logo após o casamento, entrou para OASE – Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas, onde foi secretária, tesoureira e presidente, eleita em 1971.

O cargo de coordenadora distrital da OASE ficou vago, quando o pastor da IECLB de Estrela, Hartmut Schiemann, convidou Lilian para assumir o cargo. Em 1981 foi escolhida para ser presidente regional da OASE.

As presidentes regionais reuniam-se anualmente. Em 1982 Lilian Fleck Lengler participou de um evento em Curitiba – Paraná, quando foi eleita como presidente do Conselho Nacional da OASE.

Em 1984, foi realizado o "Congresso de Constituição da OASE Nacional" quando Lilian foi eleita presidente do "Conselho Nacional da OASE".

Em 1986, no Concílio realizado no Rio de Janeiro, Lilian Fleck Lengler foi eleita para integrar o Conselho Diretor da IECLB, indicada pela OASE Regional.

No ano de 1990, foi realizado em Curitiba, a Assembléia da Federação Luterana Mundial (FLM). Na oportunidade Lilian foi eleita como uma das representantes da América Latina na organização. Viajou diversas vezes para o exterior: Genebra-Suiça - sede da FLM, Colômbia, EUA, Índia, Noruega, Africa do Sul, Namíbia e China. 

Lilian participou junto com seu esposo Günther Gilberto Lengler de outras atividades na IECLB. Günther foi presidente da Comunidade Evangélica de Estrela e por 12 anos presidente do Asilo Pella Bethânia em Taquari.

Além disso, participa sucessivamente do Festival do Chucrute, realizado anualmente, desde 1966, até os dias atuais.

Lilian Fleck Lengler foi eleita vereadora de Estrela para mandato de 1982 a 1988.

Texto: Airton Engster dos Santos
Fotos: Acervo Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário