Airton Engster dos Santos

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Descarte incorreto de lixo causa acidentes em servidores da UTL









Descarte incorreto de lixo causa acidentes em servidores da UTL

O descarte inadequado de vidros e seringas (agulhas) e materiais perfurantes se constitui num grande perigo ao trabalho de servidores no município, expondo os profissionais que realizam reciclagem do lixo urbano, na UTL localizada no distrito de Delfina, a uma série de dificuldades durante o exercício de suas rotinas.

Conforme relatos dos membros da Cipa da Prefeitura a colocação inadequada pode imputar aos coletores e separadores muitos problemas. Um objeto de vidro ou seringa descartável, mal acomodados podem ferir gravemente o servidor, obrigando esse profissional a ter problemas de saúde que podem ser facilmente evitados, revelam os membros da Cipa.

Agulhas não podem ser descartadas de maneira nenhuma no lixo normal defendem os técnicos de segurança do Trabalho da Prefeitura Pedro Ari Pedroso e Carlos Schmogel.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, a conscientização da população na hora de separar o lixo doméstico é fundamental. A população precisa ser mais consciente, colocando os materiais perigosos em recipientes mais rígidos para o acondicionamento, como latas, garrafas pet ou mesmo embalagens de leite, informa a chefe da pasta, Rosângela Selli Johann.

Segundo membros da Cipa, uma parte da sociedade parece não ver o papel fundamental que os coletores e separadores exercem para o bom funcionamento do município. Não custa nada ter um pouco de cuidado na hora de se jogar fora objetos que possam causar acidentes.

Conforme disposto na nova Lei Nacional de Resíduos Sólidos, pessoas responsáveis por resíduos acomodados de maneira incorreta, e que venham a causar ferimentos graves a terceiros poderão ser responsabilizados criminalmente pelo ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário