Airton Engster dos Santos

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Carmen Lory Calsa - Diretora por 11 anos da Escola Estadual 20 de Maio no município de Estrela. Teve a honra de receber o Governador do Estado Walter Peracchi Barcelos




Carmen Lory Calsa

Educandário da rede Estadual de Ensino Fundamental em Estrela, a Escola 20 de Maio iniciou suas atividades em 1° de março de 1961, como Grupo Escolar de Subúrbios, no Bairro Oriental, nas dependências do Colégio Martin Luther.

Dona Carmen Lory Calsa, diretora da instituição de ensino, de 1962 a 1973, foi decisiva para construção do prédio da Escola.

Nascida em 25 de fevereiro de 1931, natural de Travesseiro, filha de Bruno Hans Walter Lawerenz (nascido em Berlim), chegando ao Brasil em 1931 e Olívia Schmidt Lawerenz, de Forqueta.

Casou-se no ano de 1954 com Antônio Calsa (falecido). Dona Carmen é mãe de Belkis Carolina e Antônio Carlos.

Estudou no Colégio Martin Luther, naquela época ao lado da Igreja IECLB, no Centro de Estrela. Estudou magistério em Taquari, tendo se formado no Colégio Santo Antônio.

Foi trabalhar no Posto de Saúde com 14 anos de idade, onde permaneceu por quatro anos.

No interior do município, acompanhando profissionais do Posto de Saúde, fazia campanhas de prevenção de doenças.

Lecionou na Escola de Moinhos. Trabalhou com Diva Osório, no Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Estrela.

Por saber falar no idioma alemão, foi chamada por Dante Moraes para fazer o Censo de 1950, na região de Corvo, antigo distrito de Estrela, hoje município de Colinas.

Foi Diretora por 11 anos da Escola Estadual 20 de Maio, onde muito se empenhou para construção do prédio, e teve a honra de receber o Governador do Estado Walter Peracchi Barcelos, que visitou a instituição.

Dona Carmen Lory Calsa, se aposentou no magistério em 1975.

Trabalhou ainda na Assistência Social da IECLB, onde priorizou o Lar Cafarnaum, que consistia num conjunto de quatro casas abrigando pessoas com deficiência física. Seu esposo, novamente ajudou na construção das moradias. A comunidade auxiliou no projeto.

Texto: Airton Engster dos Santos
Fotos: Acervo Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ricardo Wagner falou para uma multidão em Teutônia-RS...

No sábado (18 de agosto de 2018) Ricardo Wagner falou para uma multidão em Teutônia-RS.....