Airton Engster dos Santos

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Francisco Reckziegel ou Assis Sampaio foi o primeiro presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Estrela





Francisco Reckziegel ou Assis Sampaio

Natural de Linha Terezinha, Sampaio, Venâncio Aires, nascido em 21 de dezembro de 1929. Profissão: Técnico em Contabilidade. Falecido em 7 de julho de 2008, sepultado em Estrela-RS. Faleceu no Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre.

Reckziegel foi o primeiro presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Estrela. Integrou a primeira diretoria do Centro Cultural 25 de Julho. 

Seu pseudônimo literário foi adotado em razão do santo padroeiro, São Francisco de Assis, e do nome de sua terra natal, Sampaio.

Entre 1936 e 1939 estudou na Escola Paroquial, em Sampaio. De 1940 a 1945 estudou no Seminário Seráfico, em Taquari. Mais tarde, 1955-1957, na Escola Técnica de Comércio, em Estrela. 

Realizou trabalhos como a produção de crônicas semanais para Jornal Nova Geração, 1972-1989. Também produziu crônicas para o Jornal O Informativo do Vale e Jornal Folha de Estrela. 

De 1979 a 1989 realizou comentário dominical na Rádio Alto Taquari de Estrela-RS. 

Em 1995 recebeu prêmio “Histórias de Trabalho”, do Núcleo Cultural Usina do Gasômetro, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre na categoria “Lembranças e Vivências”. 

Em 1997 publicou o livro “Nas Barrancas”, uma seleção de crônicas do Jornal Nova Geração, com apresentação do jornalista da Rede Globo, Alexandre Garcia. 

Em 1999 recebeu Menção Honrosa no Concurso Santa Crua, 150 Anos de Colonização Alemã, na UNISC. 

Ainda em 1999 Edição do livro “Divagações e Reminiscências”, crônicas do Jornal Nova Geração, com prefácio do escritor Lothar Hessel. 

Em 2000 teve trabalho selecionado no Concurso Histórias de Trabalho, da Secretaria Municipal da Cultura, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. 

Em 2001, edição do livro “Recortes do Jornal”, crônicas do Jornal Informativo do Vale, com prefácio do jornalista Osvaldo Carlos Van Leeuwen.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Fotos: Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ricardo Wagner falou para uma multidão em Teutônia-RS...

No sábado (18 de agosto de 2018) Ricardo Wagner falou para uma multidão em Teutônia-RS.....