Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Vereadores de Estrela - Pronunciamentos dia 25 de setembro de 2017...

Fotos: Paulo Mikolaiczk
Câmera de Vereadores Sessão 25.09.17
Texto Cristhofer Pereira da Silva

Marcio Mallmann (PP): O Parlamentar disse que estava lisonjeado, após ter visto uma reportagem no Canal Rural. Sendo que a mesma, mostrava que um Antropólogo, um Advogado e uma Farmacêutica, depois de formados resolveram voltar para Agricultura. O Vereador comenta que ao voltar para agricultura resolveram investir e inovar na área de laranjas e moranguinhos, colocando Estrela na vitrine no cenário Nacional como referencia no setor. Encerra Marcio que a ideia desses jovens, surgiu com visita da família feita na Alemanha.

Tiago Lehnen (PSDB): O Vereador disse que fez pedido a RGE Sul, para realizar podas de árvores no Bairro Auxiliadora, porque a mesma esta encostando nos fios de alta tensão e podem causar quedas de energia elétrica nos temporais. Lehnen disse que encaminhou pedido a Secretaria de Obras, para que concertem rede de esgoto na rua 20 de maio, proximo com entorno da rua Pontes Filhos, que está correndo céu aberto, casando proliferação de insetos e mau cheiro.

Marco Aurélio Wermann (PV): O Parlamentar falou da sessão solene que ocorrerá no dia 27 de setembro, as 19 horas no Salão da OASE. Objetivo é a homenagem da comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante. Disse que essa data é importante não só como forma de lembrar, mas de marcar, porque tem uma repercussão na vida social, econômica e histórica da humanidade. 

Norberto Luiz Fell (PPS): O Vereador disse que abraça a causa do colega Marcio Mallmann, de Estrela ter aula da língua alemã no seu componente curricular. Norberto fala que foi um dos grandes defensores, que fosse feito para determinados cargos, concursos provas de título, e causa mau estar em saber pela mídia, que o concurso foi suspenso. Sendo que milhares de pessoas ver frustradas suas possibilidades de seguir aprovados, ou de usar algum termo desse concurso. O Legislador também relata fato, que pouco foi falado, de menino que teria levado choque e sofrido queimaduras com água quente, em maquina de terceiro em espaço público, não nas melhores condições. Recebeu e-mail dizendo que a família clamava por ajuda. Pediu para o Município prestar todos os serviços disponíveis na área da saúde ao menor. E lamenta que fato possa gerar eventual ação judicial.

Volnei Zancanaro (PR): O Vereador falou do Projeto de lei 110, que foi aprovado na ultima sessão. Lamenta a aprovação por parte dos colegas, para venda dos imóveis públicos. Disse que no futuro área da Rua Santa Maria, pode fazer falta, porque Município cresce e se expande para essa região. Volnei explica que essa área poderia servir para Posto de Saúde, EMEI e outros fins. Zancanaro se indigna ao dizer que foi aprovado a venda deste imóvel, para a compra da Caixa, que esta ao seu ver, longe de ocorrer no momento. O Legislador se diz com consciência tranquila, e vai poder dizer aos seus descendentes que não aprovou a venda de patrimônio Público.

Darlã Bellini (PSB): O Vereador disse que uma das suas bandeiras em seu mandato é a segurança Pública. Darlã disse que esteve na Assembléia Legislativa, numa solenidade organizada pelo Deputado Catarina Paladini do PSB. A solenidade visou uma frente Parlamentar de apoio a Policia Rodoviária Federal. O Legislador disse que o orçamento do PRF foi reduzido em 25%. Lembra Belinni que em 2016 orçamento para PRF era de aproximadamente 600 milhões. Reitera que em 2017 foi reduzido em 25%, RS tem 250 agentes. Lamenta que o orçamento do STF composto por 11 pessoas, supera os 600 milhões. No Brasil morrem mais de 40 mil pessoas por ano em acidente, o que custa 24 bilhões a União em gastos gerais, indenizações, saúde e outros.

Felipe Schossler (PTB): O Parlamentar disse que a SMEL e a Secretaria da Saúde desde o inicio estão prestando todos os socorros ao menino atingido e a família do menor. Débora Martins disse que como servidora, passou dois dias envolvido com hospital e essa situação, explica que o adolescente foi removido a Porto Alegre, devido a complexidade do caso. O Vereador também falou da iniciativa social do Atacadão onde doou roupas para Secretaria Assistência Social, para repassar a famílias que necessitam.

Gilberto Fensteifeiter (PTB); O Vereador falou que é cada vez maior as dificuldades de se manter uma comunidade, porque as pessoas identificados com o local estão indo embora para outras localidades, e a mudança da legislação com relação as exigências técnicas de segurança são muito caras. Não há mais recursos disponíveis como antigamente. Gilberto também comentou que membros da associação estariam dispostos a passar o patrimônio ao Município, o qual também em função dos custos de despesas não quer receber. Elogia a iniciativa do ex-Prefeito Celso Brönstrup por ter comprado a antiga instalações da AMBEV, mas pediu voto de confiança para atual administração na venda dos imóveis..

Nenhum comentário:

Postar um comentário