Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 28 de julho de 2015

Notícias do Vale do Taquari, Univates, Rio Grande do Sul, Brasil, Mundo - 28 de julho de 2015



Univates:

Biblioteca realiza treinamento sobre bases de dados da Ebsco

A Biblioteca da Univates oferece, no dia 5 de agosto, às 17h, treinamento sobre as bases de dados da Ebsco, uma biblioteca eletrônica composta por dezenas de milhares de periódicos em texto e outros tipos de publicações. A atividade é voltada a professores e acadêmicos e será transmitida no auditório da Biblioteca. Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail para biblioteca@univates.br, com seu nome completo, e indicar o nome do evento.

Saiba mais
Ebsco é um dos principais agregadores de bases de dados do mundo, oferecendo mais de 200 bases de dados de pesquisa em texto completo e resumo. A partir de uma biblioteca eletrônica composta por dezenas de milhares de periódicos em texto completo, magazines, relatórios e vários outros tipos de publicações de renomados editores, a Ebsco atende às necessidades de conteúdo de de pesquisadores.

Vale do Taquari:

No dia 04 de outubro será realizada a eleição para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Paverama. Dez candidatos estão inscritos para o processo eleitoral. Serão escolhidas por voto popular 5 membros titulares e 5 suplentes. A votação ocorre das 8h às 17h, e, a urna estará disponível no CRAS.

A Secretaria de Obras e Viação de Encantado está trabalhando para recuperar as tubulações que quebraram em diversos pontos da cidade devido a grande quantidade de chuvas que ocorreram nas últimas semanas e também os estragos nas estradas do interior.

A Secretaria de Segurança Pública de Lajeado trabalha em um projeto para instalar sistema de áudio nas câmeras de videomonitoramento. O valor estimado para implantar o sistema é de aproximadamente R$ 20 mil. O recurso deve ser obtido, novamente, através de parcerias com empresas.

Produtores rurais de Encantado receberam 7.100 mudas de figo roxo de Valinhos para ampliação da área de plantio existente. A entrega esteve a cargo da Secretaria da Agricultura que possui política pública de incentivo à fruticultura subsidiando 50% do valor das mudas aos produtores interessados em investir na cultura. O investimento foi de R$ 15.975,00.

A Societá Fiori Dei Piani de Estrela realiza no dia 16 de agosto, o 1º Encontro de Corais. As apresentações ocorrem a partir das 09 horas e 30 minutos na Igreja Matriz Santo Antônio. Já o almoço será realizado na sede da entidade, na Transantarita.

No dia 15 de novembro, integrando a programação do Festival do Sorvete e do Encantado em Ação na Praça da Bandeira será realizada a 1ª Feira do Artesanato de Encantado. O cadastro para participar poderá ser feito junto à Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo até o dia 14 de agosto.

A Secretaria de Assistência Social de Encantado e a Lume Centro de Educação Profissional oferecem curso de formação em Instalação de Câmeras e Alarmes. Os interessados devem fazer a inscrição na Lume Centro de Educação Profissional, até o dia 14 de agosto. O curso ocorre de 17 de agosto a 21 de setembro, nas segundas e quartas-feiras das 19h às 22h.

Está em andamento o processo de indicações de nomes para concorrer ao 2º Prêmio Jovem Encantadense. O concurso tem por objetivo valorizar os jovens de Encantado em cinco categorias distintas: ação social, cultura, educação, empreendedorismo e esporte. A iniciativa é da Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo em parceria com o Conselho Municipal de Juventude.

A Secretaria da Agricultura de Encantado comunica aos produtores rurais que mais uma etapa da vacinação para imunização de terneiras contra a brucelose bovina está sendo realizada. Os produtores que possuem terneiras com idade entre três e oito meses de idade devem realizar o cadastro dos animais para posterior vacinação até o dia 31 de julho na Secretaria.

A votação da Consulta Popular do Governo do Estado está marcada para o dia 19 de agosto. Para o Vale do Taquari serão destinados 1 milhão e 500 mil reais.

O CRAS de Arvorezinha realizará de 29 a 31 de julho, o Curso de Culinária, ministrado pela professora Ludmila Gallon.

Nove candidatas estão inscritas para o concurso de soberanas de Anta Gorda. As candidatas são: Ana Paula Duarte, Bruna Endres, Franciele Moratelli, Gislaine Fachini, Letícia Sbardelotto, Magali Conte, Monique Contini, Natália Casagrande e Shelen Aguirre Malaggi. O concurso está programado para o dia 07 de novembro, quando serão escolhidas a rainha e as duas princesas.

No período de 11 a 14 de agosto a Secretaria de Turismo de Ilópolis promoverá Curso de Artesanato. As inscrições são gratuitas.

Estado:
- O Banrisul confirmou à Rádio Gaúcha hoje que irá realizar concurso público para escriturário ainda este ano.

- Os desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça aprovaram o envio à Assembleia Legislativa do projeto de lei que reajusta em 8,13% os salários dos funcionários do Judiciário gaúcho, retroativo a julho.

- Após 19 anos de espera, 380 ex-funcionários do Frigorífico Casarin começaram hoje (27) a receber um total de dois milhões de reais de dívidas trabalhistas em Pelotas.

- As vendas do comércio varejista gaúcho no Dia dos Pais devem repetir o fraco desempenho do Dia das Mães deste ano.

- A alta do dólar beneficia o turismo da Serra Gaúcha.

Brasil:
Procurador da Lava Jato nega que tenha havido escuta em cela de Youssef
Dois policiais federais admitiram, durante audiência da CPI da Petrobras, que as escutas existiram

Dilma, Temer e ministros traçam estratégia para unificar base no Congresso
Parlamentares analisarão projetos do ajuste fiscal na volta às atividades, em agosto

Cunha diz que vai analisar pedidos de impeachment com fundamentos legais
Presidente da Câmara despachou 11 pedidos da presidente Dilma

Ministro diz que governo vai ao embate político em votações da pauta-bomba
Eliseu Padilha minimizou as divergências entre o Palácio do Planalto e o presidente da Câmara

STF concede progressão de regime a dois condenados no Mensalão
Ex-diretor do Banco Rural e a ex-funcionária passam a cumprir pena no semiaberto

Mundo:
Terremoto de 7 graus abala Indonésia
Após poucas horas do sismo não havia informações sobre vítimas ou danos

Obama critica o tom dos republicanos nos debates presidenciais
Um dos candidatos é Donald Trump que tem feito declarações polêmicas

Credores chegam à Grécia para concluir novo plano de resgate
Partes não se entendem nem mesmo sobre data de início das negociações

Justiça ordena prisão de ex-militares que queimaram chilenos vivos durante ditadura
Presos se somam a outros sete que foram detidos e acusados na semana passada


Nenhum comentário:

Postar um comentário