Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Notícias Vale do Taquari, Univates, Rio Grande do Sul, Brasil e Mundo - 24 de julho de 2015


Univates:

Alunos de 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio podem se inscrever, do dia 23 de julho até dia 11 de agosto, para competir na 18ª Olimpíada Matemática da Univates. A prova será aplicada no dia 26 de agosto, das 14h às 17h, no câmpus de Lajeado.

Podem se inscrever as escolas que tenham participado da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), cujas provas são aplicadas em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Para estudantes do 5º ano (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental, independente da instituição estar cadastrada ou não na OBM, serão aceitas as inscrições de até três duplas por turma de cada escola.

Informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5515, ou pelo e-mail omu@univates.br. No dia da prova, recomenda-se que os candidatos estejam no local do teste com 15 minutos de antecedência. Mais informações em www.univates.br/extensao/18a-olimpiada-matematica-da-univates.

Vale do Taquari:


O 6º Jantar Gourmets da Solidariedade em benefício da Vovolândia São Pedro e APAE de Estrela está agendado para o dia 22 de agosto. O evento será realizado no Centro Comunitário Cristo Rei, a partir das 20 horas.

Na segunda-feira (27), às 13h30min, na Câmara de Vereadores de Estrela, ocorre a assembleia pública municipal que irá discutir as propostas a serem inclusas na Consulta Popular 2015. A reunião é aberta para toda comunidade.

Os escritores encantadenses Ampére Giordani e Gino Ferri lançaram na noite de ontem suas novas obras. A iniciativa foi mais um evento alusivo ao Centenário de Encantado, e, ocorreu, no Auditório Brasil do Centro Administrativo. Giordani lançou o livro “O Desertor da Civilização” e Ferri fez o lançamento do livro “Encantado Centenário”.

A Secretaria de Assistência Social de Encantado e a Lume Centro de Educação Profissional oferecem curso de formação em Instalação de Câmeras e Alarmes. Os interessados devem fazer a inscrição na Lume Centro de Educação Profissional, até o dia 14 de agosto. O curso ocorre de 17 de agosto a 21 de setembro, nas segundas e quartas-feiras das 19h às 22h.

Iniciou nesta semana o processo de indicações de nomes para concorrer ao 2º Prêmio Jovem Encantadense. O concurso tem por objetivo valorizar os jovens de Encantado em cinco categorias distintas: ação social, cultura, educação, empreendedorismo e esporte. A iniciativa é da Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo em parceria com o Conselho Municipal de Juventude.

Em Paverama os alunos da rede municipal de ensino estão de férias e retornam as atividades no dia 03 de agosto. Neste período os professores participam de formação continuada.


Rio Grande do Sul:
- O bebê de onze meses espancado pela mãe e o padrasto em Campo Bom, no Vale do Sinos, teve alta do HPS de Canoas.

- A polícia investiga a morte de um idoso, de 71 anos, no Bairro Canudos, em Novo Hamburgo.

- A Polícia Civil de Caxias do Sul ainda não tem pistas sobre o atirador que matou a menina Ana Clara Benin Adami, de 11 anos.

- A Justiça condenou o ex-secretário Municipal da Fazenda de Rio Grande a 13 anos e cinco meses de prisão em regime fechado, pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

Brasil:
Extradição de Henrique Pizzolato é adiada até dezembro
Ex-diretor do BB terá que comparecer a um tribunal italiano no dia 14 de dezembro

Presidente da Andrade Gutierrez pede liberdade ao STJ
Executivo foi preso no mês passado durante a décima quarta fase da Operação Lava Jato

TCU pede a Renan e Cunha urgência na votação de contas de ex-presidentes
Isso possibilitaria que as contas de Dilma também sejam apreciadas pela Casa

Cunha cria comissão para tratar reforma tributária
Segundo ato da presidência, comissão será composta por 27 membros titulares

Defesa do presidente da Odebrecht pede liberdade ao STJ
Marcelo Odebrecht está preso desde o mês passado na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba


Mundo:
Atirador mata duas pessoas e se suicida em cinema dos EUA
Pelo menos sete ficaram feridos em Louisiana

Naufrágio na costa líbia deixa ao menos dez emigrantes mortos
No total, 88 pessoas foram retiradas da água e as demais morreram no mar

Nairóbi se blinda para visita de Barack Obama
Comandante da polícia de Nairóbi declarou que serão mobilizados 10 mil policiais na capital

Tunísia valida pena de morte para crimes terroristas
Pena também é prevista para tomada de reféns

Nenhum comentário:

Postar um comentário