Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Notícias Vale do Taquari-RS - 26 de janeiro de 2015



A Receita Municipal de Travesseiro comunica a todos os produtores rurais do Município, que realiza até dia 31 de março o levantamento dos talões de produtor no Setor de Tributação da Prefeitura. Nas comunidades do interior será realizado um roteiro a partir do dia 03 de março.

A Secretaria de Obras de Travesseiro realiza na próxima sexta-feira a coleta do lixo sucata em todo interior do município a partir das 07 horas da manhã. As equipes de coleta saem do pavilhão da Secretaria de Obras e percorrem todo município.

A Prefeitura de Arroio do Meio investiu R$ 7 mil em melhorias na Área de Lazer Pérola do Vale.

A administração municipal de Westfália iniciou na semana passada os serviços para construção de mais salas de aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bandeirantes, de Linha Franck.

O 23º aniversário de emancipação do município de Sério será comemorado com o Festival de Cultura, Turismo e Gastronomia, programado para o período de 20 a 22 de março. Entre as atrações confirmadas está o festival cultural nativista com apresentações de talentos locais e regionais.

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, no próximo dia 1º de fevereiro, terá quatro candidatos. Os candidatos são: Chico Alencar (PSOL-RJ), Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG).

O Campeonato Municipal de Bochas 48 – 16 metros – de Anta Gorda deve se iniciar no dia 21 de fevereiro. Os interessados têm até o dia 30 para confirmar participação.

A colombiana Paulina Vega venceu o concurso Miss Universo, realizado neste domingo em Miami, nos Estados Unidos. No total, 88 mulheres disputaram o título de mais bela do mundo. A brasileira Melissa Gurgel ficou entre as quinze finalistas.

Na noite de ontem ocorreu no Ginásio Nelson Francisco Brancher, a escolha da Garota Verão de Lajeado de 2015. Onze candidatas participaram do concurso e a vencedora foi Bárbara Regina Quinot, que agora participará da etapa regional, marcada para o dia 06 de fevereiro, em Sobradinho.

Estão abertas as inscrições para o Garota Verão de Estrela. As garotas precisam ter entre 14 a 20 anos, morar em Estrela ou ter um vínculo com a cidade. Informações e inscrições na Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) até o dia 30 de janeiro.

“Como potencializar suas vendas no Liquida Teutônia” será tema de palestra gratuita organizada pela CIC Teutônia amanhã, dia 27, das 19h às 21h15min, no Auditório 03 da entidade. O palestrante será o presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV), Vilson Nailor Noer. O Liquida Teutônia 2015 ocorre nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro, deverá contar com a participação de mais de 170 empresas, oferecendo descontos e condições especiais de pagamento.

O período de pré-matrícula e confirmação de matrícula nas escolas estaduais, para os candidatos que realizaram a inscrição online de 05 a 13 de janeiro, deve ser efetuado até a próxima sexta-feira, dia 30. Deverão ser preenchidos os dados da pré-matrícula no site da Secretaria Estadual da Educação (www.educacao.rs.gov.br) ou na escola de designação.

A invernada adulta do CTG Giuseppe Garibaldi de Encantado, representa o Brasil no 8º Festival Internacional Culturas e Danças Latino-Americanas, no Chile. A entidade é o único grupo brasileiro e o primeiro CTG a participar do Festival. O Grupo leva um espetáculo de danças gaúchas e coreografias com temas do sul do país, além de outros ritmos brasileiros. O evento iniciou na última sexta-feira, dia 23 de janeiro, e, prossegue até domingo, dia 1º de fevereiro.

A Secretaria de Educação de Bom Retiro do Sul vai transformando as dez escolas municipais em instituições com atendimento em turno integral. As cinco de Educação Infantil e três colégios de Ensino Fundamental já recebiam os alunos nos dois turnos. Atualmente, o município conta com 1,3 mil alunos.

O Sicredi Região dos Vales está com processo seletivo aberto para o preenchimento de uma vaga na área comercial da Unidade de Atendimento do município de Relvado. Para participar, os interessados deverão ter ensino médio completo e residir ou ter vínculo com o município. Os requisitos fazem parte da forma de atuação da Cooperativa que busca valorizar e contratar profissionais da região.

O vice-prefeito de Paverama, Edgar Hauenstein, foi oficializado pelo prefeito Vanderlei Markus como novo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente. 

A Secretaria da Saúde de Colinas promoveu uma capacitação para as novas Agentes Comunitárias de Saúde, aprovadas no último concurso público. A atividade foi realizada na Unidade Básica de Saúde.

O Setor de Tributação da Prefeitura de Travesseiro lembra que os serviços de máquinas devem ser pagos dentro do período de 30 dias depois de realizados. Os contribuintes que fizerem o pagamento após este período pagarão multa e juros de acordo com a legislação.

Em Estrela, a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Paulo Freire no Bairro das Indústrias ocorre dia 07 de fevereiro, às 10 horas. O custo total da obra foi de 1 milhão 430 mil reais, com recursos do Governo Federal e da Prefeitura.

A Secretaria de Obras de Colinas realiza a recuperação das estradas do município. Na semana passada os trabalhos foram efetuados em linhas Santo Antônio e Ano Bom Alto.

Os contribuintes do IPTU de Paverama, têm até o dia 30 de janeiro para aproveitar o desconto de 20 %. Os carnês podem ser retirados na Prefeitura, junto ao Departamento de Fiscalização.

O CRAS de Doutor Ricardo recebe até o dia 30 de janeiro as inscrições para as oficinas: Arte para Vida; Arte em PVC; Praticando Saúde; Alegria de Colorir; e, Construindo Sonhos.

Deve começar em fevereiro a obra de ampliação da Escola Municipal de Ensino Médio Fazenda Vilanova. No local, serão construídos refeitório e cozinha em um espaço de mais de 91 metros quadrados.

O prefeito de Encantado, Paulo Costi, estará de férias até 30 de janeiro. Neste período, o vice-prefeito José Calvi responde pelo Poder Executivo.

A Feira do Produtor Rural de Paverama vem sendo realizada desde o início do mês de dezembro no Parque 13 de Abril, no Centro da cidade. As feiras ocorrem nas manhãs de todos os sábados.

A Secretaria da Fazenda de Teutônia, informa que estão à disposição dos contribuintes os carnês da Taxa de Licença, do ISSQN e da Taxa da Vigilância Sanitária 2015.Os carnês poderão ser retirados na sala 14, Centro Administrativo.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Doutor Ricardo comunica que até o dia 13 de fevereiro devem ser apresentados os talões de produtor. A apresentação do talão garante direito aos incentivos concedidos pela lei municipal da agricultura.

O edital de exposições para artistas interessados em mostrar seu trabalho na Univates teve inscrições prorrogadas até o próximo dia 24 de janeiro. As exposições selecionadas serão realizadas, nos Espaços Arte do câmpus de Lajeado, durante o primeiro semestre de 2015. As inscrições podem ser feitas no Núcleo de Cultura e Eventos, situado no Centro Cultural Univates.

O prédio da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) está passando por reformulação do seu primeiro piso. A obra deve estar concluída em abril.

A Secretaria de Agricultura de Anta Gorda realiza no dia 11 de fevereiro, uma tarde de campo sobre noz-pecã.

Nos meses de janeiro e fevereiro o CRAS de Roca Sales oferece atividades de hidroginástica para idosos e freqüentadores do PAIF (Proteção Atendimento Integral a Família). As segundas e quintas feiras no horário das 8:30 as 10:00 e a tarde das 16 as 17:30.

Está aberto o período de inscrições para o Vestibular Complementar da Univates. São 36 cursos com vagas disponíveis. A prova única de redação será aplicada no dia 1º de fevereiro, das 13h30min às 16h30min, no campus de Lajeado.

Em Arroio do Meio, estão abertas as inscrições para o Circuito Verão Sesc de Esportes. A etapa municipal ocorre no dia 08 de fevereiro, na Área de Lazer Pérola do Vale, com início previsto para às 09 horas, envolvendo as modalidades de Futebol de Areia e Voleibol de dupla, nos naipes feminino e masculino. Equipes interessadas podem se inscrever até o dia 06 de fevereiro, na Secretaria de Educação e Cultura.

Estão abertas as inscrições para o Concurso Garota Verão 2015, na Secretaria de Cultura de Teutônia, sala 18 do Centro Administrativo. A etapa microrregional acontece na cidade de Estrela, no Parque Princesa do Vale, no dia 31 de janeiro. Podem se inscrever-se garotas de 14 a 20 anos.

No dia 06 de fevereiro será realizada em Sobradinho a etapa regional do Concurso Garota Verão 2015. A etapa microrregional realizada em Muçum classificou as seguintes meninas para próxima fase do concurso: Caroline Saldanha (Roca Sales), Katlin Nobre (Vespasiano Corrêa), Liliane Bonometti (Anta Gorda), Natália Veirich (Muçum), Paola Bagatini (Encantado) e Thayana Soares (Capitão).

As aulas na rede municipal de ensino de Teutônia iniciam no dia 23 de fevereiro. Já as atividades com os professores serão retomadas no dia 18 de fevereiro. 

Os presidentes das entidades e comunidades de Muçum podem efetuar a retirada dos calendários de eventos, na Casa de Cultura Padre Luchino Viero.

A Secretaria da Agricultura de Muçum recebe até o dia 30 de janeiro as encomendas de alevinos. A entrega ocorre no dia 10 de fevereiro, às 09 horas. 

No período de 13 a 15 de março ocorre na Praça Itália, em Ilópolis, o Festival das Etnias de 2015, que este ano tem como foco principal a leitura.

A União Rocasalense de Clubes de Mães e a Emater de Roca Sales realizam no dia 29 de janeiro, uma excursão para o Paraíso das Pedras em Linha Estefânia, Nova Bréscia.

O Setor de ICMS da Prefeitura de Colinas raliza nesta semana o levantamento dos Talões de Produtor, para os moradores de linhas 31 de Outubro, Westfália e Centro.

A próxima reunião do Fórum de Resíduos Sólidos de Lajeado será realizada no dia 04 de março, das 16h às 17h30, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Participam do encontro os gestores municipais e representantes do Ministério Público, Condema, poder legislativo, catadores, empresários, moradores, pesquisadores e organizações sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário