Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Notícias Regionais do Vale do Taquari-RS - 14 de outubro de 2014


Em Doutor Ricardo na quarta-feira, dia 15, haverá reunião com beneficiários do Programa Bolsa Família, iniciando às 14h no CRAS.

A sessão solene da Câmara de Vereadores de Doutor Ricardo para homenagear o “Bebê Prefeito”, ocorre na quinta-feira, dia 16, às 14 horas, no auditório da prefeitura. A escolha do Bebê Prefeito está inserida na programação da 2ª Semana do Bebê Ricardense.

Estão abertas as inscrições para interessadas em concorrer como rainha, princesa e embaixatriz do Turismo do município de Encantado. Moças, com idade entre 16 e 25 anos, podem se inscrever até o dia 30 de outubro na Secretaria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo. A escolha das soberanas ocorre no dia 05 de dezembro, no Clube Comercial.

No período de 16 a 19 de outubro acontece em Ilópolis a Festa do Pão. Haverá praça de alimentação com café, almoço, janta e lanches nos quatro dias do evento. Programação consta ainda: atrações culturais, brinquedos infláveis, mateada e unidade móvel de panificação FIERGS/SENAI. O evento será realizado no Complexo Arquitetônico do Museu do Pão.

A Secretaria de Agricultura de Capitão recebe até o dia 30 de outubro os pedidos de alevinos. As espécies ofertadas são carpas capim, jundiá, húngara, cabeça grande e prateada.

A equipe da Secretaria da Saúde de Roca Sales realiza nos dias 18 e 25 de outubro pré-câncer e exame clínico de mamas, tendo como foco principal as mulheres entre 25 e 64 anos. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa. Nos dois sábados a Unidade Básica de Saúde permanecerá aberta das 9h às 12h e das 13h às 15h. As interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde ou a Estratégia de Saúde da Família para realizar o agendamento.

O prefeito de Travesseiro, Ricardo Rockembach, está de férias, sendo que responde pelo poder executivo o vice-prefeito Ariberto Quinot.

Seguem em andamento as plenárias do Projeto Encantado Participa da Administração Municipal de Encantado. O projeto tem por finalidade promover a participação da população nas questões das comunidades e na decisão sobre a utilização de parte dos recursos orçamentários municipais.

Amanhã, dia 14, às 19 horas, será no Salão da Comunidade do Jardim do Trabalhador, para os moradores dos bairros São José 1 e 2, Lago Azul, Jardim do Trabalhador, Nova Morada e Faterco)

Na próxima sexta-feira, dia 17, serão escolhidas as soberanas do município de Forquetinha.

A Administração Municipal de Roca Sales, através do Setor de Fiscalização, realiza até esta terça-feira, dia 14, a regularização do serviço de táxi A medida visa melhorar o serviço aos usuários e padronizar o atendimento prestado. Atualmente, Roca Sales conta com 39 concessões. O cadastro deve ser retirado no Setor de Fiscalização.

Na quarta-feira, dia 15, os empreendedores do município de Arvorezinha têm encontro marcado com a Unidade Móvel do SEBRAE. A ação está sendo viabilizada pela Associação Comercial e Industrial de Arvorezinha, durante todo o dia. O serviço é gratuito e esclarecerá dúvidas sobre abertura de empresas, gestão empresarial e acesso ao crédito.

Até o dia 20 de outubro, acontecerá em Lajeado o Curso de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, o qual terá como público alvo policiais civis, policiais militares, servidores do DML e profissionais das áreas de Saúde e de Assistência Social. O curso iniciou hoje no auditório da Delegacia de Polícia de Lajeado.

A Escola Municipal Ipiranga de Colinas está com inscrições abertas para o 2º Ipiranga Show. O evento é um concurso musical de livre estilo, que tem por objetivo promover a arte e a cultura e despertar o gosto pela música. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de outubro. Serão selecionadas três composições.

O Campus da Univates em Encantado vai sediar uma nova unidade do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari. No local, será implantado o Centro de Estudos em Biogás e Energias Renováveis. O espaço que estava ocioso, sem aulas, sediará laboratórios e unidades experimentais de produção de biogás e energias alternativas.

O vereador de Lajeado Carlos Eduardo Ranzi quer mudanças no sistema de diárias de viagens vigente na prefeitura. Na sessão legislativa desta terça-feira, dia 14, o parlamentar deverá encaminhar um projeto de lei que determina novas regras para o assunto.

Em Fazenda Vilanova, os jovens nascidos em 1996 farão o Juramento à Bandeira na próxima sexta-feira, dia 17, a partir das 8h45min, em frente à prefeitura. Durante a solenidade, será feita a entrega do certificado de dispensa de incorporação do Serviço Militar.

Na próxima quinta-feira, dia 16, ocorre o primeiro sorteio da promoção “Natal, tempo que encanta – Campanha Nota Fiscal dá Prêmios 2014”, realização da Prefeitura com o apoio da CIC Teutônia. Tendo por local a entidade empresarial, às 16 horas será conhecido o ganhador do primeiro televisor de LED 32 polegadas.

Em Roca Sales, será realizado no sábado, dia 18, o 8º Festival do Canto da X Oktober Freund Fest. O evento ocorre a partir das 14h30min, na Comunidade Evangélica de Roca Sales.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Muçum realiza durante esse mês ações para conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Na quinta-feira, dia 16, ocorre palestra show com o parapsicólogo clínico e terapeuta espiritual e emocional, Frei Antoninho Pasini. O tema do evento é “Livrando-se da Depressão”. A atividade inicia às 19 horas e 30 minutos na Câmara de Vereadores.

A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia promove palestra com orientações de prevenção a causas trabalhistas. O evento ocorre nesta terça-feira, dia 14, para as áreas de serviços e indústria. O palestrante será o advogado Norberto Luiz Fell, com experiência em assessoria jurídica trabalhista e especialização em Gestão Pública Municipal. A programação ocorre das 19 às 21 horas.

O Programa Saúde da Família (PSF) de Muçum estará aberto no próximo sábado, dia 18, das 08 às 11h30min para as pessoas que desejam fazer o cadastro do cartão SUS. As pessoas que possuem plano de saúde também necessitam fazer o cadastro.

Nos dias 16 e 30 de outubro, a Unidade de Saúde de Colinas estará fechada das 12h às 13h30min para a reunião da equipe de enfermagem.

Integrantes da Secretaria de Educação e do Conselho Municipal de Educação de Colinas estão elaborando o Plano Municipal de Educação. A próxima reunião está marcada para esta terça-feira, dia 14, às 19 horas, na Câmara de Vereadores.

A Univates promove nos dias 22 e 23 de outubro o XV Workshop de Alimentos. O tema deste ano será Inovação, produção e qualidade. O evento é voltado a profissionais e empresas do setor de alimentos.

Foram prorrogadas, até o dia 18 de outubro, as inscrições para a 7ª Mostra de Dança, promovida pela Univates. As apresentações ocorrerão no dia 07 de novembro, nos turnos da tarde e da noite, no Teatro do Centro Cultural. Informações podem ser conferidas pelo site da instituição.

O Ponto de Atendimento do Sebrae de Encantado, em parceria com a Administração Municipal, Associação Comercial de Industrial de Encantado e CDL, promove o curso de Gestão e Técnicas da Produção nos dias 20 a 24 de outubro. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro.

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) definiu as vagas para o ingresso em 2015. Na região Vale do Taquari, a unidade de Encantado irá oferecer 80 vagas, sendo 40 para o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos e 40 para Administração Rural e Agroindustrial. Metade das vagas é reservada para candidatos com baixa renda familiar, e 10% serão destinadas para pessoas com deficiência. A Uergs utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso na maioria de seus cursos de graduação.

Está em desenvolvimento o calendário de matrículas na rede estadual de ensino para 2015. A rematrícula dos estudantes já inscritos nas escolas estaduais deve ocorrer até o dia 31 de outubro, na própria instituição. A inscrição para ingresso no 1º ano ou 1º ciclo do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio Politécnico, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Curso Normal (Magistério) e cursos técnicos subsequentes deve ser feita até o dia 31 de outubro no site da Secretaria de Educação (Seduc): www.educacao.rs.gov.br, no link Matrícula na Escola Pública.

Em Capitão os integrantes da Comissão Geral para elaboração do Plano Municipal de Educação se reuniram para debater o tema. A próxima reunião está marcada para o dia 05 de novembro, com participação de diversos segmentos da comunidade escolar e conselhos municipais.

No dia 21 de outubro acontece em Cruzeiro do Sul, Audiência Pública para debater a alteração da Lei de Concessão dos Serviços de Táxi. Há denúncias de veículos clandestinos atuando no município. No encontro devem ser definidos os pontos, a quantidade de táxis por localidade, o uso de taxímetro e a tabela de preços.

Em Estrela uma série de atividades estão sendo realizadas em alusão a Semana da Água. Na próxima quinta-feira, dia 16, às 14 horas, ocorre programação na Faculdade La Salle: exibição de filme, palestra sobre agroecologia e painel de debates com o engenheiro agrônomo André Michel Muller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário