Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Lajeado-RS - Gustavo Adolfo visita UTL


Gustavo Adolfo visita UTL

A Usina de Tratamento de Lixo Doméstico de Estrela (UTL), localizada no Distrito de Delfina, recebe inúmeras visitas de escolas de toda região. Acompanhadas pelo coordenador da unidade e por profissional da Sala Verde do município, o trabalho tem por objetivo aproximar crianças e adolescentes de uma realidade impactante: o descarte dos resíduos sólidos.
Na terça-feira, foi a vez do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado. Acompanhados pela professora de Biologia, Jaqueline Spellmeier, duas turmas do 2º ano do Ensino Médio conheceram a UTL e receberam orientações quanto ao descarte e separação do lixo doméstico. “Tudo o que vai para o lixo nas casas de Estrela vem para cá. Alguma parte é reaproveitada”, destaca a orientadora Erotildes Sulzbach.
As 19 toneladas de lixo diárias passam por um processo de seleção em duas esteiras. Cerca de 30 colaboradores, entre homens e mulheres, são responsáveis por separar o que é reaproveitável – latas, papéis, papelões e plásticos – do que será destinado a célula de rejeitos. “Nossa célula foi projetada para durar 20 anos, mas seu mau uso fez com que em 15 anos ela já estivesse lotada”, salienta o técnico Danilo Sander.
Sander ressaltou a importância de não colocar no lixo doméstico materiais perigosos como seringas, pilhas, vidros quebrados ou embalagens tóxicas, como as de agrotóxicos, pois são causadoras de acidentes na UTL. “Existem diversas campanhas para conscientizar a comunidade, cada um precisa fazer sua parte”, finaliza. A UTL de Estrela é considerada modelo na região e está aberta para visitação agendada.


Matéria e foto: JÔNATAS DOS SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário