Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 2 de julho de 2013

Lajeado - Adote um Amiguinho registra pouca participação da comunidade


Ação ocorreu das 8h30min às 14h
Carolina Chaves

Dino, Lia, Hirochi, Luna, Guliver, Gigante, Lincei, Lua e Arizona, entre outros tantos cães estavam esperando por um lar, no quiosque do Parque dos Dick, em mais edição do programa Adote um Amiguinho no último sábado (29), entre 8h30min e 14h. Na ocasião, 13 filhotes de diferentes idades e pelagem, uns mais arteiros, outros mais calmos, estavam disponíveis para adoção. Somente a pequena Bilka, graças a um morador de Cruzeiro do Sul, terá uma casa e uma família.

Duas moradoras do bairro Moinhos D’ Água aproveitaram o evento para efetuar a chipagem de seus cães e conforme a organização, cerca de 30 pessoas visitaram o espaço. Para a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV), Eléa Marie Wessel, a baixa participação deve-se a correria do dia-a-dia. “Atualmente, as pessoas estão muito preocupadas consigo mesmas, e não procuram dedicar tempo para ações sociais. Aqueles que se preocupam com a questão poderiam prestigiar e auxiliar na divulgação do evento. Já os que não se interessam em adotar, podem aproveitar os demais serviços oferecidos, e deste modo, contribuir para a causa”, declara. O objetivo do CCZV é preparar os cães abandonados, para um novo lar, firmando-se como uma casa de passagem. Porém, hoje o local abriga 49 cães, enquanto, outros 93 permanecem nas ruas, com a solicitação de recolhimento em aberto. Deste modo, a falta de interesse da comunidade em adotar incrementa o índice de cães abandonados e prejudica o recolhimento de outros. Conforme Eléa, adotar é um ato de solidariedade. “Estes animais precisam de cuidados e carinho, pois já foram abandonados, e muitas vezes maltratados.

Adotá-los não soluciona apenas o problema de um, mas de muitos outros”, afirma. A equipe da Ervateira Safra esteve presente no evento, e preparou chimarrão para os participantes. A próxima edição da Feira ocorrerá ainda neste mês.

Texto e fotos: Carolina Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário