Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Informativo Independente Vale do Taquari - 1° de julho de 2013


Nos dias 04 e 05 de julho acontece a XX Feira do Livro do Colégio Teutônia.

A Secretaria da Saúde de Encantado inicia hoje o terceiro turno de atendimento médico no Posto Central de Vacinas, das 18h às 20h. Assim como nos anos anteriores, o serviço oferece atendimento à população com médico e enfermeira. O objetivo principal é ampliar o acesso às consultas médicas durante o inverno para evitar as incidências de doenças respiratórias, que se acentuam neste período.

Hoje, às 18 horas, acontecem sessões ordinárias das câmaras de vereadores de Encantado, Marques de Souza e Coqueiro Baixo. 

Em Estrela a sessão do poder legislativo acontece hoje, às 18 horas e 30 minutos.

Nas cidades de Progresso, Roca Sales, Fazenda Vilanova e Venâncio Aires, as sessões das câmaras ocorrem às 19 horas desta segunda-feira.

Em Travesseiro a sessão do poder legislativo inicia às 20 horas.

A Câmara de Vereadores de Estrela realiza Sessão Solene hoje, às 20 horas, quando será concedido o título de Cidadã Estrelense à Teresa Sessi Baronio, que há 30 anos se dedica ao trabalho de auxiliar pessoas com necessidades especiais. A proposição é do vereador Luiz Fernando Schneider (PMDB).

A programação comemorativa aos 164 anos de criação do município de Taquari, prossegue nesta segunda-feira. Entre as atrações estão as oficinas de teatro e o show gospel.

A Secretaria de Agricultura de Encantado realiza hoje o recolhimento de lixo rural nas localidades de Jacarezinho, Auxiliadora, São Luiz e São Roque.

Encerram hoje as inscrições para o concurso público na Prefeitura de Paverama. Há vagas para os cargos auditor de controle interno, engenheiro civil, enfermeiro, fiscal, médico, operário, servente, pedreiro, procurador jurídico e professor em várias áreas. As inscrições devem ser feitas via internet, no site www.unars.com.br. 

Diversos prefeitos da região estiveram na manhã de hoje em Caxias do Sul, para receberem máquinas do programa PAC-II. A entrega foi feita pelo Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia promove esta semana o curso “Crediarista e agilidade no atendimento em caixa”. O curso será ministrado pelo administrador de empresas, especialista em Gestão de Pessoas e em Docência para a Educação Profissional, Adriano Santolin.

A manifestação em favor da UEGRS, polo de Encantado realizada na última sexta-feira foi um grito de alerta pela mobilização regional, na interpretação do Reitor da Instituição Fernando Guaragna. Segundo ele, existe dinheiro para a construção da sede própria da UERGS em Encantado mas falta apoio regional e por isto declarou solidariedade ao grupo que liderou a iniciativa.

Os municípios de Canudos do Vale, Fazenda Vilanova, Capitão e São Valentim do Sul receberam na sexta-feira, viaturas novas para Brigada Militar. A entrega aconteceu na sede do CRPO em Lajeado.

Em Imigrante, a vereadora Rejane Birkeuer (PMDB) quer que seja implantado o programa de vacinação gratuita contra o HPV (Papilomavírus Humano), em meninas da faixa etária de 09 à 13 anos. Ela argumenta que pelo menos 15% das mulheres brasileiras estão infectadas e a forma segura de evitar o contágio é a vacinação.

A Câmara de Vereadores de Imigrante autorizou o poder executivo a repassar R$ 8 mil para a Orquestra Municipal, cujos integrantes irão viajar à Europa para um Intercâmbio Cultural. A viagem ocorre no período de 14 à 29 de julho.

A Secretaria de Saúde em Lajeado está de alerta para reverter o alto índice de mortalidade materna, fetal e infantil que está ocorrendo. Nos primeiros cinco meses do ano foram registrados 14 óbitos, o mesmo número de todo o ano passado.

O prefeito de Lajeado, Luiz Fernando Schmidt, sofre a segunda baixa no secretariado antes de completar seis meses de governo. O ex-deputado Marquinho Lang permaneceu apenas dois meses como secretário do Meio Ambiente sendo substituído por José Francisco Antunes. Na sexta-feira foi a vez de Jolci Leo Bolsi deixar o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação. O substituto será definido no decorrer desta semana.

O Vestibular de Inverno da Faculdade La Salle realizado no último sábado registrou um aumento de 30% de participantes. Os aprovados já estão listados no site www.unilasalle.edu.br/estrela. Para o curso de Turismo não houve o fechamento de turma.

Marcada para o dia 13 de julho, às 08h30min, a assembleia ordinária da Afubra no auditório do Colégio Mauá, em Santa Cruzdo Sul. Prestação de contas, fixação das taxas e valores das contribuições dos benefícios do Departamento de Mutualidade fazem parte da ordem do dia.

A Univates está oferecendo o Curso de Ouvidoria. As aulas serão ministradas às quartas-feiras à tarde, no período de 03 de julho a 14 de agosto.

A Administração Municipal de Roca Sales através do Setor de Fiscalização realizará quarta-feira dia 03 de julho, uma palestra técnica sobre a implantação do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) nos estabelecimentos comerciais, de festas, ensino e comunitários. O evento ocorrerá a partir das 14 horas, na sala de reuniões da Secretaria de Educação e Cultura. A palestra será ministrada pela Arquiteta e Urbanista e Pós-Graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho, Susana Ritter de Souza, e pelo Sargento do Corpo de Bombeiros de Encantado, Claiton Rit. Podem participar membros de escolas, comércio, comunidades e igrejas.

Nos dias 05, 06 e 07 de julho acontece Feira do Artesanato no Ginásio do Colégio Santo Antônio, em Estrela. A promoção é do Estrelart (Associação dos Artesãos de Estrela).

De hoje até a próxima quinta-feira o Colégio Teutônia realiza sua 2ª Semana Acadêmica.

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro elaborou o calendário de entrega do cheque incentivo nas localidades. Nesta terça-feira, dia 02 de julho, a entrega do benefício será feita no salão do Juventude da Sede, às 14 horas.

O Sicredi iniciou hoje o encaminhamento dos projetos do Plano Safra 2013/2014, direcionado para custeio, comercialização e de investimentos no setor primário. O Sicredi Região dos Vales estima liberar R$ 80 milhões para próxima safra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário