Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 7 de julho de 2013

COLUNA DO LUCA – 08.07.12 - Jornal O Informativo


COLUNA DO LUCA – 08.07.12 - Jornal O Informativo 
Luiz Carlos Freitag 

Paulo Kohlrausch (foto), ex-Prefeito de Santa Clara, me confirmou com todas as letras: é pré candidato a Deputado Federal pelo PMDB. “Tem muitas pessoas me apoiando”. Ele está avaliando a situação e sondando as possibilidades de se eleger. “Tenho que saber quais os apoios que terei no Vale do Taquari”. Realmente, como nossa Região tem aproximadamente 300 mil votos e como Enio Bacci (PDT) não vai à reeleição (vai concorrer a Deputado Estadual), as chances são muito boas de continuarmos a ter um representante em Brasilia.


Antes de começar a Sessão da Câmara, nesta segunda-feira, o Prefeito Rafael Mallmann, seu Vice Valmor Griebeler, alguns Secretários e Vereadores, receberam oficialmente, uma Retroescavadeira. Valmor (na foto com Rafael) me disse que “a Retro veio de graça, via PAC 2 do Governo Federal. Logo mais quatro máquinas deverão ser confirmadas”. Estas máquinas - duas Retro, uma Motoniveladora e uma Pá Carregadeira, terão a licitação aberta dia nove “e se não houver atraso as duas primeiras virão em 30 dias e as outras em 60 dias”. Explicou que estas serão pagas com R$ 1.370.000,00 do Governo Federal e mais R$ 170 mil em contrapartida da Prefeitura de Estrela. “E em novembro, virá mais uma motoniveladora sem contrapartida, via PAC 2. Até o fim do ano serão seis máquinas novas”.

Parece que finalmente se chegou a um consenso. Em reunião do Detran com a Associação dos Taxistas de Estrela, ficou decidido que os Taxis terão de ser da cor branca, podem ser usados para este fim por cinco anos e será obrigatório o uso do taxímetro. Isso foi tudo aprovado, falta só ser transformado em Lei.

Estrela terá o 1º Festival de Inverno de Cerveja Artesanal. Será de 24 a 27 deste mes no Salão Nobre do Estrela Palace Hotel. E a programação é uma maravilha. Teremos debates, palestras, jornada técnica e no encerramento, as 20h, no Center Show da Lupus Land acontece Show Nacional com a Banda Cachorro Grande. As inscrições podem ser feitas no e-mail acervaestrela@gmail.com ou pelo fone 9278 3686. O valor da inscrição é um quilo de alimento não perecivel.

Paulão Scheeren (MD) lamentou “a babilônia de dinheiro gasta em estádios brasileiros”, para a Copa das Confederações. “Enquanto isso, falta dinheiro na educação, saúde e outras áreas”. Ele disse ser a favor das manifestações da população, quando feitas sem vandalismo.

Ernani de Castro (PMDB) comentou que na hora do pique, está cada vez mais dificil o trânsito em Estrela, principalmente na Avenida Rio Branco. E disse que no Bairro Boa União o problema no acesso da Rota do Sol está cada vez maior. “Já fomos várias vezes no DAER e eles alegam que não tem projeto, já fazem mais de tres meses e nada é feito”, afirmou. Adriano Scheeren (PSB) também criticou o DAER, dizendo que a RS 129 entre Estrela e Bom Retiro do Sul estava em péssimas condições e foram necessárias duas semanas de reclamações para que providências fossem tomadas. “A pavimentação asfáltica do trecho é um sonho antigo, estamos batalhando muito nisso e graças ao empenho do Poder Executivo o sonho deverá se tornar realidade em breve”, comentou.

FRASE DA SEMANA: “Porque o Estrela FC não empresta seu estádio para ajudar o inter?”.(Filósofo Gremista, no Salão do Hermes e Leonardo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário