Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 25 de junho de 2013

Vale do Taquari Notícias

Vale do Taquari Notícias - 25 de junho de 2013

Amanhã, às 09 horas, acontece no Auditório Brasil, do Centro Administrativo de Encantado, a assembléia municipal da Consulta Popular Cidadã.

Nesta quarta, quinta e sexta-feira, a 3ª CRE estará promovendo em Estrela, o Seminário que abordará a Realidade, Contradições e Possibilidades da Educação do Campo. A programação se desenvolve no Estrela Palace Hotel, integrando as 34 escolas do campo da região escolar, juntamente com representantes das Coordenadorias Regionais de Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Cachoeira do Sul.

Hoje, às 17 horas, ocorre sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado. A sessão será realizada no Ginásio Claudião, junto ao Parque dos Dick, como forma de facilitar o acesso da população que promete, através das redes sociais se fazer presente em grande número. Cinco projetos estão na pauta do dia, entre eles o que prevê convênio com o Hospital Bruno Born.

Nas cidades de Muçum, Imigrante, Mato Leitão e Bom Retiro do Sul, as sessões das câmaras municipais ocorrem às 19 horas desta terça-feira.

Hoje, às 18 horas, acontece concentração popular junto ao Ginásio Poliesportivo em Cruzeiro do Sul para mais uma manifestação de protesto contra a atual situação política/administrativa do país.

O Setor de Fiscalização da Prefeitura de Roca Sales, juntamente com o Grupo de Educação Fiscal Municipal, promovem hoje, às 14 horas, na sala de reuniões da Secretaria de Educação e Cultura, um treinamento gratuito sobre o programa Nota Fiscal Gaúcha. As orientações serão prestadas por um técnico do Governo do Estado.

A administração municipal de Travesseiro iniciou hoje na localidade de Três Saltos Baixo o roteiro de entrega do cheque incentivo aos produtores rurais.

O Conselho de Desenvolvimento de Marques de Souza realiza hoje, às 19 horas, a assembléia municipal, referente a Consulta Popular Cidadã do Governo do Estado. A secretária executiva do Codevat, Cíntia Agostini participará do encontro para esclarecer dúvidas da comunidade.

Em Mato Leitão a assembleia municipal da Participação Popular e Cidadã, ocorre hoje, às 20 horas, no auditório do Colégio Estadual Poncho Verde. Também nesta terça-feira acontecem assembleias em Santa Clara do Sul, Coqueiro Baixo e Nova Bréscia.

Pedindo por um Brasil melhor, mais de 500 pessoas participaram de manifesto ontem na cidade de Estrela. O grupo participou de caminhada, foi até pelas ruas da cidade Mais de mil pessoas participaram no final de tarde de ontem do manifesto publicoem Estrela. A concentração foi na Estação Rodoviária e de lá seguiu até o centro da cidade, interrompendo a sessão ordinária da câmara de Vereadores, local invadido por um grupo com cartazes e gritos de ordem. Depois de passar na prefeitura, os manifestantes foram até a BR 386 e interromperam por algum tempo a ponte sobre o Rio Taquari.

Está sendo realizada hoje em Estrela a eleição para o Conselho Tutelar. Doze candidatos estão inscritos para o processo eleitoral. A escolha é feita por um colegiado composto por entidades governamentais e não-governamentais do município. Os cinco conselheiros eleitos tomam posse no dia 1º de julho, com mandato previsto até o dia 09 de janeiro de 2016.

O município de Marques de Souza, conta com 330 propriedades produtoras de leite, com cerca de quatro mil vacas que produzem por ano, onze milhões de litros de leite. Os dados são da Secretaria da Agricultura do município, ao confirmar que nesta semana o Estado vai repassar R$ 50 mil reais para a prefeitura aplicar no setor produtivo.

A administração municipal de Estrela divulgou edital marcando pregão presencial para às 09 horas do dia 11 de julho, na prefeitura, para a compra de duas retroescavadeiras novas, para a aplicação de recursos do Ministério de Agricultura.

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em Imigrante desenvolvem um projeto prático. Em sala de aula recebem orientação sobre o uso correto de diversas câmaras fotográficas, e seguem para pontos referenciais para fotografar e preparar o arquivo histórico.

O trabalho de recapeamento das ruas de acesso ao Centro de Progresso está concluído. O trajeto liga a cidade com os municípios de Boqueirão do Leão, Barros Cassal e Gramado Xavier.

O Colégio Santo Antônio de Estrela está recebendo inscrições para sua segunda turma do Curso de Técnico em Estradas. Acapacitação habilita o profissional a atuar na construção de rodovias. O curso é desenvolvido em quatro módulos sequenciais de formação, contendo cada um 300 horas, além de outras 400 horas de Estágio Supervisionado. As aulas da nova turma iniciam-se em agosto. As inscrições podem ser efetuadas até o mês de julho, na secretaria do educandário.

O deputado federal Ronaldo Zulke (PT) anunciou recursos federais para os municípios de Teutônia, Fazenda Vilanova, Cruzeiro do Sul, Imigrante, Cruzeiro do Sul e Roca Sales.

No último sábado, em Colinas, cerca de 150 manifestantes prestaram solidariedade ao prefeito Gilbertto Keller. O chefe do executivo enfrenta processos na justiça que podem levar à sua cassção, inclusive com decisão desfavorável em primeira instância. O grupo como forma de apoio buscou Keller em casa e o conduziu até a prefeitura.

Encerram hoje, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) que oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de Ensino Superior. Nesta edição, são oferecidas 90 mil bolsas. Aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 podem se inscrever pelo site do Prouni. O resultado da primeira chamada deve ser divulgado no dia 28 de junho.

No período de 1º a 04 de julho o Colégio Teutônia realiza sua 2ª Semana Acadêmica, evento que terá na sequência a XX Feira do Livro, dias 04 e 05 de julho.

Na presença de um grande público, que lotou os corredores da Prefeitura de Estrela, tomou posse na tarde de ontem o novo secretário de Saúde do município. Elmar Schneider, ex-vereador e deputado estadual por dois mandatos, deixou a diretoria de Segurança Alimentar do Governo do Estado para assumir uma das principais pastas do Governo Municipal. A posse de Schneider foi prestigiada pelo secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni.

Em Roca Sales a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, encerrada na última sexta-feira, dia 21, atingiu 97,88% da meta estimada para o município, ou seja, 507 crianças de 6 meses a 5 anos de idade foram vacinadas.

A presidente da República, Dilma Rousseff, confirmou ontem em pronunciamento à Nação, proposta encaminhada pelo presidente da Comissão de Integração, deputado Jerônimo Goergen (PP), que converte as dívidas dos hospitais com a União em serviços de saúde.

Excepcionalmente nesta quarta-feira, dia 26, o Cartório Eleitoral de Encantado, estará atendendo no horário das 08 às 15 horas.

No último sábado cerca de 80 crianças e jovens participantes do Projeto Navegar de Estrela estiveram realizando um passeio na cidade de Santa Cruz do Sul. O grupo visitou a Gruta do Índio, o Mini-zoológico e o Max Shopping Center. O Projeto Navegar é uma iniciativa do Governo Federal desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Estrela.

Hoje, às 19h10min, no Complexo Esportivo ocorrerá o 4º Festival Fitness da Univates. O objetivo do evento é promover aulas coletivas de ginástica como meio de promoção da saúde. A programação encerra as atividades da disciplina “Ginástica de Academia” e contará com dança aeróbia, aeroginga, hip hop class, conexão corpo/dança e mix surpresa. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

A Univates está oferecendo o Curso de Ouvidoria. As aulas serão ministradas às quartas-feiras à tarde, de 03 de julho a 14 de agosto. As inscrições encerram nesta quarta-feira, dia 26, epodem ser feitas pelo site www.univates.br/cursosdeextensao, ou pessoalmente, na Secretaria de Extensão, sala 110 Prédio 1.

A Secretaria da Agricultura de Santa Clara do Sul está realizando a entrega do “Auxílio Silagem 2013”. Para ter direito ao benefício é computada a venda de leite e a comercialização de bovinos. Os beneficiários deverão solicitar o “Auxílio Silagem” junto a Secretaria da Agricultura, até sexta-feira, dia 28.

A Secretaria de Saúde de Estrela anunciou que a meta de vacinação foi superada no município. A estimativa do Ministério da Saúde era que a cidade imunizasse 1.609 crianças, sendo que foram aplicadas 1.638 doses.

Amanhã a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia promove mais uma edição do treinamento gratuito “Ferramentas de crédito e cobrança”. O encontro ocorre no auditório da entidade, das 8h30min às 11h30min. O conteúdo programático destaca vendas com segurança, cobrança de devedores, leis e resoluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário