Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 10 de junho de 2013

5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES: Governo de Lajeado realiza etapa municipal


Schmidt destacou que participação popular é fundamental para o planejamento da cidade
Rafael Scheeren Grün

O salão de eventos da Prefeitura de Lajeado sediou, nesta quinta-feira (06), a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades. Em seu pronunciamento, o prefeito Luís Fernando Schmidt lamentou a existência de grandes conglomerados urbanos, ressaltando que eles ocasionam uma verdadeira deturpação do bem estar social. “Para que as pessoas consigam viver dignamente, temos de planejar nosso município”, afirmou Schmidt, frisando a importância da participação popular no processo de planejamento das cidades. Por sua vez, a secretária do Planejamento (Seplan), Marta Peixoto, salientou que a conferência era importante no sentido de contribuir para que se estabeleçam diretrizes de crescimento ordenado sobre o solo urbano das cidades.

Em seguida, o doutorando em Arquitetura e Urbanismo e professor da Univates, Augusto Alves, proferiu a palestra “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”. Segundo ele, as cidades devem ser pensadas como um organismo, de forma integrada, e não pontual. Ele também baseou sua explanação nos eixos temáticos que abordam a participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial, e políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.

No dia 13 de junho, às 18h30min, no salão de eventos da prefeitura, está marcado um novo encontro, quando serão apresentadas as propostas para Lajeado e serão eleitos os delegados e membros representantes da sociedade civil do Conselho da Cidade.

Fotos de Rafael Scheeren Grün
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário