Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 13.06.13


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 13.06.13

MAGRA-INVENTIVA:Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

ADRIANO (PDB):"Tem portas de creche que tem que se abrir aos chutes".

ERNANE (PMDB):"O deputado esteve presente junto".

FRASE: "Tem que ter mais respeito com as faixas de segurança (Gérson da Silva, Vereador do PT).

Hoje tem Assembléia Mensal da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela. O Presidente Aloisio Mallmann informa que vai ser na sede da AMBAPI - Associação dos Moradores de Bairros de Estrela. Inicia as 19h e 30min.

José Alves (PTB), Presidente da Câmara de Vereadores de Estrela, convidou os interessados para participar da 5ª Conferência Nacional das Cidades - Etapa Estrela, hoje as 8h as 17h na sede do Legislativo Municipal. Serão quatro os temas a serem discutidos: Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano; Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial; Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade. Serão criados quatro grupos de trabalho e no final será apresentado o Relatório Geral. Serão eleitos tres Delegados que representarão Estrela na Conferência Nacional, Etapa Estadual.

Vanderlei Eidelwein (PR) fez duras críticas ao Pronto Socorro do Hospital Estrela. Disse que sua filha caiu de uma escada, foi levada ao local e depois de meia hora de sofrimento, foi informado que demoraria mais meia hora para ser feita a triagem para posterior atendimento. Irritado, levou a filha ao Pronto Socorro de Lajeado. "O atendimento foi imediato e até Raio-X fizeram". Disse que tem de melhorar o atendimento do Pronto Socorro de Estrela "Não quero ter mais direitos que os outros, mas está na hora de mudar", desabafou. José Alves (PTB) disse que a Prefeitura repassa R$ 180 mil por mes ao Hospital e algo tem que ser feito. Ernane de Castro (PMDB) afirmou que o problema é na recepção, "depois que a pessoa entra é bem atendida". Lorena Hauschild (PR) concordou, dizendo que "nem todos são mal atendidos". Paulão Scheeren (MD) disse que o problema é a contratação de pessoas sem qualificação. "Temos de convocar a administradora, Irmã Terésia, para tratar do assunto novamente".

Gérson da Silva (PT) disse que tem muitos motoristas que não estão respeitando as Faixas de Segurança. "Alguns diminuem a velocidade para os pedestres passarem, e levam uma batida por outro motorista que vem em velocidade maior, sem frear". Ernane de Castro (PMDB) disse que deve ser feita uma campanha também para que os pedestres evitem atravessar as ruas longe das faixas de segurança, achando que ali também tem preferência. Paulão Scheeren (MD) disse que devem ser recolocadas as lombadas eletrônicas, pois muitos motoristas não respeitam mais a velocidade.

Cônsul do Grêmio, Carlos Ruschel, o Leitão, muito irritado. Disse que não participará mais dos GREnais do Estrela ParkChoppFest, enquanto estiver no cargo o atual presidente do Rotary Club. "Não é pela organização, mas sim pela sua atitude e sua intransigência". Não consegui falar com o Cônsul do inter, mas parece que ali também existe descontentamento.

Além da definição dos dias de recolhimento de lixo orgânico e lixo seco no centro e bairros de Estrela, agora a Secretaria do Meio Ambiente também definiu quais os dias que ocorrem, em cada bairro, a coleta dos entulhos e lixo verde. Folder com a programação está sendo distribuido, mas informações podem ser conseguidas no telefone 3981 1036.

A Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, adiou a realização de sua reunião mensal, que seria neste sábado ao meio dia. Ficou para o próximo sábado, no mesmo horário. "Também no mesmo local, Nova Bréscia", informou Hilário Eidelwein.

Hoje a partir das 14h estará na Prefeitura de Lajeado, o Secretário de Estado de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato. Quem promove o encontro, é o Diretor de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Que se não saiu ontem do cargo, deve sair nos próximos dias). Busato vai conversar com Prefeitos, Vices e Secretários de Obras da Região, e à noite, como Presidente Estadual do PTB vai participar de jantar na Associação de Moradores da Prefeitura de Lajeado e empossar os novos diretórios do partido eleitos na Região.

Ernane de Castro (PMDB) satisfeito com o sucesso de seus contatos com o DNIT, em Porto Alegre. Em breve deverá ser confirmada a colocação de uma divisória entre as duas faixas da BR 386, na altura da passarela, no final da rua Coronel Brito. é que muita gente não está usando a passarela e isso acarreta muito perigo. "Temos de colocar ali ou uma mureta ou uma tela, para forçar o uso da passarela", afirmou. Concordo com o Vereador, é só ficar um pouco no local, para ver que muita gente se expõe ao perigo, para tentar ganhar alguns segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário