Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Informativo Independente Vale do Taquari - 3 de junho de 2013

Notícias do Vale do Taquari - 3 de junho de 2013

Na próxima quarta-feira, dia 05, a partir das 8h30min, no auditório do Prédio 3, a Univates realiza o Encontro Regional das Primeiras Damas e de Coordenadoras de Grupos de Convivência da Terceira Idade. Na oportunidade haverá a palestra "Boas práticas na elaboração de projetos", com o palestrante Marcos Turatti. A seguir ocorre a apresentação da sistematização das discussões de grupos feitas na reunião anterior e a eleição do município coordenador da Organização Regional de Municípios com Ações Voltadas ao Idoso.

Na manhã de hoje ocorreu em Capitão a VI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado no Recanto dos Pescadores.

A Administração Municipal de Roca Sales inicia nesta terça-feira, dia 04 de junho, no bairros Cidade Nova e Daltro Filho, um cronograma de limpeza, coleta, varrição, capina mecânica, pintura de meio-fio e manutenção das vias públicas dos principais bairros e localidades. Por meio de um roteiro, 14 pontos estratégicos serão contemplados. Os serviços serão realizados pela empresa Lenan Urbanizadora.

Hoje, às 18 horas, ocorrem sessões ordinárias nas câmaras de vereaadores de Marques de Souza e Coqueiro Baixo. 

Em Estrela, o poder legislativo realiza sessão hoje, às 18 horas e 30 minutos.

Nas câmaras municipais de Roca Sales, Fazenda Vilanova e Venâncio Aires, as sessões iniciam às 19 horas desta segunda-feira.

Já a Câmara de Vereadores de Travesseiro realiza sessão ordinária hoje, às 20 horas. 

Na manhã de hoje foi realizada na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, a 41ª edição do projeto "Deputado Por Um Dia". O evento contou com as participação de cinco escolas, entre elas a Escola Municipal Olavo Bilac, de Doutor Ricardo, que apresentou o projeto “Hora da Leitura”, para implantação nas escolas da rede pública de ensino.

Com o apoio da Amturvales, os municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, Muçum e Roca Sales criaram “o grupo turístico Ferrovia do Trigo”. Hoje, às 14 horas, acontece reunião na Prefeitura de Muçum, para tratar do assunto. 

O Departamento do Meio Ambiente de Travesseiro em parceria com a Secretaria de Educação e as escolas do município elaboraram para esta semana uma série de atividades alusivas a “Semana do Meio Ambiente”. Serão conversas com os alunos, plantio de árvores frutíferas e nativas, exposição de vida marinha e de fósseis, além do observatório bioastronômico. As atividades envolverão todos os alunos das redes municipal e estadual de ensino.

Em Ilópolis começa hoje a "Semana do Meio Ambiente", com a palestra de Aline Bettio, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A programação inicia às 19 horas e 30 minutos, no CTG Querência do Mate. A promoção é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O Departamento de Pinturas da Prefeitura de Estrela iniciou hoje o trabalho de pintura da estrutura da ponte sobre o Arroio Boa Vista, na RS-129. O DAER reconstruiu a estrutura a cabe a prefeitura a pintura e sinalização. 

Sete cidades da região receberão até o final do ano as suas agências de correios, são elas: Capitão, Coqueiro Baixo, Itapuca, Forquetinha, Canudos do Vale, Sério e Westfália. Atualmente estas cidades estão sendo atendidas pelos postos dos correios em parceria com as prefeituras, mas com serviço restrito.

Neste mês os encontros do Projeto Viver Bem a 3ª Idade, promovidos pelo CRAS, focarão as patologias frequentes na terceira idade, como fraturas, osteoporose e artrose. A atividade contará com a participação das fisioterapeutas Andréia Lucca Bratti e Ana Júlia Koste. O primeiro encontro acontece hoje, às 14 horas, na sede do CRAS.

Em Imigrante, os problemas com a telefonia móvel seguem sem solução, o que levou o prefeito Celso Kaplan, a acionar o Ministério Público.

A Secretaria de Agricultura de Marques de Souza programa para o mês de agosto, a realização do “Dia do Homem”. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de junho. Na oportunidade serão oferecidas consultas médicas, exames de saúde, além de outras orientações sobre a saúde do homem.

A Secretaria da Educação e Cultura de Roca Sales, em parceria com as escolas municipais Dom Pedro I, Sagrada Família e Perpétuo Socorro – realiza de hoje até o dia 08 de junho a Semana do Meio Ambiente.

A Dália Alimentos realiza nesta terça-feira, dia 04 de junho, seu tradicional Encontro de Mulheres. Neste ano, a oitava edição do evento, apresenta uma novidade: a junção de todas as mulheres associadas das regiões abrangentes pela cooperativa. A programação inicia-se às 9h30min, no Auditório Itália, do Centro Administrativo de Encantado. Serão duas palestras. Na parte da manhã, o filósofo, teólogo e psicólogo, Jorge Trevisol, discorre sobre a temática “Mulher, um Jeito Amoroso de Estar no Mundo”. À tarde, a psicóloga, Júlia Grün, fala sobre o assunto “Sim, elas Também Podem estar no Comando.” Ao meio-dia haverá almoço no Salão Paroquial.

A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia (CIC) e o Ponto de Atendimento do Sebrae no município promovem a oficina “Vencendo a Inadimplência”. A formação ocorre nesta terça-feira, dia 04, das 19h às 23h, no auditório da CIC.

A abertura oficial da Suinofest está marcada para a sexta-feira, dia 07, a partir das 18h30min. O Salão Gastronômico vai funcionar das 18h às 22h, as sextas-feiras e sábados à noite; e das 11h às 14h, aos sábados e domingos ao meio-dia. O evento será realizado no Parque João Batista Marchese – Encantado.

As unidades básicas de saúde de Teutônia receberão nesta semana, equipamentos e materiais hospitalares, avaliados em R$ 100 mil, valor liberado através de emenda parlamentar.

A Secretaria de Assistência Social de Encantado inicia nesta semana a Campanha do Agasalho 2013. Caixas coletoras estão distribuídas no comércio, bancos, escolas, Centro Administrativo, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e instituições. A comunidade poderá doar roupas, agasalhos, cobertores ou calçados.

A Prefeitura de Colinas realiza concurso público para preencher uma vaga para o cargo de médico, com salário de R$ 10.024,00, por 40 horas semanais. As inscrições encerram nesta terça-feira, dia 04 de junho. O candidato pode imprimir a ficha de inscrição, que está disponível no site: colinasrs.com.br.

A Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa), órgão da Secretaria Estadual da Agricultura, autorizou a venda de lotes de leite que estavam estocados na empresa Latvida - Estrela, interditada no dia 08 de maio durante a Operação Leite Compen$ado do Ministério Público. A empresa já comunicou a Associação Gaúcha de Supermercados, sobre o retorno das atividades.

Na próxima sexta-feira, dia 07 de junho, às 09 horas e 30 minutos, acontece na Univates, em Lajeado, mais uma reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Na pauta o Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas.

No dia 22 de junho acontece no Ginásio Municipal de Sério, a “3ª Notte Taliana”. O valor arrecadado com o evento será destinado será ao hospital da cidade. Os organizadores projetam a participação de mais de 700 pessoas para o jantar típico. A animação musical será da Família Paganini.

As tarifas de água da Corsan foram reajustadas em 6,89%. O índice será acrescido nas faturas do mês de julho. 

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) foi criado em mais três cidades da região – Paverama, Fazenda Vilanova e Cruzeiro do Sul. Em Paverama, o partido é presidido por Éderson de Borba Souza; em Fazenda Vilanova por Jaira Rosa Azevedo; e; em Cruzeiro do Sul por Irene Teresinha dos Santos.

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Polícia Civil, para preenchimento de 700 vagas de escrivão e inspetor de polícia, com remuneração de 2 mil 827 reais. A inscrição deve ser feita pelo site www.policiacivil.rs.gov.br, até o dia 22 de junho.

Na noite de quarta-feira, dia 05 de junho, o Colégio Teutônia realiza evento que integra as atividades do projeto “Escola para pais”. Na oportunidade ocorre palestra com Paulo Dienstmann, que abordará o tema “Importância da educação financeira para adolescentes”. O evento inicia às 19 horas, terá por local o auditório do Colégio Teutônia e a entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário