Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Informativo Independente Vale do Taquari - 6 de junho de 2013

O Parque João Batista Marchese está pronto para receber os visitantes que devem prestigiar a 12ª Suinofest. A festa da gastronomia, da alegria e da família inicia-se nesta sexta-feira, dia 7, e se estende até domingo, dia 9, prosseguindo no próximo fim de semana, nos dias 14, 15 e 16 de junho. A abertura oficial da 12ª Suinofest está marcada para a sexta-feira, dia 7, apartir das 18h30min, no Espaço Cultural.

Em Roca Sales, deverão ser vacinadas 518 crianças, de 6 meses a 5 anos, contra a Paralisia Infantil. A vacinação ocorre na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. No dia 14 de junho uma equipe percorre todas as escolas de educação infantil para aplicação das doses. O “Dia D” da imunização ocorre sábado, dia 08, quando a UBS permanece aberta das 08h às 17h, sem fechar ao meio-dia, e equipes percorrem o interior do município para um roteiro de vacinação.

Hoje, às 18 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Teutônia.

De 08 a 15 de junho acontece em Doutor Ricardo a 1ª Semana do Bebê Ricardense. O objetivo é mobilizar a comunidade para a importância da atenção dos primeiros anos de vida, proporcionando as gestantes e as crianças, e suas famílias, atividades lúdicas, artísticas e culturais, além de informações e serviços na área do desenvolvimento infantil e da saúde. A iniciativa é das secretarias da Assistência Social e da Saúde. 

A Prefeitura de Marques de Souza abriu processo licitatório para escolha da empresa responsável pela construção de uma praça na cidade. A reunião para abertura das propostas acontece no dia 25 de junho, às 08 horas e 30 minutos, na prefeitura.

A Secretaria de Saúde de Anta Gorda iniciou hoje a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, com roteiro pelo interior do município. No sábado, a Unidade Básica de Saúde do Centro terá expediente entre às 08 e 17 horas para vacinação. Nesse ano, a gotinha será apenas para crianças que tenham entre seis meses e cinco anos. 

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação trabalha na preparação da Conferência Nacional de Educação que ocorre em fevereiro de 2014. Até lá devem ser realizadas conferências municipais, regionais e estaduais com participação popular. Nos dias 06 e 07 de junho ocorrem os encontros nos polos de Estrela e Arroio do Meio. No dia 14, na cidade de Encantado. Nopolo Lajeado os encontros estão marcados para os dias 17 e 18 de junho. Os polos de Teutônia e Taquari ainda não agendaram suas conferências.

No dia 16 de junho acontece na sede do Guarani de Bela Vista do Fão, em Marques de Souza, a Festa da Bergamota. 

De 25 à 29 de setembro acontece no Parque do Imigrante, em Lajeado, a Construmóbil 2013 - Feira da Construção Civil e Mobiliário do Vale do Taquari.

No próximo sábado, dia 08 de junho, o Rotary Club de Teutônia realiza o XIV Baile das Nações, evento que neste ano homenageia a Índia. Tendo por local a Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, no Bairro Languiru, a programação irá contar com apresentações de danças típicas, exposição de objetos e pratos característicos da culinária indiana. O evento inicia às 20 horas e terá animação da Banda Nova Estação. O resultado financeiro do evento será revertido pelo Rotary à APAE de Teutônia.

A Feira Comercial, de Agroindústria e de Artesanato de Venâncio Aires ocorre nos dias 15 e 16 de junho, no Pavilhão São Sebastião Mártir. Estão inscritos 29 agroindústrias, 39 comerciantes e 34 artesãos. Na área externa serão montadas mais estantes para receber entre outras, a Escola do Chimarrão. 

A Expoagro Afubra em 2014, será realizada de 25 a 27 de março, no Parque de Eventos da Afubra em Rincão Del Rey - Rio Pardo.

O CTG Bento Gonçalves de Lajeado inicia nesta sexta-feira, dia 07, o Curso de Danças Gaúchas de Salão. As aulas serão ministradas pela instrutora e professora de danças tradicionalistas, Clair Jung. O curso é gratuito e aberto a comunidade. As aulas serão realizadas na sede do CTG, às sextas-feiras, a partir das 20 horas.

A Faculdade La Salle irá patrocinar os uniformes das escolinhas do Estrela Futebol Clube. Com a iniciativa, a direção da Instituição pretende incentivar o esporte no município.

No sábado, dia 08, o Sicredi Região dos Vales estará reunindo colaboradores, conselheiros e coordenadores de núcleo, na cidade de Encantado, para prestigiar a Suinofest. Cerca de 600 pessoas são esperadas para o encontro, que também contará com a palestra direcionada aos coordenadores de núcleo intitulada de “Atitude ou nada”, com Steven Dubner. Steven é um dos fundadores da ADD – Associação Desportiva para Deficientes. Após a palestra, os participantes se deslocarão ao Parque João Batista Marchese para visitação à feira comercial e almoço no salão gastronômico da Suinofest 2013.

Nesta semana o secretário da Agricultura de Capitão, Valmir Morschheiser, participou de mais uma reunião do CODETER, realizada na cidade de Teutônia. Segundo o secretário a participação nas reuniões é fundamental para que o município consiga recursos do governo para serem aplicados no setor agropecuário.

O Coral Municipal de Capitão participou do 48º Festival de Coros da Fecors, etapa Eldorado do Sulo. O Coral de Capitão esteve representado por 20 integrantes e foi regido pelo Maestro Adriano Prediger.

As enfermeiras da Unidade Básica de Saúde de Roca Sales, Isolda Vianini Sandri e Carina Guidoni, realizaram, a convite do professor estagiário da Ulbra, Gilmar Schussler, uma palestra sobre primeiros socorros. O público-alvo foram os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Básico Padre Fernando.

A Dália Alimentos se prepara para colocar em funcionamento duas novas linhas de produção de leite. A inauguração do espaço, instalado junto do complexo do leite pó, será no dia 15 de junho, data em que a Dália comemora 66 anos. As duas linhas de produção serão destinadas à fabricação de leites especiais, que serão incorporados à marca Dália Alimentos. A primeira será dedicada à produção de leite UHT nos segmentos integral, semidesnatado e desnatado. A segunda linha é reservada à produção de leites especiais, aditivados e incrementados com cálcio, ferro e vitamina, e também ao leite com redução de lactose. No dia também será realizada Assembleia Geral Extraordinária para escolha do novo Conselho de Administração da cooperativa.

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Capitão realiza no período de 17 a 28 de junho, as inscrições para os cursos gratuitos de informática a serem realizados no Telecentro do município. As inscrições podem ser realizadas no CRAS. Os cursos oferecidos são de informática básica (word, excel, power point e internet - 40 horas) e o segundo mais avançado de photoshop - 25 horas. O início das aulas está previsto para o mês de julho.

Hoje, às 14 horas, a Secretaria da Saúde de Roca Sales realiza o terceiro encontro do Curso de Gestantes. A atividade, promovida pela enfermeira Isolda Vianini Sandri, ocorre no quiosque do Centro Social Urbano. Neste encontro será abordado o tema “Amamentação”. O curso é gratuito.

Durante o mês de maio, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela realizou junto aos Grupos de Convivência de Idosos (GRACIE), encontros do projeto “Estrela Cor + Sabor”. A nutricionista Taís Hart Pezzini palestrou sobre os “10 passos para uma alimentação saudável para pessoas idosas”. A atividade terá continuidade durante este mês.

A 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite inicia neste sábado, dia 08, e segue até 21 de junho em todo o país. Serão imunizadas crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos contra a paralisia infantil. O município de Colinas possui 104 crianças nesta faixa etária para serem vacinadas. A meta é imunizar 95% dessa população. As crianças poderão ser imunizadas das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, na Unidade Básica de Saúde.

O Departamento de Meio Ambiente de Encantado realiza até o dia 15 de julho a coleta de resíduos eletrônicos. O objetivo da campanha é destinar corretamente os equipamentos eletrônicos que não estão mais em uso. Empresas, entidades e comunidade em geral podem deixar os equipamentos na caixa coletora, no hall do Centro Administrativo, ou na sala 103 do primeiro pavimento.

A CDL de Lajeado, por meio do seu Departamento Jovem, promove no dia 19 de junho o Encontro Estadual de Jovens Empresários. O destaque da programação inédita será a apresentação de quatro empreendedores de diferentes cidades do Estado. Os cases serão o X Picanha, com Tatiano Bottoni e Ticiano Bottoni, de Lajeado; Stein Acessórios, com Jeniffer Follmann, de Canoas; Irmãos Jouglard, com Ricardo Jouglard, de Pelotas; e Farmais, com Miguel Raoni, de Porto Alegre. O evento vai ocorrer no Salão Panorâmico do Clube Tiro e Caça, em Lajeado, a partir das 18h30min. Interessados devem garantir participação através do e-mail comercial@cdl-lajeado.com.br

Com o objetivo de incentivar a adoção dos cães que estão alojados no Centro de Zoonoses e Vetores (CCZV) de Lajeado, a Univates recebe até a próxima segunda-feira, dia 10 de junho, no Espaço Arte B do Prédio 9, a exposição fotográfica gratuita “Celebridades de Quatro Patas”. A mostra que contém 10 fotografias é uma forma de mostrar à população sobre a importância de adotar e ceder um lar, com carinho e atenção, aos animais que estão abandonados, muitas vezes vítimas de maus tratos.

No dia 22 de junho, às 8h30min, no auditório do Prédio 7, a Univates sediará o evento gratuito e inédito no interior do Estado “Simpósio de Proteção aos Animais”, etapa Vale do Taquari. Aberta à comunidade, a programação terá o objetivo de estimular a criação de políticas públicas e discutir sobre o papel das pessoas que buscam ou trabalham com o bem-estar animal.

O deputado estadual Alexandre Postal (PMDB) e o vereador Valdecir Gonzatti reuniram-se nesta semana com o presidente da Fiergs, Heitor Muller, na sede da entidade em Porto Alegre. O vereador entregou a Muller ofício no qual solicita que seja instalada unidade do SESI no município de Encantado. O presidente da Fiergs classificou como importante a reivindicação e prometeu a realização de estudos técnicos necessários para verificar a viabilidade.

No período de 10 a 28 de junho, as meninas de Roca Sales, com idade entre 15 e 23 anos, poderão efetuar as inscrições para o concurso que vai eleger a nova corte da Cidade da Amizade para os próximos quatro anos. A rainha, 1ª princesa e 2ª princesa serão conhecidas dia 20 de julho, em evento promovido pela Administração Municipal. As interessadas devem efetuar sua a inscrição entre os dias 10 de junho e 28 de junho no site do Município – www.rocasales-rs.com.br.

Em Estrela, um projeto pioneiro no interior do município vai levar a fibra óptica para mais de 150 casas das comunidades de Arroio do Ouro e Figueira. Elas serão as primeiras beneficiadas no processo de modernização da telefonia rural. O investimento saneará outro problema, pois a comunidade da Figueira era a única do município que não disponibilizava acesso à internet aos usuários do sistema de telefonia rural. As obras, que preveem instalação dos cabos e equipamentos, devem ser entregues em 90 dias.

Cerca de 35 árvores nativas foram plantadas na manhã de ontem nas margens do Rio Taquari, no Parque Municipal da Lagoa, em Estrela, abrindo a Semana do Meio Ambiente no município. A ação coordenada pela bióloga Regiane Mallmann envolveu os alunos do 5º ano da Escola Odilo Afonso Thomé, do Bairro Imigrantes.

Hoje, às 19 horas, acontece no salão da comunidade da Barra do Guaporé, a reunião da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Encantado (ACD-E). A associação tem por objetivo retomar o desenvolvimento do município, e, conta com a participação de empresários, profissionais liberais, prestadores de serviços, professores, produtores rurais, líderes sindicais e comunitários.

Ocorre hoje, às 18 horas e 30 minutos, na Prefeitura de Lajeado, a Conferência Nacional das Cidades, etapa municipal. O palestrante será o urbanista Augusto Alves com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”. Na ocasião também serão eleitos os delegados e membros representantes da sociedade civil para formação do Conselho da Cidade.

Em Capitão, o setor primário é responsável por 94% da arrecadação municipal. Em função disso, a administração municipal investe forte no segmento, somente no programa de erradicação da tuberculose e brucelose, foram aplicados mais de 65 mil reais.

Durante a Suinofest, que inicia nesta sexta-feira, dia 07, no Parque João Batista Marchese, em Encantado, a Dália Alimentos promove ações para as crianças, junto ao estande do Festival de Compras com acesso gratuito. No sábado, das 14 às 18 horas, será desenvolvido o Projeto Criança Dália, a novidade será o "Piso interativo", estilo o video-game X Box.

Na reunião mensal do Conselho da Agricultura de Marques de Souza realizada nesta semana, a participação da Emater. Em discussão a criação de uma Associação de Prestação de Serviços e Assistência Técnica, para atender a comunidade do distrito de Bela Vista do Fão.

Na programação da Semana do Meio Ambiente de Travesseiro, foram soltos na manhã de ontem centenas de balões biodegradáveis, contendo milhares de sementes de plantas nativas. Foi em comemoração ao dia do Meio Ambiente pelos alunos das escolas municipais e estadual. A iniciativa foi das secretarias de agricultura e da Educação. 

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) comunicou que o retorno da cobrança nas praças de pedágio, entre elas as de Encantado e Cruzeiro do Sul, só deve ocorrer na próxima semana. 

O Seminário Regional de Capacitação da Rede de Proteção e Atendimento à Pessoa Idosa ocorre no dia 11 de junho, durante todo o dia, no prédio onze da Univates em Lajeado. A iniciativa é da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, por meio da Rede Escola de Governo, em parceria com a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos.

O PDT do Vale do Taquari realiza encontro regional amanhã, às 20 horas, em Fazenda Vilanova. Na ocasião, o deputado federal Enio Bacci vai apresentar uma moção de repúdio contra o Secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni. Bacci considera que o secretário está dificultando a regularização dos hospitais para manter as UTI's pediátricas. 

A justiça considerou como improcedente a ação movida contra o prefeito Renato Altmann, reeleito em Teutônia. Na mesma decisão a juíza Patrícia Stelmar Netto da 125ª Zona Eleitoral livrou o vice-prefeito Evandro Biondo, de uso abusivo do poder econômico.

Amanhã, às 14 horas e 30 minutos, acontece assembleia da Amvat. Os prefeitos dos 40 municípios filiados a entidade estarão reunidos na Escola Municipal, junto ao Parque João Batista Marchese, na cidade de Encantado. Na pauta, o plano e ações na área de Defesa Civil e o “Turisvales”, evento que ocorre em agosto na cidade de Lajeado.

A Conab construirá uma nova unidade armazenadora de grãos na área portuária de Estrela. Serão investidos R$ 350 milhões na construção de dez novas unidades e apenas uma será em solo gaúcho.

Em Boqueirão do Leão, a Secretaria de Agricultura está incentivando os produtores a migrarem da cultura do fumo. Uma das alternativas é a produção de peixes, com apoio técnico da Emater. 

Um acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura viabiliza o retorno das atividades da Lativida, indústria láctea situada em Estrela. A empresa com cerca de 300 funcionários passa a ter um acompanhamento rigoroso, desde a coleta do leite, identificando todos os produtores, treinando os motoristas dos caminhões coletores e realizando testes diários de todo o leite recolhido, antes de iniciar a industrialização.

Nesta sexta-feira, dia 07 de junho, às 09 horas e 30 minutos, acontece na Univates, em Lajeado, mais uma reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. Na pauta o Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas.

Entra em vigor na próxima segunda-feira a “Lei da Transparência Fiscal”, que tem por objetivo esclarecer os consumidores sobre o verdadeiro custo tributário das operações de venda. As empresas precisarão incluir nas notas fiscais a informação aproximada dos tributos federais, estaduais ou municipais incidentes sobre as transações. O procedimento inclui mercadorias e serviços, especificando os impostos inclusos em cada item.

Estrela sediará nos dias 26, 27 e 28 de junho, o Seminário Inter-Regional das Escolas do Campo. Serão três dias de intenso estudo, planejamento e formação continuada, afirma a assessora das Escolas de Campo da 3ª CRE, Verani Berté. Participam do evento que acontece no Estrela Palace Hotel, representantes das escolas das regiões de Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Cachoeira do Sul. Na 3ª Região Escolar são 34 escolas de campo, 19 situadas em área rural e 16 reconhecidas como instrumentos de interesses dos moradores do interior.

Divulgados os editais de reabertura de inscrições ao concurso público da Polícia Federal. Serão preenchidas vagas para Perito Criminal Federal, Escrivão de Polícia Federal e Delegado de Polícia Federal. A remuneração oferecida para os cargos de Perito Criminal e Delegado é de R$ 14.037,00 e para o cargo de Escrivão é de R$ 7.514,00, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. As inscrições podem ser feitas até 3 de junho, em cespe.unb.com.br, ou nos postos de atendimento presencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário