Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Notícias Vale do Taquari - 20 de junho de 2013


A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado informa aos estudantes universitários e de cursos técnicos, que se cadastraram no Programa Auxílio Transporte Universitário 2013, que o pagamento começará a ser feito na tarde desta quinta-feira. Os estudantes devem retirar o auxílio na secretaria, no quarto andar do Centro Administrativo.

A Univates participa de mais uma edição do evento “São João no Parque”, a ser realizado sábado, dia 22, a partir das 11h30min, no Parque dos Dick, em Lajeado. O evento, gratuito e aberto à comunidade, contará com oficinas de gastronomia, organizadas pelo Setor de Gastronomia da Univates; dicas de beleza e cuidados com a pele, com os estudantes do Curso de Estética e Cosmética; jogos recreativos com a equipe do Museu de Ciências Naturais; e brincadeiras e exercícios do Projeto Integrado da Terceira Idade, com os alunos do Curso de Educação Física. O evento também terá desfile de lanternas, fogueira e apresentações culturais.

A CDL Lajeado está realizando hoje a Convenção Lojista Regional. O evento de capacitação está na sua 13ª edição e ocorre até às 18 horas no Clube Tiro e Caça, em Lajeado. A programação engloba quatro palestras, as quais estarão voltadas ao tema “Gestão de Pessoas – O Segredo para Vencer”.

O Setor de Fiscalização da Prefeitura de Roca Sales, juntamente com o Grupo de Educação Fiscal Municipal, promovem dia 25, às 14 horas, na sala de reuniões da Secretaria de Educação e Cultura, um treinamento gratuito sobre o programa Nota Fiscal Gaúcha. As orientações serão prestadas por um técnico do Governo do Estado. Podem participar da atividade, comerciantes, representantes de entidades e a comunidade em geral.

As turmas do Jardim B da Escola Municipal de Educação Infantil Estrelinha, de Estrela, realizaram, em maio, passeio por alguns pontos turísticos do município. O roteiro fez parte da festividade em comemoração ao aniversário da cidade e ao projeto de aprendizagem realizado pelas turmas.

Na cidade de Putinga a assembléia municipal para definir as prioridades do orçamento estadual de 2014, ocorre nesta sexta-feira, dia 21, às 09 horas, na Câmara de Vereadores.

Estão abertas as inscrições para a 7ª Rústica de Inverno de Estrela. O evento ocorre no dia 14 de julho, com largada às 9h para a categoria infantil e às 10h para o adulto. As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de julho, simultaneamente em Estrela e Porto Alegre. Em Estrela, podem inscrever-se junto a Secretaria de Esportes e Lazer e, em Porto Alegre, no Clube de Corredores de Porto Alegre – Corpa. As vagas são limitadas a 400 atletas na categoria adulto e 300 na infantil.

O Centro de Eletricidade do Colégio Teutônia realiza curso de NR 10 Básico – 40 horas no período de 26 a 29 de junho. Inscrições podem ser efetuadas na Secretaria do educandário.

Ao participar de reunião da Comissão de Economia da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, e votar favoravelmente à criação da subcomissão para tratar da Aviação Civil Regional no Rio Grande do Sul, o deputado Alexandre Postal (PMDB) sugeriu, como uma das primeiras ações do grupo de trabalho, a visita ao aeródromo de Estrela. No início deste ano, Postal visitou a área do aeródromo e a estrutura da pista, fechada desde 2006. Na oportunidade, colocou-se à disposição do prefeito Carlos Rafael Mallmann para atuar pela reabertura do espaço, dada a sua importância.

Não houve vencedor na faixa principal para o concurso 1.504 da Mega-Sena, sorteado pela Caixa Econômica Federal na noite de ontem. A estimativa de prêmio para o sorteio de sábado fica em R$ 25 milhões. As dezenas sorteadas nesta quarta-feira foram: 02 - 10 - 12 - 30 - 41 - 42

A Faculdade La Salle de Estrela proporcionou muita alegria para os alunos da EMEI Arco Íris, com entrega de brinquedos novos e lanche coletivo. Dentro dos conteúdos desenvolvidos na disciplina de Planejamento e Produção de Eventos, da professora Paula Castro, foi realizada campanha de arrecadação de brinquedos novos e usados. A turma, composta por alunos dos cursos de Turismo e Secretariado, mobilizou a Faculdade, visitou lojas e empresas, além de realizar coleta no Calçadão de Estrela. A EMEI Arco Íris atende cerca de 150 alunos no Bairro Imigrantes.

O prefeito de Capitão, César Beneduzi, esteve reunido com o Secretário Estadual da Saúde Ciro Simoni, onde conseguiu a liberação de 150 mil reais, para aquisição de uma ambulância e um carro para Secretaria da Saúde.

No sorteio da Campanha Mãos Dadas com a Saúde do mês de junho, a contemplada foi Márcia Krieger Markus, moradora do município de Westfália. Ela recebe um cheque-presente das Lojas Certel no valor de uma TV 21’’. A campanha é realizada numa parceria entre o Hospital Ouro Branco, de Teutônia, e a Certel Energia, e, arrecada mensalmente cerca de R$ 6 mil por meio das doações espontâneas de associados da cooperativa, debitadas nas faturas de energia elétrica.

O ex-deputado Elmar Schneider (PTB) aceitou o convite do prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, e assume o comando da Secretaria da Saúde. A posse de Schneider acontece na próxima segunda-feira, dia 24.

O Secretário de Agricultura de Estrela e ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (Abcs), José Adão Braun, palestrou durante a programação da Suinofest. O secretário retratou a experiência de Estrela com o Serviço de Inspeção Municipal – SIM. Na plateia, mais de 20 secretários de Agricultura do Vale do Taquari. O Serviço de Inspeção Municipal controla a qualidade dos produtos de origem animal.

Nesta sexta-feira, dia 21, o Colégio Teutônia realiza sua tradicional Festa de São João. O evento ocorre no Auditório Central da escola, com início às 18h30min.

Vereadores de Colinas aprovaram na sessão de ontem dois projetos, conferindo o Título de Cidadão Colinense ao Padre Álvaro Noschang e ao Pastor Irineo Boettcher.

Ocorre sábado, dia 22, a prova única do maior vestibular de inverno já realizado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). São mais de seis mil inscritos que disputarão as 895 vagas oferecidas, entre 22 opções de cursos. A prova única inicia às 14 horas e será realizada somente no campus de Santa Cruz do Sul. A prova é composta por uma redação e 60 questões objetivas.

Na tarde de ontem, em solenidade realizada na Câmara de Vereadores, os produtores do município de Capitão receberam o terceiro lote da bonificação paga pela Administração Municipal, pelas vendas registradas em 2012. Foram entregues 60 mil 263 reais beneficiando 64 produtores.

Os projetos e atividades desenvolvidas nas escolas municipais de Travesseiro neste ano estão norteados pelo projeto “Vivências e experiências, em constante renovação”. O projeto busca potencializar o uso dos espaços escolares com atividades diferenciadas em todas as faixas etárias do aprendizado. Direção, professores e funcionários das escolas estão envolvidos proporcionando as formas mais variadas de técnicas de conhecimento aos alunos de todas as séries desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

No dia 27 de junho, às 14 horas, acontece na Câmara de Vereadores de Travesseiro, a assembléia do ciclo do orçamento 2013/2014, para definir as prioridades que serão incluídas na cédula de votação do Orçamento Participativo.

A AACE (Associação Abrigo Comarca de Encantado) promove no próximo sábado, dia 22, o “MONDONGO BENEFICENTE”. O preço é de 15 reais o quilo. As encomendas devem ser feitas até esta sexta-feira, dia 21, às 12 horas, através do telefone 3751-28-67. A retirada ocorre no sábado, a partir das 11 horas e 30 minutos, no próprio Abrigo.

O deputado Giovani Feltes (PMDB) homenageou, no Grande Expediente desta semana da Assembleia Legislativa, os 60 municípios gaúchos que comemoram 25 anos de emancipação política ao longo de 2013. Na relação dos municípios homenageados estão Relvado, Pouso Novo, Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Progresso e Boqueirão do Leão.

Na próxima terça-feira, dia 25, ocorre a eleição para o Conselho Tutelar de Estrela. Doze candidatos estão inscritos para o processo eleitoral. A eleição será feita por colegiado composto por entidades governamentais e não-governamentais do município, cadastradas no Comdica. Os cinco conselheiros eleitos tomam posse no dia 1º de julho de 2013, com mandato previsto até o dia 09 de janeiro de 2016. os candidatos são os seguintes: Alexandre Martini, Alice Braun, Denise Pacheco Ruschel, Elisângela Mendes, Fausto Althaus, Jorge Scherer, Júlio Andrei Mattes, Marcos Alexandre Kayser, Maria Helena Gottems, Paola Louize Gassen da Silva, Paulo Roberto Martins e Vanessa Beppler.

Nesta sexta-feira, dia 21, acontece a Festa Junina da Faculdade La Salle de Estrela. A programação inicia às 20 horas e 30 minutos, e será realizada na quadra de esportes do Colégio Santo Antônio.

Hoje prosseguem as atividades do ciclo de debates Imposturas Literárias da Univates. O tema desta edição será “O inferno são os outros”, conceito de Jean-Paul Sartre a ser conduzido pelo professor da Ufrgs Luciano Bedin da Costa. A atividade ocorre a partir das 20 horas, na Espazzo Livraria, no Centro de Lajeado.

Hoje, às 18 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Teutônia.

Os municípios de Pouso Novo e Bom Retiro do Sul, realizam hoje as assembleias da Participação Popular e Cidadã, para definir as prioridades e escolher os Delegados para a Assembléia Regional marcada para o dia 02 de julho. Amanhã ocorrem assembleias em Lajeado, Putinga, Arvorezinha e Estrela. 

A Brigada Militar vai auxiliar os fiscais do trânsito na cidade de Lajeado, no final da tarde desta-feira, quando ocorre a manifestação popular em repúdio a corrupção e contra a PEC 37. A concentração ocorre às 18 horas e 30 minutos junto ao posto Faleiro e de lá os manifestantes seguem em passeata até a Prefeitura de Lajeado.

No dia 27 de junho inicia o recadastramento dos eleitores de Capitão para implantação do sistema biométrico. O recadastro é obrigatório e feito no Cartório de Arroio do Meio, de segundas a sextas-feiras, das 12 às 19 horas. Quem não realizar o recadastramento terá o seu título de eleitor cancelado. 

Até sábado, dia 22 de junho, podem ser efetuadas as inscrições para o concurso público do Governo do Estado, para preenchimento de 700 vagas na Policia Civil. A inscrição deve ser feita pelo site www.policiacivil.rs.gov.br. Há vagas para escrivão e inspetor de polícia.

Os componentes da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Estrela receberam ontem o prefeito Carlos Rafael Mallmann para realizarem a devolução de R$50 mil ao Poder Executivo. Segundo o presidente JoséAlves (PTB), a devolução foi possível a partir de um controle rigoroso dos gastos no Legislativo.

Em Progresso o prefeito Edegar Cerbaro reuniu os seus secretários e colaboradores diretos com objetivo de avaliar os resultados do primeiro semestre e para definir as prioridades de cada setor ou secretaria.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia entregou recentemente doações para a Campanha do Agasalho, promovida pela Secretaria de Assistência Social de Encantado. O material arrecadado será repassado às famílias carentes do município.

A Secretaria de Assistência Social de Encantado oferece partir de julho mais um curso gratuito de cuidador de idosos. O curso com 35 vagas será realizado nas quartas-feiras, no Auditório Brasil do Centro Administrativo, turnos da manhã e tarde. A inscrição deve ser feita na sala do CRAS.

Duas semanas depois de anunciar o fechamento da UTI pediátrica, a direção do Hospital Bruno Born recebeu da Secretaria Estadual da Saúde a confirmação do repasse de R$1 milhão, para investir na adequação dos setores “Neo-Natal e Pediátrico”. Já o Hospital de Estrela vai manter apenas o setor Neo-natal.

Depois do sucesso no Primeiro as Damas, Cris Pereira retorna a Encantado para apresentar o espetáculo Cris Pereira Ponto Show, sexta-feira, dia 21, às 20h30min, no Auditório Itália do Centro Administrativo. O ator e humorista interpreta seis hilários personagens, entre eles o fenômeno da internet “Jorge da Borracharia”. A classificação do espetáculo é para maiores de 14 anos. O evento conta com o apoio local da Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado. Os ingressos podem ser adquiridos de forma antecipada na Agafarma, Dália Supermercados, Tabacaria Encantado e Wizard a R$ 25. Na hora o valor do ingresso será de R$ 30.

A Univates realiza domingo às 13h30min, o Vestibular de Inverno 2013. A seleção ocorre nos câmpus de Lajeado e Encantado com inscritos de 77 municípios. A prova terá 45 questões objetivas e uma redação. A orientação é para os vestibulandos chegarem ao local com 30 minutos de antecedência. A localização das salas onde os candidatos prestarão a prova será enviada por e-mail e também estará disponível, a partir de sexta-feira, no site ww.univates.br/vestibular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário