Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 05 de dezembro

Notícias Vale do Taquari - 05 de dezembro

A secretária da Fazenda de Estrela, Elaine Görgen Strehl, recebeu do presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Fülber (PPS), ofício devolvendo 60 mil reais do Legislativo, para ser aplicado na área da Saúde. Segundo Fülber esta é a terceira devolução do ano, as anteriores foram de 100 e 80 mil reais respectivamente.
           
A Secretaria Estadual da Agricultura, com a participação da Fetag e Farsul, vai renovar convênio de cooperação técnica com a Souza Cruz, para estimular o plantio de milho e feijão na resteva do fumo. O convênio vem sendo renovado desde 1984. A medida possibilita a cobertura do solo, utiliza os resíduos da adubação da cultura do tabaco, proporcionando a diversificação de atividade na propriedade com o plantio do milho e do feijão.
           
O vice-prefeito de Progresso, Luiz Fernando Dalcin (PT), denuncia que foram usados veículos da Prefeitura na preparação da “Festa do  11”, do Partido Progressista, no dia 11 de novembro. O prefeito Edgar Cerbaro reagiu afirmando se tratar de mais um desequilíbrio ou de fantasia do vice-prefeito.
           
Cerca de mil lavouras de tabaco de diversas regiões do Rio Grande do Sul, inclusive nos vales Taqiari e Rio Pardo sofreram perdas em conseqüência da incidência de granizo, na última 4ª-feira. O gerente técnico da Afubra, Iraldo Backes, revela que, no último fim  de semana, alguns municípios do Paraná também registraram queda de granizo e com isso, já são 14 mil lavouras danificadas nesta safra.
           
A comissão de festejos natalinos em Capitão promoveu a construção da Casa do Papai Noel, na praça da cidade. No local serão desenvolvidas diversas atividades: cinema, música, oficina com receitas de doces, pintura de rosto e um espaço disponível para depositar as cartinhas com os pedidos a serem feitos ao Papai Noel. 
        
O Ministro Gilson Dipp acolheu no TSE a ação movida pelo Democratas do RS que pede a cassação do mandato do deputado federal Danrlei de Deus, por ter trocado o PTB pelo PSD. O pedido de liminar não foi acolhido, mas haverá instrução e julgamento. O Democratas alega que a lei só autoriza mudança de Partido para o parlamentar ou governante que tenha participado dos atos de fundação de nova siglapartidária, o que não foi o caso, porque Danrlei somente saiu do PTB depois de criado o PSD. 

O Secretário da Agricultura de Venâncio Aires, Fernando Heissler, avalia como crítica a situação no interior devido a falta de chuva. Já são 15 famílias que não tem mais água para os rebanhos e nem para o consumo humano, número que deve crescer nos próximos dias. Na cidade a situação se agrava com o baixo nível do Arroio Castelhano que abastece todo o perímetro urbano. O prefeito Airton Artus, estuda decretar racionamento de água em toda a cidade.
           
Depois das manifestações promovidas pelo Diretório Central de Estudantes da Univates, foram iniciadas as negociações e formado um grupo de trabalho integrado por universitários e representantes da reitoria. Este grupo tem até o dia 12 de dezembro para debater questões como o aumento dos valores das mensalidades.
           
As prefeituras que ainda não aderiram ao sistema Samu, passam a pagar R$1.500,00 por chamada atendida. Nos casos de municípios pequenos como Capitão e Colinas, duas chamadas eventuais num mês contabilizam um valor superior ao que o convênio Consisa cobra por adesão ao Samu.

Lajeado passa a contar com mais uma obra literária. Esta reúne publicações de 227 alunos de 31 escolas públicas e privadas dos ensinos Fundamental e Médio do município. 

Em Estrela o PP e o PT deverão disputar coligados as eleições de 2012. O pré-candidato a prefeito é José Adão Braun, do Partido Progressista. Os dois partidos buscam ampliar a coligação, com a adesão de outras agremiações partidárias.

Entrará em funcionamento hoje, dia 05, o estacionamento rotativo pago nas ruas Júlio de Castilhos e Padre Anchieta, no Centro de Encantado. Para a implantação da nova modalidade de estacionamento, a Administração Municipal remodelou calçadas, instalou placas de trânsito e fez a pintura de cordões. A área de abrangência do rotativo disponibilizará 200 vagas e está identificada pela cor azul dos cordões e pelas placas indicativas.

A Comissão Pró UTI da Câmara de Vereadores de Encantado encaminhou expediente para 31 deputados federais e aos três senadores gaúchos, solicitando apoio para a implantação de UTI, junto ao Hospital Beneficente Santa Teresinha. O projeto está em fase de avaliação junto a Secretaria Estadual da Saúde e a sua implantação está orçada em R$ 2 milhões de reais. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar a bancada gáucha para que direcione recursos através de emendas parlamentares para atender a carência de leitos de UTI no Vale do Taquari. O projeto prevê dez leitos junto ao Hospital, e a solicitação é assinada por Marino Deves (Secretário Municipal da Saúde), Vagner dos Anos (Diretor do Hospital) e Everaldo Delazeri (Presidente da Comissão).

A União Lajeadense de Clubes de Mães (ULCM) realiza hoje, dia 05 de dezembro, às 15 horas, assembleia de encerramento de suas atividades no ano de 2011. A assembleia será realizada no salão de eventos da Prefeitura.

A administração municipal de Teutônia promove neste ano a encenação do espetáculo natalino “Árvores Cantantes”, com três apresentações em locais diferentes. A primeira foi no  domingo, dia 04,  no Parque Poliesportivo do Bairro Canabarro. 
           
Um dos eventos mais tradicionais do município de Roca Sales, o Búfalo no Rolete,  13ª edição, ocorreu no domingo, dia 04 de dezembro. O evento foi realizado no CTG Tropeiros da Amizade.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Encantado realiza audiência pública de apresentação dos resultados da implantação do Programa de Desenvolvimento Local da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O evento ocorre hoje, dia 05 de dezembro, às 16 horas, no Auditório Brasil do Centro Administrativo.

O deputado estadual Edegar Pretto (PT) realiza hoje, dia 05 de dezembro, o I Encontro dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O evento inicia às 14 horas, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

O Tribunal de Contas do Estado realiza hoje, dia 05 de dezembro, o seminário "Acesso à Informação Pública e Transparência", com a participação de especialistas e jornalistas debatedores. O evento tem por objetivo debater o conteúdo e as repercussões da nova Lei de Acesso à Informação Pública.

Em Roca Sales, para finalizar as atividades deste ano, já está programado a festa de encerramento das atividades do Grupo “Viver Bem a 3ª Idade”. O encontro ocorre no dia 06 de dezembro, às 13 horas e 30 minutos, no Ginásio do Centro Social Urbano (CSU). No dia haverá baile, atividades recreativas e lanche. Os encontros de 2011 foram coordenados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para marcar a abertura da programação de shows do Natal Brilhante, a Prefeitura de Lajeado promoveu ontem, dia 04 de dezembro, a apresentação do Padre Fábio de Melo. O espetáculo foi realizado na Concha Acústica do Parque Professor Theobaldo Dick.
           
De 05 a 29 de dezembro, estará aberto o período de matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino de Lajeado. As aulas no próximo ano começam no dia 22 de fevereiro.
            
Está agendada para o dia 08 de dezembro a reunião para a organização do Calendário de Eventos de Capitão. O encontro acontecerá no espaço da Assistência Social, localizado no Clube Sete de Setembro, a partir das 20 horas. Todas as entidades do município devem encaminhar representantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário