Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Rádio Jornal Vale do Taquari - 22 de dezembro

Rádio Jornal Vale do Taquari

Na última sexta-feira, um grande público lotou a Praça Municipal de Capitão para assistir ao Espetáculo “Corações Iluminados”. A encenação contou com a participação de mais de 300 atores amadores, todos do município. A encenação fez parte da programação do XIX Natal em Família de Capitão, que iniciou com o sorteio da Campanha Nota da Sorte. Na ocasião, foram sorteados vale compras e um terreno avaliado em R$ 8 mil.

Os grupos de caminhada assistida da Secretaria da Saúde e Assistência Social de Travesseiro, Sempre Unidos e Viva Vida, realizaram recentemente suas confraternizações de fim de ano. Nos encontros foram realizadas brincadeiras, revelação de amigo secreto, danças e lanche. Os grupos são coordenados pelas técnicas de enfermagem Karine Keil e Suzana da Silva e a professora de educação física Deise Bettio.

A administração municipal de Imigrante concluiu mais uma rede de distribuição de água, desta vez na Linha 11 de Novembro, num investimento total de 68 mil reais com recursos próprios. A Prefeitura também vai instalar na localidade um transformador, para dar suporte à demanda de energia elétrica.
           
A Secretaria de Fazenda de Coronel Pilar, através do setor de fiscalização e tributos solicita aos contribuintes com pendências junto a tesouraria, com vencimento no ano de 2011, para que sejam regularizadas até o fim do ano, afim de que não sejam lançados os débitos em dívida ativa.
                       
Na cidade de Marques de Souza a Associação Comercial e Industrial em parceria com a Administração Municipal promove na noite do dia 28, a Rua do Lazer. Neste dia é comemorada a emancipação de Marques de Souza. Diversas atrações estão sendo agendadas para celebrar a data. 

A comissão que cuida da organização da 3ª Expobol, evento de maior envergadura de Boqueirão do Leão está acelerando os preparativos, para o evento que acontece em março de 2012. No dia 26 de janeiro, no Salão Paroquial, acontece o lançamento oficial da feira, com a presença de expositores, autoridades, patrocinadores e imprensa. 
          
Está concluído o projeto técnico para o asfaltamento da RS 129, de Roca Sales até a divisa com Colinas. O prefeito Amilton Fontana, marcou uma audiência com o Governador Tarso Genro e no Daer, para encaminhar a parceria entre o município e o estado.
          
A Secretaria Estadual de Agricultura lançou o programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina em todo o estado, dentro dos moldes do programa piloto desenvolvido na Comarca de Arroio do Meio. Uma equipe técnica foi encarregada de elaborar o projeto técnico e outra está iniciando o levantamento de dados sobre os rebanhos em todo o estado.
           
O Programa de Agroindústria Familiar desenvolvido em Bom Retiro do Sul, através da Secretaria da Agricultura e Emater, com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), começa a apresentar resultados. A Casa do Mel, em Linha Pinhal, já conta com registro e iniciou a comercialização de seus produtos.
           
Integrantes da Associação de Proteção e Promoção a Infância e Adolescência estiveram 2ª-feira, na sessão da Câmara de Vereadores de Estrela. A entidade atende cerca de 50 crianças e adolescentes com idade entre 04 e 18 anos. Os objetivos são promover e reconstruir o desenvolvimento social do indivíduo e da família.  A presidente Silvia Maya, lembrou que parte da receita vem do Imposto de Renda destinado por pessoas físicas e jurídicas.
           
O STR de Roca Sales completa em abril de 2012, 45 anos de fundação. Para celebrar a data realiza uma promoção de aniversário. Serão sorteados 90 vale-compras, em seis sorteios, totalizando 30 mil de reais. Cada 50 reais em compras, podem ser trocadas por uma cautela.

Nesta semana o Secretário da Agricultura de Capitão, Valmir Morschcheiser, distribuiu mais 50 certificados de Propriedade Livre de Tuberculose e Brucelose aos produtores que participaram do programa de certificação. Nos próximos dias, deverão chegar o restante dos certificados, concluindo 100% das certificações para o município.
           
Na reunião do Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), realizada sábado em Tupandi, foi anulada a eleição para a coordenadoria da 24ª Região Tradicionalista, gestão 2012, realizada no dia 06 de dezembro, em Lajeado. Os motivos, são as supostas irregularidades registradas durante o pleitos. O atual coordenador da 24ª, Gerson Junqueira que encabeçava a chapa de situação, venceu por apenas um voto (28 a27). A chapa de oposição tinha como candidata a coordenadora, Luce Carmem da Rosa Mayer, da cidade de Venâncio Aires.
           
Na sexta-feira, aconteceu a abertura da Feira Gastronômica "Delícias de Natal" em Arvorezinha, iniciativa da administração municipal. O evento realizado na Praça da Matriz seguiu até domingo e foram comercializados guloseimas produzidas no município. Outra atração ocorreu no sábado, com a segunda apresentação deste ano do Auto de Natal atraindo milhares de pessoas que puderam conferir a performance de mais de 250 atores locais.

A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) e a Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado realizaram esta semana a solenidade de lançamento do livro Escritos/Escritores III com os textos dos vencedores do 3º Concurso Literário da Alivat e artigos originais dos escritores que integram a Academia. No evento realizado no auditório da Casa de Cultura de Lajeado, também foram entregues Certificados aos classificados em primeiro e segundo lugares e aos laureados com Menção Honrosa, junto com cinco exemplares do livro.

Depois de passar por uma reestruturação e nova catalogação das peças, o Museu Municipal de Encantado, instalado junto à Casa de Cultura, foi reaberto para visitação. O local recebe estudantes e pessoas da comunidade, que desejam conhecer a história do município, retratada em mais de 800 objetos. Durante três meses, a equipe da Casa de Cultura realizou um trabalho de catalogação e readequação do espaço. Três novas galerias foram criadas – o Memorial das Soberanas de Encantado, o espaço Hary Souza Lopes e o Memorial Agenor Ehlers Peretti.

Vó Célia com mais de 80 anos de idade, líder comunitária do bairro Imigrantes em Estrela-RS, realizou mais uma edição do Natal Solidário que reuniu grande número de crianças. O evento foi realizado no dia 21 de dezembro de 2011, na sede da Associação de Moradores.

ESTRELA - No dia 17, foi comemorado o Dia Nacional das Plantas Medicinais e para lembrar essa data, durante a semana ocorreram diversas oficinas com este foco.

ESTRELA – Ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 21, no salão nobre da Prefeitura, o ato de assinatura das escritas de compra do antigo complexo da Ambev, entre os represtantes da companhia, prefeitura e Rhodoss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário