Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 26 de novembro de 2010

Estrela-RS
Visite o ValedoTaquari - Um convite: Aepan-ONG


Chuva ameniza estiagem na região Central do Estado

Houve importantes volumes de chuva, até superiores a 50 milímetros em diversas localidades, com os maiores índices no Vale do Rio Pardo.

E os modelos por computador que fazem projeções de chuva para o Estado apontam a possibilidade de nova instabilidade no começo da semana que vem.

Nesta quinta, o sol aparece acompanhado de nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul, ainda haverá muita nebulosidade com chance de chuva.

Confira o volume de chuva nesta quarta em algumas cidades da faixa central do Estado do RS:

Rio Pardo - 61 mm
Santa Maria - 47 mm
Santiago - 31 mm
Soledade - 28 mm
Caçavapa do Sul - 28 mm
Porto Alegre - 27 mm
Lajeado - 26 mm

Total Acumulado de Chuva em Estrela: 97 mm no mês de Novembro.


Prefeitura de Estrela concede auxílio de R$ 7 mil a União de Associações de Moradores de Estrela (UAME)
A Prefeitura de Estrela concedeu na quarta-feira, auxílio financeiro a União de Associações de Moradores de Estrela (UAME) no valor de R$ 7 mil.
O montante foi repassado pelo prefeito de Estrela, Celso Brönstrup ao presidente da entidade, Celso Machado, tesoureira Rosemery Batke e para o segundo secretário Luiz Carlos Freitag, que contou com a presença do secretário de Esportes e Lazer Nardir R. Steffens.
O auxílio financeiro cobrirá as despesas de arbitragem, material esportivo, organização e premiação dos Jogos Interbairros.
Tarso Genro anunciou nomes de sua equipe de governo:

O governador eleito Tarso Genro (PT) anunciou ontem mais 13 nomes de sua equipe de governo.
Os nomes confirmados para o primeiro escalão foram os seguintes:

Secretaria da Justiça e dos Diretos Humanos: Fabiano Pereira (PT)

-Coordenadoria Geral da Assessoria Superior do Governador: Flavio Koutzi (PT)

-Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo: Ivar Pavan (PT)
-Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação: Jorge Guimarães (sem partido)

-Secretaria de Educação: José Clóvis de Azevedo (PT)

-Secretaria do Meio Ambiente: Jussara Cony (PC do B)

-Secretaria de Obras Públicas: Luiz Carlos Busato (PTB)

-Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio: Luiz Fernando Mainardi (PT)

-Secretaria de Habitação: Marcel Frison (PT)

-Secretaria das Mulheres: Márcia Santana (PT)

-Secretaria da Economia Solidária: Maurício Dziedricki (PTB)

-Chefia de Gabinete (tem status de secretaria): Vinicius Wu (PT)

-Secretaria da Saúde - Ciro Simoni (PDT)

Estrela está entre os 25 finalistas do prêmio "Municípios que fazem render mais"
Estrela está entre os 25 municípios finalistas dos três Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) da premiação dos "Municípios que fazem render mais", a ser concedida pela Associação Empresarial de Joinville (Acij), nesta quinta-feira (25/11).
Para o prefeito de Estrela Celso Brönstrup, estar entre os 25 finalistas dos três estados do Sul comprova o comprometimento e a idoneidade que a Administração de Estrela vem desenvolvendo através do planejamento e na qualidade dos serviços prestados. “A transparência do nosso governo, a aplicação correta dos recursos públicos e a maneira profissional e técnica de administrarmos o município, nos qualifica a participar desse reconhecimento. Estamos muito felizes por sermos reconhecidos e estar entre o grupo dos municípios finalistas”, ressalta Brönstrup.
Projeto Ginástica Municipal em Estrela
ESTRELA – Alunas do Projeto Ginástica Municipal realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, participaram na segunda-feira, de uma aula de dança com o professor Wagner Luceno.
As participantes tiveram a oportunidade de conhecer o ritmo de salsa.

A Ginástica Municipal ocorre no ginásio de Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela nas segundas e quartas-feiras, em duas turmas, das 17h às 18h e 18h às 19h, com o professor Gesun Xavier. Interessados devem comparecer no local e no horário das aulas a começar a participar. Mais informações na Smel ou pelo telefone 3981-1067.


Feiras do Peixe e do Produtor Rural
Neste sábado (27/11), ocorrem as tradicionais Feiras do Peixe e do Produtor Rural, na praça Henrique Roolaart a partir das 7h.
Estarão disponíveis pescados vindos diretamente de criadores do interior do município.
Paralela à venda de peixe ocorre a Feira do Produtor Rural, com produtos das agroindústrias familiares. As feiras são realizadas pela Prefeitura através da Secretaria de Agricultura e Emater/Ascar.

Após 70 anos Irga realiza primeira Eleição do novo presidente conduzida pelo estrelense Rafael Mallmann
O diretor administrativo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o estrelense Rafael Mallmann, presidiu e conduziu, na terça-feira, a eleição para o novo presidente do Irga.

Em 70 anos de história, esta foi a primeira vez em que os 80 conselheiros da autarquia puderam escolher o dirigente máximo da Instituição.
A lista com os três nomes mais votados será encaminhada ao Governo do Estado, que irá nomear um deles.


Diretoria da Acie encerra atividades do ano com passeio de confraternização fazendo o Roteiro Turístico Delícias da Colônia
O Roteiro Turístico Delícias da Colônia foi o destino escolhido pela diretora da Associação Comercial e Industrial de Estrela (Acie) para realizar o encontro de confraternização e encerramento das atividades do ano.
O passeio aconteceu no último sábado, 20 de novembro, e teve como cenário o Cactário Horst e o Convento São Boaventura, ambos em Imigrante;
Em em Estrela, a loja Sirlei Chocolates; o Alambique Berwanger, finalizando com um almoço no Recanto do Avestruz.

Economista apresenta panorama para 2011
Um panorama da economia mundial e brasileira, de forma analítica, foi apresentado durante a última reunião-almoço realizada em Estrela, dia 19 de novembro, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Estrela (Acie).
A economista e professora Patrícia Palermo apresentou gráficos e diagramas, aplicou teorias e falou didaticamente, para explicar alguns paradoxos econômicos.
Ao final, os participantes saíram do encontro entendendo um pouco mais sobre o complexo movimento monetário global.

Liga de Corais elege nova diretoria
A Liga de Corais de Estrela reuniu-se em assembléia recentemente, na Casa de Cultura Bertoldo Gausmann, para eleger a nova direção da entidade para o biênio 2011/2012.
Com presença de 100% dos representantes dos 23 corais filiados, foi eleita para dirigir a Liga a partir do ano que vem, a chapa encabeçada pelo vereador Gilberto Fensteinseifer.
Ele assume a presidência em substituição ao também vereador Jaci Hauschild.
Câmara recebe orquestra de guitarras
A noite do último domingo na Câmara de Vereadores de Estrela foi diferente. Ao invés de discursos, notas musicais.
O público lotou o plenário para prestigiar o Recital da Orquestra de Guitarras de Escola de Música, de Porto Alegre
.
“Ficamos felizes com o êxito do evento e surpresos com a acústica privilegiada que possuímos na Casa. Com certeza esse espaço público será ainda mais aproveitado daqui em diante”, declarou o presidente Marco Wermann (PT), que prestigiou o recital.
Conforme a secretária de Cultura e Turismo, Belkis Calsa, a comunidade e os próprios instrumentistas apreciaram o momento. “Temos as melhores expectativas por novas parcerias desta natureza para o ano de 2011”, frisou.
O projeto faz parte do Domingo Clássico, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela.

Projeto Arte e Movimento - Primeiro Batizado de Capoeira ocorre neste sábado em Estrela
Neste sábado (27/11), ocorre no Parque Princesa do Vale,
às 14h, o Primeiro Batizado de Capoeira do Projeto Social Arte e Movimento, realizado pela Prefeitura de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Mais de 25 crianças e adolescentes que apresentam condições técnicas recebem na cerimônia sua primeira graduação de Capoeira, o cordel vermelho.

O Projeto iniciou em 2007 e já atendeu mais de 200 alunos.
De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Nardir R. Steffens (Gardel) o Projeto de cunho social estimula a convivência e a cidadania em comunidades carentes do município.

“Hoje o projeto é realizado no Centro Municipal de Atendimento Integrado (Cemai) Moinhos; Cemai Loteamento Popular e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Odilo Afonso Thomé, com aulas ministradas pelo professor Leandro Rocha.

MAIS 3 CATEGORIAS SE CLASSIFICAM À SEGUNDA FASE DO CIRCUITO CERTEL DE FUTSAL

No último sábado as escolinhas de Estrela F. C. garantiram mais 3 vagas a segunda fase da competição, as vagas foram conseguidas pelas categorias 95/96 e 97/98 Femininas e 94/95 Masculino.
As meninas da 95/96 folgaram na rodada mas com os resultados garantiram vaga a semifinal da competição, já as meninas da 97/98 tiveram que suar para garantir classificação vencendo a equipe da Fazenda Vila Nova pelo placar de 3 X 2 e também estão na semifinal, em compensação os meninos do 94/95 não tiveram dificuldade para garantir sua vaga a semifinal da competição, vencendo também a equipe da Fazenda Vila Nova por 3 X 0.

Resutados:

97-98 FEM ÚNICA ESTRELA 3 X 2 FAZENDA VILANOVA
94-95 A FAZENDA VILANOVA 0 X 3 ESTRELA
00-01 B JUVENTUS VERDE 0 X 0 ESTRELA - B

ACSURS comemora 38 anos de trabalho em defesa dos suinocultores gaúchos

Nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) completa 38 anos de fundação.

Nestas quase quatro décadas de atuação em prol dos suinocultores gaúchos foram muitas as conquistas e benefícios que a entidade atuou, tendo em vista sua missão, que é promover o associativismo entre seus membros, oferecer informações e soluções para os suinocultores, para que produzam com eficiência e lucratividade, e defender os interesses da classe, em âmbito Estadual e Nacional.

Contando com 18 núcleos e associações localizadas nas principais regiões produtoras de suínos do Estado, a entidade mantém contato direto com os produtores e suas realidades regionais, sejam elas econômicas, sociais ou culturais.


Encontro reuniu profissionais e estudantes do Vale do Taquari na Faculdade La Salle – Estrela


No sábado na Faculdade La Salle – Estrela promoveu a I Jornada do Secretariado, reunindo dezenas de profissionais e estudantes do Vale do Taquari.

O evento foi promovido pela Faculdade de Tecnologia La Salle – Estrela por meio do Curso de Secretariado.

Os participantes acompanharam diversas atividades e palestras, dentre elas a palestra motivacional, proferida pelo professor e diretor acadêmico da instituição, Rogério Ferraz de Andrade.

Para a coordenadora do evento e do curso de Secretariado, Ana Roolaart, o evento confirmou o seu propósito de fortalecer a profissão.

Ela ainda ressaltou que o evento terá sua segunda edição no ano que vem, pelo sucesso na participação e adesão dos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário