Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 29 de novembro de 2010

Teutônia-RS
Visite o Vale do Taquari - Um convite Aepan-ONG


NOTÍCIAS REGIONAIS – 29-11-2010 – 2ª FEIRA

Vereador Cassado em Marques de Souza
Em Marques de Souza, Flávio Bruch, vereador cassado pela própria Câmara Municipal, sob acusação de falta de decoro, recorreu à justiça para reaver o mandato. O presidente do legislativo Rodrigo Sommer foi intimado pela Juíza Eleitoral de Lajeado, para complementar o processo, sem a necessidade de reempossar o vereador cassado.

Vacina contra febre aftosa no RS
Encerra amanhã mais uma etapa de vacinação contra a febre aftosa no RS, em bovinos com até dois anos de idade. Diversos municípios da região ainda não conseguiram concluir o trabalho por falta de vacinas. As 38 mil doses de vacinas para completar o lote de 115 mil, chegaram somente na última quinta-feira.

Ponte interditada em Estrela
A ponte sobre o Arroio Boa Vista, na RS-129, ligando o bairro Boa União com a Linha São José em Estrela, continua interditada, pelos engenheiros do DAER. A iniciativa tem o objetivo de avaliar as condições estruturais da ponte.

Chuva de pedras prejudica município do RS
O temporal da tarde de ontem voltou a castigar os municípios serranos como Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi, entre outros, atingindo a produção de frutas. As plantações de fumo, em Boqueirão do Leão e cidades vizinhas, nos vales do Taquari e Rio Pardo, também sofreram prejuízos por causa dos temporais.

Natal em família 2010 em Capitão
O prefeito de Capitão, Jari Hunhoff, fechou parceria com a Sulgás para viabilizar o projeto cultural "Natal em Família 2010", que será realizado no dia 17 de dezembro. Hunhoff esteve na Sulgás acompanhado pelo secretário de Obras, Luis Carlos dos Santos, e contou com a assessoria do deputado federal Renato Molling, para realizar os contatos, e firmar a parceria, com o presidente da estatal, Antônio Gregório Goidanich.

Cruzeiro do Sul promove Campanha de incentivo ao comércio
Cruzeiro do Sul segue o exemplo da maioria das cidades da região e promove campanha de incentivo ao comércio local. A modalidade escolhida é a troca de notas fiscais por cautelas para concorrer uma premiação. Em pouco mais de um mês, a campanha motivou a emissão de 70 mil cautelas.

Festa de Natal do CAPS Crescer em Lajeado
O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – Caps Crescer, da Secretaria da Saúde de Lajeado realizará sua Festa de Natal no dia 08 de dezembro, das 13h30min às 16h30min, no Ginásio Nelson Brancher.

Prêmio Qualidade 2010
Prevista para amanhã a noite, a homenagem do Comitê Regional da Qualidade, reconhecendo as organizações vencedoras do Prêmio Qualidade RS 2010.
São destaques na região, a Empresa de Bebidas Fruki, com troféu de prata, e, Senac e Giovanoni Consultoria, com troféu de bronze. Também será entregue o Prêmio Personalidade Qualidade Vale do Taquari.
O nome do ganhador será revelado somente na noite do evento, que ocorre no Weiand Turis Hotel, em Lajeado

Venda de imóvel em Venâncio Aires
Nas duas tentativas anteriores de vender o imóvel que abriga a Estação Rodoviária em Venâncio Aires, não apareceu comprador.
Novo leilão está marcado para às 14 horas de amanhã e a expectativa é de que desta vez, haverá propostas para a compra dos prédios e dos diversos lotes de terreno, por um valor mínimo de 1 milhão 798 mil reais.
A abertura dos envelopes com as propostas acontecerá na sala de reuniões da Prefeitura de Venâncio Aires.

Reunião do G8
Na semana passada aconteceu uma reunião em Progresso, dos prefeitos do G-8 composto pelos municípios desmembrados de Lajeado.
No temário do encontro, a nova política agrícola que está sendo proposta pelo município de Marques de Souza.
O objetivo, segundo João Bogorni, secretário da Agricultura de Marques de Souza, é readequar a aplicação dos recursos e oportunizar investimentos em segmentos do setor primário, esquecidos até agora.

Medicamentos em Capitão
Com a aproximação do fim do ano, a Secretaria da Saúde de Capitão intensifica a campanha de devolução de medicamentos não consumidos.
Todo o medicamento que não é mais necessário em casa, por completar o tratamento médico, pode ser devolvido para a Secretaria.
Depois de passar por uma avaliação, o medicamento poderá ser útil a outra pessoa.

13º dos servidores estaduais
Os servidores estaduais receberão integralmente o 13° salário até 20 de dezembro, prazo limite definido por lei para o pagamento do benefício. Mas neste ano, o benefício poderá chegar mais cedo ao bolso dos funcionários.
O secretário da Fazenda, Ricardo Englert, está concluindo um levantamento sobre o comportamento da receita do Estado, e, caso os números forem positivos, a governadora Yeda Crusius poderá autorizar a antecipação dos pagamentos.

Nelson Jobim permanece ministro
O ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB), vai permanecer no cargo no governo de Dilma Rousseff. O convite foi oficializado pela presidente eleita no final de semana.

Presidente Lula
Em janeiro, quando entrar para o grupo dos ex-presidentes da República, o presidente Lula ainda poderá contar com oito funcionários públicos a seu dispor.
Os ex-presidentes têm direito a quatro seguranças e dois motoristas, além de dois carros oficiais.
Lula, assim como seus antecessores no cargo, também terá direito a outros dois assessores.
Todos os funcionários são custeados pela Presidência, lotados na Casa Civil e recebem gratificações além de seus salários básicos.

Emater
A Emater, em parceria com a administração municipal de Lajeado, realiza amanhã, dia 30, às 8 horas e 30 minutos, no Parque Histórico, curso sobre a “Organização da Comercialização de Mel”.

CODEVAT
Na próxima quarta-feira, dia 1o de dezembro, o CODEVAT realiza assembléia geral, às 16 horas e 30 minutos, no prédio 7 da Univates, em Lajeado.
Entre os assuntos pautados, estão: "A apresentação do Planejamento Estratégico Regional" e a "Estruturação das Comissões Setoriais".

Colônia de Pescadores
A Colônia de Pescadores Z-20, Vale do Taquari, com sede em Porongos - Estrela, tem assembléia geral marcada para às 09 horas do dia 11 de dezembro, na sua sede. Na ocasião será feita apreciação das contas da entidade e a eleição de diretoria para o próximo triênio.

Eventos em Lajeado
A Secretaria de Cultura e Turismo de Lajeado recebe até amanhã, dia 30, o cronograma de eventos relativos ao 1º semestre de 2011, para confecção do Guia Oficial de Eventos e Turismo do Município. A relação pode ser entregue na Casa de Cultura de Lajeado.

Lajeado realiza rústica e caminhada de natal
Em Lajeado estão abertas as inscrições para a 22ª Rústica e Caminhada de Natal, organizada pela Prefeitura, integrando as atividades do Lajeado Brilha 2010.
A prova deste ano será realizada no dia 03 de dezembro e contará como novidade a caminhada, além da maratona. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer, até o dia 1º de dezembro.

Fazenda Vilanova
A Prefeitura de Fazenda Vilanova realiza no dia 10 de dezembro, o pagamento da segunda parcela do 13º salário, ao funcionalismo público municipal.

Prefeitura de Capitão
Como forma de incentivo ao registro das movimentações da produção dos agricultores, a Prefeitura de Capitão vai sortear no dia 17 de dezembro mais de 5 mil reais em vales compras entre os agricultores que trocarem suas notas do talão de produtor por cautelas na Secretaria da Agricultura.


Distribuição de água em Cruzeiro do Sul
O município de Cruzeiro do Sul vai receber um investimento na ordem de R$ 600 mil para ampliação da rede de água tratada. A obra será executada pela Corsan, beneficiando 800 famílias localizadas entre o bairro Floresta, na divisa com o município de Lajeado até o Km 24 da RS 453, além de 20 empresas do Distrito Industrial.

Vestibular da Univates
As inscrições para o Vestibular da Univates podem ser efetuadas até o dia 14 de dezembro no Setor de Atendimento ao Aluno dos campus de Lajeado e Encantado ou pela internet, pelo site da instituição.
A prova será aplicada no dia 19 de dezembro, nos campus de Lajeado e Encantado.

Expobol em Boqueirão do Leão
Em Boqueirão do Leão, acontece de 08 a 12 de dezembro, a 2ª Expobol, em comemoração aos 23 anos do município. Para o evento já foram comercializados cerca de 120 estandes para empresas de toda a região. O evento será realizado na sede do Grêmio 05 de Junho, no Centro da cidade.

Título de Cidadão Estrelense
O professor Ildo João Salvadori, receberá o título de “Cidadão Estrelense”. A iniciativa é do vereador Marco Aurélio Wermann (PT), e recebeu o apoio dos demais membros do poder legislativo. A data da Sessão Solene para concessão do título, ainda não foi definida.

Matriculas em Teutônia
A Secretaria de Educação de Teutônia, informa que o período para matrículas de alunos novos nas escolas municipais encerra no dia 06 de dezembro.

Medicamentos em Estrela
Em Estrela a partir de hoje, dia 29, os medicamentos antibióticos que fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos Básicos somente estarão disponíveis na Farmácia Básica Central, localizada na Unidade Básica de Saúde Central, na rua Coronel Brito.

Crime contra natureza em Cruzeiro do Sul
Em Cruzeiro do Sul o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura recebeu a denúncia de crime contra a natureza.
Foram retiradas as cascas de árvores nativas que estão nas calçadas de passeio, próximas de uma escola, e colocado um produto químico para matar as mesmas.
Segundo informações, os alunos do educandário, ficam no local para se protegerem do sol, o que estaria incomodando alguns vizinhos.

Criação de novos municípios
Cinco comunidades do Vale do Taquari têm propostas já encaminhadas na Assembléia Legislativa para se emancipar.
Trata-se de Costão - Estrela, Forqueta - Arroio do Meio, Palanque e Vila Deodora - Venâncio Aires, e Bela Vista do Fão - Marques de Souza.
Ao total o Rio Grande do Sul conta com 32 movimentos emancipacionistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário